Transporte Aéreo de Cargas: Como funciona? E como a MxLog pode ajudar sua empresa

Por MX Log

O transporte de carga aérea vem sendo cada vez mais utilizado com o forte crescimento do comércio via internet, tanto as nacionais quanto internacionais. O que exige das empresas muita estrutura, controle e agilidade para cumprir prazos de forma segura, tanto para quem vende quanto para quem compra. Tornamos estes pontos mais simples, confira como:

  • As vantagens do transporte aéreo
  • A melhor cotação para transporte aéreo de carga
  • Segurança
  • Tecnologias envolvidas
  • Dicas e como funciona transporte aéreo de cargas

    Neste artigo você vai aprender: como funciona o frete aéreo de cargas, vantagens MxLog (empresa de transporte aéreo), dicas com prazos, segurança e custos.

    Além do comércio online, outros setores também vêm se beneficiando do crescimento do transporte de carga aérea, cujas grandes vantagens são a velocidade na distribuição e a segurança que oferece ao setor logístico.

    Com o transporte de carga aérea é possível enviar todos os tipos de mercadorias para as mais remotas regiões em prazos mais curtos. A variedade de serviços oferecidos pela MXLog é grande e, para obter uma cotação de frete aéreo no mercado, é fundamental conhecer melhor os nossos serviços e algumas práticas desse mercado.

    As vantagens do transporte de carga aérea

    O transporte de carga aérea possibilita uma entrega rápida e eficiente entre qualquer parte do Brasil e do mundo, principalmente quando estamos falando em cumprir prazos apertados, o que é rotina no dia a dia das empresas. Apesar de alguns aspectos do processo, como o clima, estarem naturalmente fora do seu controle – como acontece com qualquer meio de transporte – o transporte de carga aérea é um dos métodos logísticos mais confiáveis e seguros.

    Essa modalidade de transporte é perfeita para produtos de alto valor agregado, frágeis ou perecíveis. Como as cargas aéreas oferecerem uma série de benefícios – como agilidade, segurança e precisão no cumprimento dos prazos – esta costuma ser a escolha de mais frequente pelas empresas que trabalham com produtos de alto valor agregado.

    A melhor cotação para o transporte de carga aérea

    Para garantir o melhor preço no transporte de carga aérea é importante, primeiramente, informar o máximo de dados possíveis sobre a carga que você pretende transportar. Desde o tipo de carga até medidas e pesos.

    Apesar de a maioria das cargas poder ser transportada em qualquer tipo de aeronave, há algumas regulamentações governamentais sobre certos tipos de cargas no transporte aéreo. Então, substâncias consideradas perigosas, como materiais explosivos, inflamáveis ou radioativos, por exemplo, tanto podem restringir o serviço de transporte de carga aérea ou serem até ser verificada sua completa proibição.

    Assim, com base no tipo de carga que será transportada, a empresa poderá informar se há algum tipo de restrição, se há a necessidade de seguros complementares ou mesmo melhorar o valor do frete caso sejam produtos de transporte mais simples.

    Além disso, informar corretamente todas as medidas da carga a ser transportada – tanto tamanho, peso como a dimensão – é fundamental. Cargas densas, por exemplo, podem obter taxas mais baixas de transporte aéreo. Todas estas informações são determinantes na escolha do tipo de aeronave que fará o transporte, que pode ser desde um pequeno avião de passageiros ou até um cargueiro específico para grandes volumes.

    Também é importante ser bastante específico sobre suas necessidades de seguro contra casos de perda ou extravio para cargas de alto valor, que são os tipos mais frequentes no transporte de carga aérea. Isso também influencia no processo de entrega e impactar diretamente no prazo e no custo do transporte.

    É fundamental que o gestor de logística faça a análise do lead time, que impacta diretamente no preço do transporte de carga aérea. Afinal, o valor cobrado por companhias aéreas têm uma variação muito maior do que em outros modais. Para ter esse controle, é preciso considerar todas as etapas do processo de entrega, que ocorrem desde a contratação do serviço até a chegada ao consumidor final. Isso torna o processo de entrega mais estratégico, diminui riscos e dá maior segurança a todos os envolvidos.

    Segurança

    Para um transporte de encomendas seguro e sem riscos tanto para a carga quanto para o cliente, o planejamento e controle de cada etapa são fundamentais. É de fundamental importância a verificação dos procedimentos de segurança e os pré-requisitos estabelecidos para o transporte da carga. Inclusive, submetendo a mesma a uma inspeção mais rigorosa do que nos demais meios de transporte — tudo isso antes mesmo do embarque.

    Todo cuidado deve ser adotado com relação ao peso e medidas da carga. Esses itens devem ser sempre bem controlados para que não ultrapassem o limite máximo estipulado pela companhia aérea, tanto para a segurança da aeronave quanto para a preservação da própria carga.

    Como as cargas têm um peso e estruturas distintas entre si, é necessário fazer uma pesagem prévia para estabelecer a melhor maneira de acomodá-las e distribuí-las na área de carga. Sem dúvida, tomando cuidado para não atingir a capacidade máxima — sempre incluindo o peso da aeronave com seus equipamentos, piloto, copiloto e eventuais passageiros.

    Quando não é feito o controle preciso desses detalhes, podem ocorrer erros decorrentes de uma má distribuição da carga ou manuseio inadequado. Aliás, isso gera grandes problemas tanto para os produtos (que podem sofrer avarias ou ser expostos a temperaturas incompatíveis com o seu tipo) quanto para a aeronave. Pois, além de sofrer uma grande pressão e um desgaste maior, ainda perde sua estabilidade — o que pode reduzir seu desempenho ou até causar acidentes.

    Portanto, precisamos estar sempre atentos a esses e outros problemas que podem surgir. Fazendo assim com que o embarque de cargas aérea seja mais eficiente, e inclusive, atenda melhor aos seus clientes ao optar por uma logística nesse modal.

    Tecnologia

    Tecnologia é algo básico para ter um serviço de transporte de carga aérea. A MXLog tem um diferencial a mais para as suas entregas. Além da tecnologia, a MXLog desenvolveu um sistema sob medida para a operação de nossos clientes.  

    Desenvolvido para agilizar e facilitar processos da gestão logística, o Sistema MXLog disponibiliza para todos os nossos clientes um login de acesso. Com ele, é possível acessar todas as informações referentes às entregas efetuadas e ainda a serem executadas em um só lugar, tudo de forma simples, fácil e ágil, sem necessitar que o cliente entre em contato com a empresa.

    Caso o cliente deseje, é possível acessar uma ferramenta de atendimento por chat online. Assim, quando houverem dúvidas a respeito do sistema ou de alguma solicitação de entrega em andamento, tudo pode ser resolvido por meio do chat, sem a necessidade de telefonemas para a central ou aguardar uma resposta via e-mail. As solicitações são atendidas na hora.

    Por meio do Sistema MXLog é possível solicitar uma nova entrega, fazer follow up de entregas em tempo real, visualizar resumo de solicitações abertas e entregas, visualizar relatório financeiro com filtro de período e centro de custo, fazer uma nova cotação para um serviço avulso ou até consultar relatório de emissão de CO² e sustentabilidade.

    O Sistema MXLog disponibiliza para seus clientes diversas informações e relatórios relacionados aos pedidos da empresa. Tudo para ajudar os gestores a compreender melhor como funciona a operação de entregas e extrair os dados fundamentais para estabelecer uma melhor gestão financeira e logística da sua empresa.

    Para tirar mais dúvidas sobre transporte de carga aérea, entre em contato com a MXLog. Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter e receba em seu e-mail mais dicas sobre como melhorar a gestão de custos da sua empresa.

    logotipo mxlog logistica
    FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

    Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

    FALAR COM UM ESPECIALISTA