Transporte de cargas corporativas: o que é e como fazer

Por MXLOG

Independente da área de atuação da uma empresa, o transporte de cargas corporativas é um serviço importante para garantir o recebimento e a entrega de documentos e produtos.

Seja entre empresas ou para clientes, o importante é garantir um serviço de qualidade. Dessa forma, algumas características como rapidez, segurança e custo devem ser levadas a sério.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é o transporte corporativo de cargas, os principais meios utilizados e como fazer.

O que é

Os serviços de transporte de cargas existem há muitos anos. No entanto, algumas mudanças e adaptações foram necessárias ao longo do tempo, com o intuito de garantir agilidade nas entregas.

No último ano, com a pandemia da COVID-19, a necessidade de garantir um serviço de transporte eficaz se tornou ainda maior.

Isso porque, muitas empresas ficaram de portas fechadas e encontraram no serviço de entrega e delivery uma forma de manter seus negócios funcionando.

Por outro lado, o consumidor final também passou a ser mais exigente em relação aos prazos e a qualidade dos produtos que recebe.

Entregas por moto

Rápido, barato e multifuncional. Usar motocicletas como meio de transporte pode ser uma excelente alternativa para sua empresa.

Além de se sair muito bem em locais com grande volume de trânsito, as motos são mais fáceis de estacionar, gastam menos combustível e possuem um custo de manutenção muito menor do que um carro, por exemplo.

Dessa forma, o serviço de motoboy se tornou um dos mais utilizados quando se trata de entrega de documentos, realização de serviços bancários, coleta de assinaturas, delivery e transporte de produtos.

A desvantagem está no volume. Diferente dos carros, os produtos entregues por moto devem respeitar as dimensões e o peso suportado pelo baú. Logo, sua capacidade de entrega é menor.

Entregas por carro

Uma vez que o volume dos produtos ou de entregas da sua empresa é um pouco maior, o uso de carros pode ser uma alternativa mais viável.

Isso porque, o bagageiro de um carro suporta até 1.000kg. Sendo assim, sua empresa pode transportar produtos frágeis e pacotes de diferentes tamanhos, por longas distâncias e inserindo diversas paradas em seu roteiro.

A segurança na realização das entregas também é um fator positivo deste meio de transporte.

Já a desvantagem em relação às motocicletas, fica por conta da manutenção e agilidade dentro de grandes centros.

Entregas por caminhões

Agora, caso sua empresa tenha um volume de entregas grande ou atue com produtos mais pesados e de grandes dimensões, o ideal mesmo é contar com caminhões.

Há diversos modelos, como o caminhão ¾, baú, baú refrigerado, entre outros. Logo, a escolha deve estar baseada nas características da mercadoria a ser transportada. Entre elas, estão: peso, dimensões, necessidade de refrigeração, fragilidade do produto e distância a ser percorrida.

O uso de caminhões exige um investimento relativamente maior, quando comparado ao uso de carros e motos.

Como fazer

Nesse ponto do artigo, é provável que você já esteja se perguntando como fazer o transporte de cargas corporativas na sua empresa.

“Não tenho todos estes meios, devo comprar e montar uma frota própria? Ou terceirizar seria o mais adequado?”

Seja como for, o importante é garantir uma boa gestão.

Frota própria

As vantagens de adotar uma frota própria é ter o controle e a gestão de tudo em suas mãos. Isto é, sua empresa tem liberdade para comprar os carros que deseja, selecionar os motoristas e tomar decisões de forma ágil.

Por outro lado, os custos podem aumentar bastante. Além do valor do veículo, a empresa terá que arcar com os custos de manutenção, impostos, seguros, controles de licença e treinamento dos motoristas.

Frota terceirizada

A maior vantagem de terceirizar a frota é evitar surpresas no orçamento. No momento em que a empresa assina um contrato, os custos se tornam previsíveis.

Além disso, os gestores não precisam se preocupar com a aquisição, manutenção e depreciação dos veículos. Algumas podem optar, inclusive, por terceirizar a contratação dos motoristas.

Outra vantagem, é contar com profissionais especializados e capacitados na gestão de transporte de cargas corporativas. Isso pode ser um ponto muito positivo, caso sua empresa não tenha um grande conhecimento na área.

Já a desvantagem é menor controle e autonomia na tomada de decisões.

Soluções MXLOG

Ao optar por terceirizar os serviços de transporte de cargas para o seu negócio, considere, em primeiro lugar, a contratação de uma empresa séria e com boa reputação no mercado.

Com mais de 30 anos de experiência, a MXLOG conta com uma grande diversidade de serviços de logística e soluções customizadas para atender as necessidades do seu negócio.

Na MXLOG sua empresa pode contar com serviços de:

  • Moto frete;
  • Entrega de carro;
  • Transporte de cargas rodoviário e aéreo;
  • Armazenamento e Distribuição;
  • Transporte de medicamentos;
  • Além de todo o processo de gestão.

Por fim, ainda oferecemos um atendimento humanizado e personalizado.

Na MXLOG você não fala com robôs, mas sim com pessoas que estão atentas às necessidades da sua empresa.

Acesse nosso formulário de serviços, conheça nossas soluções e saiba como podemos ajudar o seu negócio a ser cada dia melhor.

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA