Tendências logísticas pós-pandemia: o que esperar deste setor?

Por MXLOG

tendências logísticas

É notável o impacto que a pandemia causou em muitos departamentos de atuação. Em todos os setores, seja da vida pessoal ou profissional, nota-se uma grande necessidade de soluções. Com a chegada de novos hábitos, novas tendências logísticas e comportamentos também começaram a surgir.

Tudo isso mostra um desenvolvimento acelerado e isso, inclusive, pode ser visto no setor de logística. Muitas mudanças abruptas estão acontecendo na economia, fazendo com que novas exigências de consumo, trabalho e organização, sejam cumpridas.

A necessidade de se mobilizar 

As mudanças bruscas e extremamente rápidas que estão ocorrendo na economia, obrigam muitas empresas a se mobilizarem de maneira rápida. Por conta disso, torna-se indispensável reorganizar a forma de trabalhar. 

Dentre os desafios que muitas empresas passaram e ainda estão passando, está a necessidade de manter todas as operações em funcionamento, cumprir com contratos, garantir a segurança dos funcionários, gerenciar o estoque adequadamente, etc. Assim sendo, mobilizar a logística para que ela também se adapte, é fundamental.

A retomada das atividades ao redor do mundo foi algo que pegou muitas pessoas de surpresa, principalmente aquelas que não estavam preparadas para uma volta rápida. Logo, a logística pós-pandemia está sendo um dos maiores desafios para muitas empresas.

Principais tendências 

É importante ressaltar que a logística pós-pandemia não se aplica somente às lojas físicas. Com o crescimento em uma mudança de consumo, é necessário que as empresas se reinventem em todos os setores.

A partir disso, notaram-se estratégias inovadoras e que indicaram que algumas tendências estão sendo cada vez mais utilizadas como uma forma de driblar o problema. Confira:

1. Tendências logísticas: diversificação de fornecedores

A pandemia despertou muitos empreendedores para a necessidade de descentralizar os centros produtores. Ou seja, uma das coisas que a pandemia nos mostrou foi que não é bom ter uma dependência tão grande de países produtores ou, até mesmo, poucas opções.

Mesmo que exija um pouco mais de esforço e planejamento, isso pode compensar as empresas que estão dispostas. Essa pode ser, realmente, uma boa tendência de logística pós-pandemia, já que é bom haver uma divisão nas cadeias de suprimento.

2. Tendências logísticas: colaboração mais intensa entre empresa e fornecedores

Uma das coisas que marcou muitas empresas, foi que a ajuda dos fornecedores se tornou essencial. Durante a pandemia, foi possível notar que todas as empresas que possuíam uma visão mais ampla de sua logística, conseguiram responder de melhor forma à crise.

Sendo assim, o mapeamento colaborou muito para que se entendesse onde havia um possível problema e como ele deveria ser corrigido o mais rápido possível. Tendo isso em mente, para que seja possível realizar esse tipo de ação, é indispensável contar com os fornecedores.

É preciso ter em mente que quanto mais colaboração existir entre fornecedor e empresa, melhor será o gerenciamento. Isso é algo que deve ser levado para sempre, não somente em momentos de crises econômicas, expansões ou demais acontecimentos. 

3. Tendências logísticas: e-commerce

As vendas pela internet já eram conhecidas de muitas pessoas. Entretanto, nem todas as empresas possuíam real importância e força que o mercado digital possuía. O aumento das vendas online durante a pandemia foi algo assustadoramente rápido.

O crescimento acelerado do e-commerce, na verdade, já era algo previsto e que vinha sendo desenhado por muitos entendedores do assunto. No entanto, os novos hábitos de consumo, fizeram com que esse mercado acelerasse a um tempo equivalente a 4 anos. 

Ou seja, algo que era previsto para daqui a alguns anos, se fez presente em questão de meses. Portanto, uma das maiores tendências de logística é, justamente, fazer adaptações em plataformas de marketplaces ou entrar de vez no mundo digital.

A intenção é que o consumidor consiga usufruir dos serviços e produtos da empresa sem a necessidade de se dirigir a uma loja física ou abandonar seus novos hábitos de consumo. Por esse motivo, as logísticas estão optando por rever processos, serviços e melhores formas de entrega para que as novas demandas sejam atendidas.

4. Tendências logísticas: inteligência artificial

Muitas empresas realizam o gerenciamento de estoque de formas não adequadas. Afinal, muitas delas ainda trazem muitos procedimentos de forma manual, o que causa alguns atrasos ou uma produção abaixo do esperado.

Com essa falta de flexibilidade que envolve a logística, a automação de processos no controle e gestão da cadeia foi algo que se tornou essencial. Assim sendo, com a adoção de uma AI (Inteligência Artificial) e demais tecnologias efetivas e específicas, é possível:

  • Prever riscos;
  • Identificar oportunidades;
  • Agir com precisão;
  • Controlar fluxo interno e externo;
  • Melhorar o balanço de produtos;
  • Rotas mais assertivas de entrega e transporte;
  • Entre outros.

5. Gestão através de trabalho remoto

De fato, a pandemia obrigou muitas empresas a adotarem modelos de trabalho remoto. Até mesmo aquelas que eram resistentes à ideia de trabalhar dessa forma, precisaram fazer seus ajustes para que os funcionários continuassem trabalhando.

Isso, logicamente, ocorreu com a logística de muitas corporações. Com a intenção de garantir a eficácia no trabalho e manter a empresa em funcionamento completo, optou-se pela utilização de aplicativos, softwares e demais métodos para gerenciar a logística da empresa à distância.

Porém, para que essa tendência seja efetiva, é preciso que haja muito planejamento e cooperação por parte de todos os envolvidos. Dessa maneira, torna-se mais fácil controlar tudo aquilo que envolve o departamento de atuação da logística. 

Aprendendo a otimizar

Os impactos da pandemia na logística infelizmente não foram pequenos. A maioria das empresas, inclusive, ainda está avaliando as principais tendências, criando outras e vendo como adaptá-las. De qualquer maneira, isso aprofunda o aprendizado.

Afinal, faz com que seja necessário aprender a otimizar e modernizar muitas formas de trabalho. Mesmo que não seja simples e exija tempo, trabalho e investimento, contar com equipes que atuem com modernidade e eficácia, pode tornar tudo muito mais fácil.

Conclusão

Sem dúvidas, a pandemia fez com que muitas empresas avançassem diferentes níveis. Assim, torna-se necessário mudar a forma de pensar, se expressar, agir e trabalhar. Se adaptar à nova realidade é algo necessário e que, se for bem realizado, poderá simbolizar grandes sucessos para a empresa como um todo, principalmente para a sua logística.

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL

Com a MXLOG você pode contar com os serviços para realizar todas as entregas com segurança .

FALAR COM UM ESPECIALISTA