Transporte de Medicamentos: Os Riscos ao transportar medicamentos de forma irregular

Por MXLOG

transportar medicamentos de forma irregular

Transportar medicamentos e outros itens de risco biológico, como exames, é algo que deve ser realizado de forma adequada e seguindo as normas e resoluções de segurança impostas por órgãos responsáveis. Por isso nós explicamos as principais exigências e riscos para o transporte de medicamentos:

  • Certificação ANVISA
  • Regras para transportar medicamentos
  • Autorização para o transporte
  • Acondicionamento
  • Regras para materiais biológicos
  • Treinamento
  • Rotulagem e embalagem
  • Resoluções
  • O transporte irregular e riscos
  • O serviço certificado MxLog para transportar medicamentos

Legislação e exigências

Cumprir esses requisitos é essencial para evitar alguns riscos que o transporte irregular deste conteúdo podem acarretar às empresas transportadoras e seus clientes.

Essas regras são essenciais para manter a qualidade do produto transportado e também a segurança dos colaboradores, já que muitos itens, quando mal acondicionados, podem causar danos à saúde de quem os manipula ou transporta.

Por esse motivo, estar ciente da legislação é importante antes de contratar um serviço de transporte para a sua empresa.

Conforme apontado em reportagem recente da CBN, muitas empresas em São Bernardo do Campo operam de forma irregular no transporte de medicamentos. 

Por esse motivo é preciso conhecer bem o que a legislação tem a dizer a respeito do transporte desse tipo de produto.

Antes mesmo de dizer quais são os riscos envolvidos na logística desses materiais é preciso esclarecer quais são as normas envolvidas nesse âmbito. Veja abaixo quais são as regras para cada caso.

Regras para transportar medicamentos

Para transportar esse tipo de material é preciso assegurar a estabilidade e a qualidade desses produtos, já que um medicamento com suas condições alteradas pode gerar diversos riscos à saúde do consumidor por não tratar de forma correta a patologia a qual foi destinado.

Essas normas previnem que esses materiais se degradem sob o efeito da temperatura e outros aspectos que podem afetar a sua eficácia.

Acompanhe para entender com detalhes essa regulamentação para transporte de medicamentos.

ANVISA: Autorização para o transporte

A empresa que se dispõe a transportar medicamentos necessita de uma autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) declarando estar apta a realizar a logística de fármacos comuns.

Para produtos que precisem de um controle mais rigoroso é necessário possuir uma autorização especial, além de ter o acompanhamento de um farmacêutico.

Ademais, a transportadora deve manter um manual de boas práticas para o transporte de medicamentos. Esse documento deve estar de acordo com as normas impostas pela ANVISA e pela legislação vigente.

Acondicionamento

Alguns medicamentos necessitam de controle das condições do ambiente com a finalidade de manter suas características e propriedades.

Dessa forma, o veículo deve conter climatização ideal para a carga transportada. A umidade e a temperatura também são parâmetros que devem ser conferidos pelo farmacêutico responsável, no mínimo, três vezes ao dia.

Além disso, é preciso utilizar materiais adequados para manter essas condições durante o transporte.

Resoluções

Além das portarias e resoluções impostas pela ANVISA sobre os documentos necessários para o transporte de fármacos e o roteiro de inspeção, o Conselho Federal de Farmácia também regulamenta e fiscaliza essa atividade através da resolução que descreve o papel do farmacêutico durante a logística desses materiais.

Regras para o transporte de materiais biológicos

Para o transporte de materiais biológicos, além das regras mencionadas anteriormente sobre acondicionamento, há a necessidade de um profissional qualificado para a supervisão técnica, autorização para o transporte e infraestrutura adequada para efetuar a logística.

As empresas que realizam essa atividade necessitam de outras características especificamente.

Veja quais são abaixo:

Treinamento

Todos os profissionais envolvidos diretamente nessa atividade precisam ser qualificados, receber treinamento específico regularmente de acordo com o material transportado e a função desempenhada durante a logística.

Rotulagem e embalagem

Materiais biológicos necessitam de embalagens específicas de acordo com o produto que será transportado. Além disso, a rotulagem deve ser realizada conforme o tipo de material, os requisitos de conservação e a classificação de risco.

Resoluções

A ANVISA é responsável pela resolução que estabelece os padrões para o transporte de materiais biológicos.

Além dessa instituição, outros órgãos também possuem legislações específicas destinadas à logística desses produtos, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Aviação Civil e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

O transporte ilegal pode trazer diversos riscos para as empresas envolvidas, além das ameaças à saúde dos manipuladores e danos à mercadoria. Continue acompanhando a leitura para entender melhor.

Riscos trazidos ao transportar medicamentos e correlatos de forma irregular

O descumprimento das especificações citadas acima, tanto para medicamentos quanto para materiais biológicos, pode levar à multa para os envolvidos no transporte e também para a empresa que terceirizou o serviço.

Além disso, o transporte ilegal pode acarretar outros danos como alterações no resultado de exames e na eficácia de medicamentos, já que é preciso ter um controle rigoroso das condições ambientais nessas situações.

Outros riscos estão envolvidos na manipulação inadequada de materiais biológicos. Ao utilizar profissionais sem qualificação, o manuseio desses produtos pode gerar acidentes pela falta de habilidade dos colaboradores, prejudicando a saúde do indivíduo e outras questões sanitárias e empregatícias.

O serviço da MXLOG para transportar medicamentos

Há ainda diversos cuidados que devem ser realizados para evitar danos à carga.

Contratar uma empresa que seja especializada nesse tipo de serviço e que garanta a qualidade do produto transportado é essencial para manter a confiabilidade dos resultados de exames e a eficácia de medicamentos.

Nesse contexto, a MXLOG entrega medicamentos, exames e correlatos sem oferecer riscos à carga e aos colaboradores. Além de ser certificada pela ANVISA, a MXLOG é especializada em transportar medicamentos, insumos e produtos ambulatoriais.

A empresa realiza toda a gestão logística, garante o cumprimento dos prazos e possibilita o rastreio online de todo o transporte.

Esse serviço é ideal para empresas que não possuem frota própria e necessitam terceirizar a logística.

Laboratórios, instituições home care, indústrias farmacêuticas, drogarias e distribuidoras de medicamentos e materiais cirúrgicos são exemplos de empreendimentos que podem se beneficiar dessa especialidade.

Os diferenciais que a MXLOG tem a oferecer incluem, além da possibilidade de rastreamento e a certificação pela ANVISA, a flexibilidade na prestação de um serviço de qualidade e experiência no atendimento à empresas de grande e pequeno porte.

Bem como a MXLOG dispõe de uma equipe de atendimento completa – diferentemente de outras empresas que restringem a comunicação aos aplicativos ou chats – para que assim possa garantir que todas as suas dúvidas sejam atendidas prontamente e solucionadas de forma rápida e eficiente.

Para contratar o serviço de transporte de medicamentos, entre em contato e fale com um de nossos consultores. Com esse serviço você garante a segurança na entrega e a qualidade de uma empresa especializada no atendimento à sua empresa.

Cuidados no transporte de medicamentos
VOCÊ DESEJA ENTREGAR SEU MEDICAMENTO SEM CORRER RISCOS?

Veja o nosso serviço certificado pela Anvisa de transporte de medicamentos.

Saiba Mais