Como reduzir custos em tempos de crise

Por MXLOG

redução de custos em tempos de crise

Reduzir custos na crise é a ação mais efetiva em tempos difíceis na economia. É bastante comum nesses períodos que as empresas deixem de investir em projetos. Afinal, o foco é enxugar as despesas para que a saúde financeira da empresa não seja afetada.

Porém, em muitos momentos, é preciso revisar o planejamento estratégico da organização. O que muitas vezes não acontece. Essa é uma maneira eficaz de otimizar as formas de investimento e de fazer negócios.

Hoje, vamos trazer dicas importantes para você reduzir custos na crise. Portanto, continue acompanhando e veja como fazer economia em sua empresa. Boa leitura!

Por que reduzir os custos na crise é importante?

Para uma organização crescer ela não precisa somente dos números que arrecada com a venda de produtos ou serviços. Mas é necessário que saiba corretamente o quanto gasta! Afinal, uma empresa pode ter boas vendas, mas se os custos ultrapassam os valores arrecadados, é algo para se preocupar.

Portanto, a redução de custos é importante. Não somente nos momentos de crise, mas em todo o tempo. No entanto, é preciso ter um planejamento adequado para reduzir custos na crise.

Para você fazer esse planejamento e saber como realizar essa redução corretamente é preciso:

  • Conhecer os custos do seu negócio;
  • Saber qual o impacto que cada corte ou redução terá em suas atividades;
  • Se as consequências serão positivas ou negativas;
  • E quais os setores da sua empresa serão afetados e como.

Por isso, é preciso que você conheça o seu negócio de perto para que, na hora que a crise chegar, saiba como agir corretamente. Além de ter as estratégias certas.

Veja também se essa redução não irá ter queda na sua qualidade de prestação de serviço ou no produto comercializado. É preciso fazer economia, mas sem perder a qualidade! 

Confira 7 dicas importantes para reduzir custos na crise

Abaixo listamos sete atitudes importantes para se tomar em momentos de crise e diminuir os custos. Veja:

Reduza os gastos com deslocamento

Em muitas empresas, especialmente no setor de vendas, há um tempo para serem trabalhados os leads até fechar o negócio. Portanto, revisar as formas como o time de vendas faz esse procedimento é importante, especialmente se envolve gastos com deslocamentos, ligações e reuniões presenciais.

Ferramentas de videoconferência e de tecnologia VoIP podem ser uma solução para evitar os gastos excessivos nesse momento. O investimento em tecnologia pode ser necessário para a economia futura. Afinal, são formas de reduzir os custos com ligações e deslocamentos. 

Invista mais em tecnologia e menos em papel

Como dissemos, a tecnologia é uma grande aliada! Não somente na crise, mas em todo o tempo. O uso de papel gera para uma empresa uma lista de despesas que podem ser reduzidas com o uso de ferramentas mais modernas.

Por exemplo, ao usar a nuvem, é possível fazer um excelente arquivo para que todos os colaboradores tenham acesso às informações. Ao invés de ter um arquivo de papel, com várias pastas e de difícil acesso aos dados. Além de reduzir os gastos financeiros, você otimiza o tempo de trabalho de toda equipe.

Use a metodologia OKR

O principal objetivo dessa metodologia é definir metas que sejam:

  • Simples;
  • Quantificáveis;
  • Voltadas para pequenos resultados-chave;
  • Definidas em conjunto pelo colaborador e gestor.

Além disso, todas as metas devem estar relacionadas uma com a outra. Dessa forma, a equipe trabalha em conjunto e toda a empresa é envolvida para atingir os mesmos objetivos. 

Envolva todos os colaboradores da empresa

Uma boa reunião com a equipe ajuda na hora de reduzir os custos. Em momentos de crise é bom ter uma comunicação clara e aberta com todos. Assim, todos os colaboradores podem ajudar a ter ideias não somente para reduzir os custos na crise, mas para superá-la de forma positiva. Você pode ter um e-mail corporativo específico para disparar esses tipos de comunicado e para receber as sugestões.

Evite usar a demissão para reduzir custos internos

A demissão gera mais despesas para a empresa. Afinal, os custos com direitos trabalhistas fazem parte do cálculo da rescisão. Além disso, o desligamento nunca é visto como algo positivo e sempre gera um desconforto em toda a equipe. Portanto, pode deixá-los desmotivados para ter uma produção mais eficiente.

Faça o desligamento de um colaborador somente em último caso. Se ela puder ser evitada em um momento de crise, será melhor para a saúde financeira da empresa. 

Terceirize setores de forma estratégica

A terceirização de setores é uma excelente alternativa para os momentos de crise. Portanto, avalie a ideia de contratar uma empresa especializada em uma área que seja importante para o seu negócio, mas que ainda não está implantada nela.

Por exemplo, você pode terceirizar serviços de entrega tendo um contrato com uma boa transportadora. Assim, você evita gastos com contratação de pessoal, treinamento de colaboradores, equipamento para montar o setor e ferramentas para que todos tenham boas condições de trabalho.

Afinal, quando você opta por contratar uma empresa que já tem experiência nessa área, ela já deixa a sua disposição profissionais altamente qualificados para desenvolver as demandas. 

Revise e automatize processos internos

A burocracia e o retrabalho que aparece no dia a dia são ações inadequadas. Isso porque é uma fonte de desperdício de dinheiro e tempo da sua equipe. Em momentos de reduzir custos na crise, é preciso evitar que esse tipo de coisa aconteça.

É preciso que você abandone as velhas práticas de trabalho para dar espaço ao novo e moderno para te ajudar a atender melhor o cliente. É uma forma de evitar que os seus colaboradores se sobrecarreguem e consigam realizar suas demandas com total praticidade e eficiência.

A saída é você revisar seus processos internos e buscar formas de automatizá-los para reduzir os custos na crise. Uma empresa mal estruturada gera grande despesa. A tecnologia te ajuda a evitar que o tempo dos seus colaboradores seja gasto indevidamente e com improdutividade. 

Gostou das dicas que demos sobre como reduzir custos na crise? Deixe seu comentário com mais dicas e sugestões!

logotipo mxlog logistica
CONTE COM A MXLOG PARA FACILITAR O SEU DIA

Fale com um dos nossos consultores e faça agora mesmo um orçamento para as entregas da sua empresa

FALAR COM UM ESPECIALISTA