Como reduzir custos logísticos e aumentar os lucros?

Por MXLOG

como reduzir custos logísticos

Um dos maiores objetivos da gestão de recursos financeiros é reduzir custos. Entre esses custos, o objetivo é também reduzir custos logísticos. Afinal, a necessidade de controlar as despesas é uma realidade comum a todos os negócios, especialmente nos tempos de crise.

Isso porque é justamente nos momentos mais frágeis que os riscos das operações se tornam maiores e o mercado fica ainda mais competitivo. Se dá bem quem consegue economizar e ainda atender às necessidades do cliente.

Desta forma, é fundamental que, não só nos momentos de crise, mas em todos os outros períodos, os gestores encontrem maneiras de reduzir custos logísticos de uma empresa. Quer saber como é possível fazer isso? Leia este post até o final!

Antecipe demandas

Para um negócio se manter estável no mercado precisa ter a capacidade de se adaptar e se antecipar em relação às demandas.

Prever às demandas evita que os negócios sofram com as oscilações inerentes do mercado e, consequentemente, gerem situações indesejadas ao negócio, como a ociosidade de funcionários, sistemas, maquinários em virtude das quedas nas atividades.

Desta forma, estar antecipado a situações que fujam da normalidade é uma forma de reduzir custos, pois evita dessa maneira que a empresa desperdice recursos.

Invista em tecnologias

A tecnologia está aí para facilitar o nosso dia a dia, não é mesmo? Nas empresas isso não seria diferente. Ela está disponível também para os negócios otimizarem os seus processos, principalmente no setor de logística.

Por isso, investir em tecnologia pode trazer muitos benefícios às operações logísticas como redução dos desperdícios, mais agilidade nas entregas, além de promover melhorias nos produtos e, consequentemente, na redução de custos.

Existem algumas soluções que podem ajudar a otimizar a gestão logística das empresas, como:

  • Sistema ERP – Sistema de gestão integrada que permite melhorias na comunicação, troca de informações, além de automatizar processos;
  • Sistema WMS – Sistema voltado especificamente para o controle de rotinas de estoque;
  • Sistema TMS – Ferramenta voltada para a gestão de transporte.

Terceirize serviços

Avaliar a possibilidade de adotar uma logística terceirizada também pode ser uma maneira efetiva de reduzir custos logísticos. Atualmente há no mercado muitas empresas que prestam esse tipo de serviço, a exemplo, podemos citar as transportadoras.

A terceirização é efetiva, pois possibilita a simplificação dos processos da empresa, melhorias na experiência do cliente, sem contar, é claro, na redução dos custos logísticos. Afinal, parte do serviço passa a ser realizado de forma externa.

Monitore os processos

Quando se planeja reduzir custos logísticos é muito importante mapear todos os processos que envolvem essa operação.

É indispensável, portanto, analisar cada etapa das operações logísticas para que seja possível obter uma noção ampliada do setor e, desta forma, conseguir identificar possíveis problemas que, se forem solucionados, ajudarão a reduzir custos logísticos sem ter a necessidade de recorrer a cortes, por exemplo.

Além disso, por meio desse controle fica mais fácil acompanhar o desempenho dos processos logísticos e, desta forma, elaborar medidas e planos de redução de custos logísticos.

Tenha atenção à manutenção

Para empresas que possuem carros para realizar entregas, é essencial para a eficiência da atividade estar atento à manutenção da frota. Afinal, os carros e caminhões precisam estar em pleno funcionamento para que isso não comprometa o fluxo de saída de pedidos. Além disso, é preciso estar ciente que veículos mal conservados, consequentemente, são nocivos ao meio ambiente, já que são mais poluentes e consomem mais combustíveis, e essa certamente não é uma forma de reduzir custos logísticos.

Além do mais, é necessário pensar que reparos emergenciais saem muito mais caro do que manutenções preventivas e programadas. Já que, em uma situação de emergência, a empresa não tem tempo para negociar ou fazer uma pesquisa de melhor preço pelo serviço.

Por isso, investir em um calendário de manutenção certamente é uma forma eficiente de garantir a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, reduzir custos logísticos.

Otimize rotas

Ademais, é essencial também para reduzir custos com gasolina, planejar as melhores rotas para garantir a entrega mais rápida dos produtos e poupar a vida útil dos veículos de entrega.

O sistema da MXLOG é um ótimo aliado na otimização de rotas, pois realiza a roteirização dos trajetos pensando no tempo de entrega, além da economia, otimizando, assim, todo o fluxo logístico. O objetivo principal por meio de mapas inteligentes e softwares, é traçar a rota de menor distância, acessível e segura.

Utilize curva ABC na gestão de estoque

Você conhece a curva ABC? Trata-se de um método de análise de estoque que classifica os itens por relevância, isto é, de acordo com o impacto que as vendas geram no faturamento, bem como no lucro e no giro do negócio.

A classificação é feita da seguinte forma:

  • Grupo A: produtos dessa classe normalmente possuem maior valor agregado, consequentemente, isso significa um bom faturamento, altos lucros e médio giro;
  • Grupo B: trata-se dos principais produtos da empresa, ou seja, aqueles que vendem mais e que não são tão caros quanto o grupo anterior. Eles possuem alto giro e são responsáveis por boa parte do faturamento e o lucro é considerado satisfatório.
  • Grupo C: no grupo C estão os produtos pouco vendidos, mas que ainda assim são necessários para atender uma demanda específica de clientes. O giro neste caso é baixo, bem como o faturamento e o lucro gerado.

Com essa divisão, fica muito mais fácil identificar do que realmente o estoque está composto e, assim, é possível evitar problemas como altos custos de manutenção de estoque, obsolescência, além de prejuízos com a aquisição de produtos que ficam parados em estoque.

Conte com indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas que auxiliam as empresas a identificar os resultados dos processos adotados. Esses indicadores ajudam a reduzir custos logísticos, já que permitem a identificação de falhas nos processos e mostram oportunidades de melhorias.

Por meio desses indicadores é possível acompanhar métricas como:

  • Custos com fretes;
  • Custo do estoque;
  • Índice de avarias e extravios;
  • Quantidade de reentregas.

Sem dúvida reduzir custos logísticos é essencial para a sobrevivência e competitividade de qualquer negócio em seu mercado de atuação, no entanto esta deve ser feita com muito planejamento e de forma estruturada para que assim traga resultados eficientes. O ideal é analisar bastante para que as ações tomadas sejam capazes de reduzir custos logísticos, mas sem afetar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Para reduzir ainda mais custos logísticos você pode contratar uma empresa especializada em transporte de materiais como a MXLOG. Oferecemos um serviço rápido, simples, de qualidade e customizável, que se adapta a necessidade de qualquer cliente. Conheça mais sobre nossos serviços.

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL!

Conheça os serviços de entregas de motoboy oferecidos pela MXLOG

Saiba mais