Pick up points: porque a inovação está se tornando uma tendência

Por MXLOG

pick up points

Você sabe o que são Pick Up Points? E por que essa inovação está cada vez mais tornando-se popular em diversos países de todos os lugares do mundo? 

Pois bem, os Pick Up Points estão virando uma tendência, inclusive em países grandes como Austrália, Estados Unidos, China e Europa!

Neste post, vamos explicar para você tudo que você precisa saber sobre os Pick Up Points, falando sobre o que é, como funciona, quais os seus principais serviços e benefícios oferecidos para sua empresa, assim como explicaremos suas vantagens para lojas virtuais, sua facilitação em logística reversa e diversos outros assuntos relacionados ao tema.

Acompanhe o post abaixo e entenda como os Pick Up Points podem ajudar você a alavancar o seu negócio! 

O que são Pick Up Points?

A tradução para Pick Up Points é “pontos de retirada”, ou “pontos de captação”. Basicamente, os Pick Up Points consistem em ter pontos de entregas em que o consumidor possa ir até o local e retirar o seu produto.

Devido à alta demanda de compras online, grandes lojas começaram a optar por esse tipo de serviço, já que pode ser muito econômico para o negócio e satisfatório para os seus clientes. 

O Pick Up Point tem sido um modelo de negócio e logística muito inovador, já que é um grande diferencial aos comércios e e-commerces e muito efetivo como solução para problemas relacionados a trocas, devoluções e principalmente entregas de produtos e mercadorias.

Como os pick up points funcionam?

Grandes franquias de lojas, supermercados, eletrodomésticos e outros costumam oferecer entregas via Pick Up Points em suas próprias redes distribuídas em diversas localidades. Basta o consumidor comprar seu produto via online e escolher o local de retirada.

Algumas lojas virtuais possuem seus próprios estabelecimentos físicos para a retirada de pedidos via Pick Up Points, mas se você não possui, você pode utilizar como alternativa realizar parcerias e acordos com outros comércios e negócios para utilizar o espaço, de modo que os consumidores de sua loja possam retirar os produtos em lojas parceiras e conveniadas. 

Esse modelo já é muito popular e utilizado no mundo todo, portanto, avalie o negócio, entre em contato com lojas físicas que podem aceitar esse tipo de serviço e ter um bom relacionamento com a sua empresa.

Benefícios e vantagens para as empresas e lojas virtuais

Esse método é tão inovador e moderno que possui suas inúmeras vantagens tanto para o consumidor quanto para a empresa e lojas virtuais.

Você conhece alguns dos benefícios que os Pick Up Points podem oferecer?

Trouxemos abaixo alguns deles para você se inteirar do assunto e, quem sabe, até aderir à prática!

1. Economia para a empresa

Para empresas e lojas virtuais, uma grande vantagem é a economia, já que, não havendo necessidade de entregar o produto na casa do cliente, economizam drasticamente na parte de transporte, sendo apenas necessário repor o estoque.

Além da economia, como o cliente acaba circulando pelo estabelecimento, aumenta-se o seu potencial de compra, tendo em vista que ele estará por um período em sua loja física e poderá olhar e comprar os diversos produtos que estão à mostra na respectiva loja.

2. Velocidade

Já que a rota não é customizada, as entregas devem ser feitas sempre no mesmo destino. Com os Pick Up Points, a velocidade e agilidade da reposição de estoque e produtos especiais é mais fácil, gerando satisfação para o cliente, e, mais uma vez, trazendo ótimos benefícios e reduzindo consideravelmente os custos do seu negócio.

3. Indisponibilidade

Diversas entregas diariamente precisam voltar ao fornecedor por ausência do cliente e precisam ser entregues novamente em um novo dia e horário, gerando muita dor de cabeça tanto para a empresa quanto ao consumidor, já que é um retrabalho muito grande de ambos os lados, e sabemos muito bem que o público preza por praticidade, não é mesmo?

Dentro do modelo de Pick Up Points, essa problemática não existe já que é o consumidor que irá buscar o produto. Portanto, as entregas que são feitas dessa forma não possuem o problema de indisponibilidade do cliente.

4. Cliente satisfeito

Para o consumidor que aceita esse tipo de entrega, a satisfação, agilidade, facilidade e praticidade de ir à loja retirar seu pedido fica ao seu dispor, o que gera um cliente alegre e satisfeito com a entrega, possibilitando assim, uma grande fidelidade, e, mais uma vez, traz benefícios à empresa, já que um cliente com um bom feedback gera status maior e melhor para o seu empreendimento.

5. Logística reversa

Essa inovação facilita e economiza drasticamente também na parte da logística reversa, já que na troca o cliente irá devolver o produto de volta ao Pick Up Point. 

Uma mercadoria que precisa retornar ao fornecedor também se faz muito eficiente, já que o cliente entrega de volta o produto ao Pick Up Point, tornando mais prático e diminuindo os gastos da empresa na hora da troca ou cancelamento da mercadoria. 

Conclusão

Esse tipo de negócio tão inovador é vantajoso tanto para grandes e médias empresas, e-commerces e lojas virtuais, quanto para os clientes e consumidores de suas respectivas lojas, já que do lado das empresas, baixam os custos drasticamente e para o lado do cliente, as entregas são facilitadas segundo sua própria disponibilidade.

Os Pick Up Points possuem diversos benefícios como ser mais econômico, mais veloz e não tem problemas de indisponibilidade, já que o consumidor ficará responsável pela retirada. Além disso, temos como resultado um cliente satisfeito e contente, em que as empresas também têm como consequência muitos fatores positivos.

Temos também a logística reversa, que faz com o que o consumidor devolva o produto diretamente ao Pick Up Point.

Agora que você já sabe o que são Pick Up Points, quais são as suas vantagens para o seu comércio e como eles podem ajudar você a alavancar seu negócio, não perca tempo e experimente implementar essa inovação do mercado na sua empresa!


Confira este artigo sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro!

logotipo mxlog logistica
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA