Otimize o processo de recebimento das suas mercadorias

Por MXLOG

Atenção e agilidade são requisitos fundamentais no recebimento de mercadorias. Mas, além disso, você sabe o que é fundamental para otimizar esse processo dentro da sua empresa?

Embora não pareça, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o funcionamento do processo, sua relevância e estratégias que podem ser adotadas para superar problemas e conquistar bons resultados.

Por isso, neste post, você terá acesso a mais informações sobre o recebimento de mercadorias, principais problemas enfrentados pelas empresas e dicas fundamentais para otimizar o processo logístico.

Vamos lá?

O que é o recebimento de mercadorias

O processo consiste em receber as mercadorias adquiridas pela sua empresa.

É importante destacar, que antes do recebimento outros processos foram realizados, como a definição da quantidade e de produtos a serem comprados, bem como a seleção de fornecedores e o valor que a empresa pagará por eles.

Logo, durante o recebimento de mercadorias é fundamental que todas essas informações estejam sincronizadas, com o intuito de evitar fraudes, erros ou falhas que possam prejudicar sua empresa.

Entre as principais fases do processo de recebimento de mercadoria estão:

  • agendamento da entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • conferência dos dados e das notas fiscais;
  • vistoria das embalagens e identificação de avarias;
  • separação de produtos;
  • cadastro dos produtos no estoque;
  • envio dos documentos fiscais aos responsáveis.

Principais problemas no recebimento de mercadorias

A maioria das empresas recebe uma grande quantidade de produtos diariamente. Não são apenas fornecedores, mas quantidades e itens diferentes todos os dias.

Nesse contexto, processos burocráticos ou manuais, profissionais sem a qualificação necessária e falta de integração entre equipes e sistemas, podem gerar diversos problemas para sua empresa.

Os principais são:

  • dados inválidos de cadastro;
  • filas de caminhões;
  • entregas chegando a qualquer horário;
  • pilhas de documentos desordenados, planilhas de controle mal preenchidas ou uma chuva de e-mails de agendamento sem retorno;
  • divergência entre o preço negociado e o preço que consta na nota fiscal;
  • diferença na quantidade de produtos comprados e recebidos;
  • falta de aplicação do desconto concedido pelo fornecedor;
  • produtos divergentes do que foi solicitado;
  • necessidade de devolução em razão de avarias.

Dessa forma, ficou claro por que o recebimento de mercadorias é um processo logístico importante e que impacta diretamente na produtividade, custos e eficiência operacional de outros setores da sua empresa?

5 passos para otimizar o processo de recebimento de mercadorias

Independente do tipo ou porte de sua empresa, algumas melhorias podem ser introduzidas para otimizar o processo de recebimento de mercadorias.

Afinal, se as etapas que antecedem esse processo já são realizadas com sucesso, perder recursos justamente no recebimento de mercadorias, não faz o menor sentido.

Por isso, com o propósito de ajudar a sua empresa a resolver os principais problemas, reduzir custos e otimizar esse processo, confira as dicas fundamentais que preparamos para você.

1. Agendamento da entrega de produtos

Nenhuma empresa quer fila de caminhões em seus pátios, depreciação de produtos ou estoques “furados”.

Logo, o agendamento de entregas é um processo simples, mas que pode evitar grandes transtornos.

Hoje, existem várias plataformas que possibilitam o agendamento automático, o que garante menos trabalho e mais assertividade nas entregas.

Por meio de rotinas claras para o envio de produtos, datas, horários e locais de entrega, fica muito mais fácil garantir uma entrega segura, sem filas e adequada ao seu estoque e equipe disponível para fazer o recebimento.

2. Capacitação da equipe

Uma equipe treinada, experiente e com conhecimento necessário em processos logísticos é fundamental para garantir a eficiência e aumentar a produtividade.

Isso porque, profissionais treinados compreendem as situações com mais facilidade e resolvem problemas com agilidade.

De nada adianta investir em tecnologia, sem ter uma equipe treinada para utilizar os recursos disponíveis.

3. O bom e velho planejamento

Quem pensa somente na execução, costuma falhar. Sem dúvida, um bom planejamento é peça fundamental para o ganho de produtividade.

O ato de planejar evita falhas da equipe, agiliza a tomada de decisões e garante que as etapas do processo sejam concluídas com êxito e dentro do tempo preciso.

Com planejamento, sua empresa só tem a ganhar em produtividade, segurança e eficiência.

4. Integração entre setores

Já comentamos diversas vezes por aqui, que logística não se trata apenas de um setor isolado. Ela impacta diretamente em vários processos e setores dentro de uma empresa.

Neste sentido, a integração entre setores é fundamental para o bom funcionamento de todo e qualquer processo logístico.

No caso do recebimento de mercadorias, é muito importante que os setores de compras, transporte e vendas estejam alinhados e compreendam as responsabilidades pertinentes a cada um.

Com certeza, isso evitará dores de cabeças, estoques vazios ou cheios demais, gôndolas sem produtos e insatisfação dos consumidores finais.

5. Investimento em tecnologia

De modo geral, investir em tecnologia significa simplificar processos, diminuir o esforço para realização de tarefas e ganhar agilidade.

Por isso, se você procura aumento de produtividade e redução de erros, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Procure por empresas com experiência, sistemas de qualidade e boa reputação no mercado.

Com certeza sua empresa, colaboradores e clientes irão agradecer pelo investimento e modernização.

Soluções MXLOG

Entregas rápidas, seguras e com sistema eficaz de rastreamento.

Ao trabalhar com a MXLOG, sua empresa conta com tecnologia, experiência de mercado e muito conhecimento em processos logísticos.

Atuamos com transporte de cargas corporativas em diversos modais, entregas rápidas, armazenamento, gestão e terceirização de serviços.

Nossos sistemas são desenvolvidos para que você tenha acesso ao máximo de informações, com maior agilidade possível, confiabilidade e segurança nos dados fornecidos.

Quer saber mais? Clique aqui e envie uma mensagem para a MXLOG. Será um prazer ajudar sua empresa a ganhar cada vez mais espaço no mercado.

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

Converse com um de nossos consultores e conheça os serviços que disponibilizamos para você e sua empresa.

FALAR COM UM DE NOSSOS CONSULTORES