Operador logístico – Por que a sua empresa precisa de um?

Por MXLOG

operador logistico por que sua empresa precisa de um?

 Ao dizer o termo operador logístico você logo pensa em um profissional do ramo da logística, certo? No entanto, o termo diz respeito a uma empresa que está por trás de todo o ramo operacional.

Os novos processos de organização obrigaram as organizações a se adaptarem e, com isso, novas instituições surgiram no mercado. O intuito é atender outros negócios, a fim de ajudá-los a se organizar.

Neste post, vamos te mostrar o que é um operador logístico e qual a sua função. Além de falar sobre a sua importância para uma empresa. 

O que é um operador logístico e qual a sua importância?

Contrariando o pensamento de muitos, operadores logísticos são empresas e não um cargo. Elas atuam com terceirização de serviços logísticos ou de gestão para outras organizações. Ou seja, ajudam a coordenar os seus negócios.

Além disso, algumas empresas de operadores logísticos oferecem mão de obra qualificada para realizar tarefas específicas dentro do ciclo administrativo da sua empresa.

O principal motivo que as organizações procuram um operador logístico é a grande competitividade do mercado atual. Hoje em dia, as instituições precisam ofertar mais produtos e por um valor cada vez menor de frete. Pensando em termos logísticos, isso pode se tornar um imenso desafio para muitos.

Geralmente, as empresas menores não têm o capital necessário para um estoque maior. Isso porque para ter um local que comporte uma grande reserva é preciso ter uma área maior, ou seja, uma boa estrutura. Além de investimento inicial, tem as despesas para mantê-lo.

Por esse motivo, é importante contar com a colaboração de um operador logístico. Ele vai suprir as necessidades das organizações que não possuem capital para investir, inicialmente, em um armazém de estoque. Ou ainda, para aquelas empresas que não contam com a mão de obra especializada para realizar toda essa cadeia logística dentro do ambiente organizacional.

O investimento em operadores logísticos é bem mais interessante do que fazer esse gerenciamento de forma amadora. Em muitas das vezes, realizar um trabalho que não se tem experiência pode acabar saindo mais caro e gerar dores de cabeça. Esses profissionais terceirizados já possuem a qualificação necessária para ajudar a sua empresa crescer.

O que faz um operador logístico?

Um operador logístico pode atuar em várias áreas. As principais são:

  • Transporte de produtos;
  • Armazenagem de estoque;
  • Recebimento de pedidos;
  • Manuseio de produtos e embalagens;
  • Consultoria, gestão e administração da logística empresarial;
  • Mão de obra qualificada.

Um operador logístico, normalmente, atua das seguintes formas:

1 – Operador logístico comum

Pode-se dizer que esses são os que prestam os serviços mais básicos. Eles gerenciam o estoque onde será reservado todo o material de uma empresa, fazem o transporte e, também, a embalagem dos produtos.

2 – Operador logístico focado em administração

Esse é o profissional focado em prestar serviços de consultoria logística para uma empresa. Ele ajuda com a mão de obra especializada e também fornece sistemas de gerenciamento de estoque, como forma de facilitar os processos internos dentro da sua organização.

3 – Operador logístico híbrido

Esse tipo de operador é o mais completo. Ele fornece serviço para todo o processo logístico, planejamento, armazenagem e mão de obra para executar os processos de logística dentro de uma empresa.

Qual a influência do operador logístico no mercado em que atua?

Um operador logístico supre toda a demanda de serviços verdadeiramente úteis e importantes em diversas empresas. Independente do porte da organização ou da área em que atua, esse profissional é especialista quando o assunto é a execução ou oferta de serviços.

Outro ponto positivo para ter o auxílio de um operador logístico é que ele permite que a organização para a qual esteja prestando serviço se dedique a outras funções. Isso sem se preocupar com as demais tarefas, pois terão profissionais experientes responsáveis por elas.

É importante lembrar que, como o operador logístico é uma empresa, ao contratar os seus serviços existe uma assinatura de contrato. Além de garantir a segurança da função, é possível prever os custos que a organização terá ao negociar com um operador logístico.

Esses serviços  são uma excelente forma para as empresas diminuírem seus custos e aperfeiçoarem todo o processo logístico. No entanto, esse investimento inicial pode ser um pouco pesado para micro e pequenas empresas, na fase inicial do negócio.

As principais vantagens em contratar esse tipo de serviço são:

  • Redução de custos;
  • Segurança,  já que a gestão é feita por uma equipe especializada e com know-how;
  • Ter controle simplificado dos processos operacionais;
  • Trabalhar com a utilização de equipamentos específicos para cada demanda;
  • Diminuição de perda de informação dos produtos armazenados;
  • Menor falha na comunicação dos serviços logísticos;
  • Aumento da qualidade do serviço oferecido.

Essas são somente algumas vantagens de se contratar um operador logístico. No entanto, os frutos de uma boa parceira entre as empresas podem ser bem maiores e, claro, satisfatórios. Além de tornar todo o processo mais eficiente!

Outro ponto importante e que vale a pena ser citado, é que ao terceirizar esse serviço é possível contar com um armazém de estoque. Muitas empresas possuem grandes locais onde costumam reservar os produtos da contratante. Ou seja, daquelas que não contam com o seu próprio estoque. Isso diminui os custos de envio de produto, uma vez que a mercadoria já está com o operador logístico.

Antes de contratar uma empresa que ficará responsável pela logística da sua organização, é preciso ter a consciência que essa gestão não ficará mais por conta do empreendedor. Ou seja, o seu papel será somente o de acompanhar os resultados do serviço fornecido. Com certeza, isso facilitará muito o seu dia a dia!

Gostou da ideia de ter esse serviço? A MXLOG é uma empresa que oferece know-how e vários tipos de serviços para a sua empresa. O principal objetivo é facilitar o transporte de documentos e mercadorias. Conte com a gente para facilitar a rotina da sua empresa!

logotipo mxlog logistica
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA