O que levar em conta na hora de escolher um parceiro logístico?

Por MXLOG

Escolher um parceiro logístico inclui se atentar ao atendimento ao cliente, reputação da empresa, área de especialização, estabilidade financeira e relacionamentos.

Ter um bom relacionamento com um parceiro terceirizado melhora a eficiência da cadeia de suprimentos da sua empresa, auxilia na redução de custos e aprimora o atendimento ao cliente em geral. Você pode até não encontrar um parceiro que cubra todas as suas necessidades, mas com toda certeza, uma boa parceria vai complementar o seu negócio.

O oferecimento de soluções alternativas, como plataformas digitais e serviços de logística criados por transportadoras vem crescendo, com isso, saber escolher a melhor empresa pode ser desafiador, já que a oferta aumentou muito.

Para te ajudar nessa missão, separamos 6 dicas que sua empresa deve levar em consideração ao selecionar seu próximo parceiro logístico. Confira!

6 dicas para selecionar um bom parceiro logístico

Encontrar uma transportadora parceira que seja transparente e atenda bem as demandas da empresa não é tarefa para amadores, atente-se a alguns requisitos básicos e encontre a corporação ideal.

1. Atendimento ao cliente e confiabilidade

A experiência do cliente requer melhorias contínuas e, isso está muito ligado à logística de transporte. Os clientes exigem boas entregas e em tempo hábil.

Mas a robotização do atendimento também é um ponto que interfere na satisfação do cliente. A introdução massiva de softwares não possibilita o fornecimento de serviços e atendimentos com a mesma atenção que os seres humanos oferecem. A menos que a empresa trabalhe com atendimento em tempo real ou videochamadas, por exemplo.

Poder receber assistência quase que imediatamente é um pré-requisito a ser considerado na contratação de potenciais parceiros. Analise bem como é o atendimento ao cliente da empresa e como ela se dispõe a atender os seus clientes.

2. Segurança e estabilidade Financeira

Encontre um parceiro que esteja saudável financeiramente. Isso inclui avaliar as condições da empresa, tamanho, suporte e condições de armazenamento. Um fator que pode servir de análise para isso é analisar a qualidade do serviço oferecido, do sistema de armazenamento, das condições de transporte e como a empresa pensa em segurança, inovação e tecnologia.

3. Tecnologia

Por falar em tecnologia, o provedor de logística está equipado com as mais recentes inovações tecnológicas para oferecer serviços eficientes e eficazes aos seus clientes?

A tecnologia de ponta para prestar um serviço eficaz e transparente nos dias atuais é requisito básico. De automação do centro de armazenamento ao rastreamento em tempo real, a tecnologia ajuda a fornecer um serviço consistente, com menos erros, com mais agilidade e distribuição assertiva.

Poder rastrear as compras a qualquer momento é oferecer segurança e conforto ao consumidor. A tecnologia é crucial, fuja de transportadoras antiquadas.

4. Reputação

Preocupe-se com a má reputação da empresa que pode vir a acompanhar o seu negócio. Se um parceiro tem má reputação, isso pode afetar também a sua reputação por confiar em uma transportadora com má ‘fama’. Mas, para além dos julgamentos alheios, avaliar a reputação da corporação logística serve principalmente para não se deixar afetar pela competência ou falta dela. Sua cadeia de suprimentos deve manter a boa fama e feedbacks negativos são capazes de interferir no sucesso das vendas.

Por outro lado, uma transportadora com boa reputação é o melhor marketing que sua empresa pode fazer. Rastreie feedbacks, depoimentos e críticas da empresa e certifique-se de que ela tem uma trajetória sólida a ponto de não te deixar na mão em um futuro próximo.

5. Área de especialização

O setor de atuação do parceiro deve ser levado em conta. A maioria das empresas de logística se especializam em um tipo de serviço, seja na indústria, transporte ou outro. Sua escolha deve se basear em uma companhia capaz de oferecer um conjunto de habilidades em diferentes áreas, ainda que ela seja especialista em um setor.

6. Relacionamentos

Por último e não menos importante, considere os relacionamentos que a empresa possui com despachantes em geral. É mais provável que uma transportadora com uma boa rede de parceiros seja capaz de oferecer um atendimento ao cliente consistente e confiável.

O erro de muitos proprietários de empresas é focar muito nas taxas, não analisar a competitividade do setor e contratar a empresa sem avaliar de fato suas condições. A falta de qualidade do serviço está diretamente ligada a custos mais altos no longo prazo.

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Os serviços da MXLOG estão alinhados aos 6 passos citados acima. Desfrute da tecnologia que disponibilizamos, reduza custos e aumente a eficiência de sua logística. A MXLOG tem um sistema integrado inteligente e rastreável em tempo real.

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