O que é Marketplace? Conheça as vantagens e desvantagens

Por MXLOG

o que é marketplace?

Você sabe o que é Marketplace? Já ouviu falar sobre esse modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo?

Existem diversas empresas que participam desse tipo de mercado. Walmart, Mercado Livre, Americanas, Shoptime e OLX são grandes marcas que já se moldaram a esse tipo de empreendimento também.

Mas, por qual motivo esse tipo de negócio está cada vez mais popular? Vamos te mostrar isso neste post! Continue acompanhando a leitura e saiba tudo sobre Marketplace! 

Afinal, o que é Marketplace?

O Marketplace é um modelo de negócio que surgiu em 2012, conhecido popularmente como shopping virtual. Esse tipo de empreendimento é considerado bastante vantajoso para o consumidor, pois reúne diversas marcas e lojas em um só lugar. Essa é uma boa oportunidade para o cliente fazer a pesquisa de produto e optar pela loja que oferece o melhor preço.

Resumidamente, Marketplace é um novo conceito para vendas online. Nesse shopping virtual, com a possibilidade de compras em diversas lojas, o cliente encontra diversas opções de produtos e com preços diferentes também. 

Quais são as vantagens do Marketplace?

Quem já usa o Marketplace para fazer as suas compras consegue listar uma série de vantagens. Veja quais são:

1 – Praticidade

Muitas pessoas que já usam o Marketplace dizem que ele é prático. E como a praticidade tem sido a palavra do momento, cada vez mais pessoas estão fazendo uso desse shopping online. Isso porque, por meio de um único site, o consumidor pode ver várias ofertas de muitos vendedores. Dessa forma, é possível comparar e escolher com mais facilidade.

2 – Melhor forma de pagar

Além de ver várias ofertas ao mesmo tempo, pelo Marketplace é possível comprar em lojas diferentes e optar somente por uma forma de pagamento. Ao invés de pagar em cada loja que comprar, o consumidor pode pagar por todas as suas mercadorias de uma só vez.

3 – Colaboração

Para os lojistas, o Marketplace é uma forma de colaborar com o seu negócio. Isso porque eles têm a chance de alavancar suas vendas, uma vez que ficam mais visíveis aos consumidores.

4 – Aumento de vendas

Como já citamos, o Marketplace é uma chance dos lojistas aumentarem suas vendas. Os brasileiros com maior número de vendas por meio desse tipo de negócio possuem, em média, 40 milhões de potenciais compradores. Portanto, a chance de novas pessoas gostarem do seu produto é maior!

5 – Investimentos e retornos

Com uma plataforma tão grande, onde várias marcas investem, o custo para publicidade acaba sendo menor. 

Geralmente, você irá pagar um valor já acordado previamente com o Marketplace. Isso porque ele te oferece uma vitrine virtual para expor os seus produtos e que é muito visitada! Portanto, seu tráfego de visitação irá aumentar.

6 – SEO

O seu produto ou serviço irá aparecer nos melhores sites e terá uma referência para a sua loja. Ou seja, se uma pessoa estiver em uma página e aparecer o anúncio do seu produto, é somente ela clicar que será direcionada para a sua loja. Com isso, seu e-commerce ganhará um SEO mais forte, ou seja, será encontrado com mais facilidade em mecanismos de buscas como o Google. E isto será favorável para o seu site.

Quais são as desvantagens do marketplace?

Como sempre, nem tudo são flores. Por isso, veja quais são as desvantagens desse tipo de negócio:

Tornar-se dependente

A dependência gerada por esse canal de vendas pode ser considerada negativa. Isso porque se o Marketplace decidir não fazer mais as divulgações, todos os lojistas ali perdem a sua visibilidade. Principalmente aqueles que dependem exclusivamente desse tipo de negócio.

Se houver um aumento de taxas por esse serviço, uma loja também terá que se enquadrar às mudanças para continuar anunciando. Por isso, é importante que o seu negócio tenha outros meios de divulgação também, para não ser dependente do Marketplace.

2 – Sua marca pode ser afetada

Ao comercializar o seu produto em outra loja, raramente as pessoas se lembrarão da sua marca. Pois se ela for questionada sobre onde comprou tal item, vai lembrar o nome do Market Place por trás, não necessariamente da sua marca.

Portanto, gerar uma fixação na marca na mente do consumidor para ele comprar novamente em função dela é bem difícil. Impossível não, mas há um trabalho de persistência e paciência.

Qual é a importância do Marketplace?

Como foi possível perceber, as vantagens de participar do Marketplace são maiores do que as desvantagens. Porém, não dependa somente desse tipo de negócio para divulgar o seu trabalho e ter lucros em venda.

O Marketplace gera um impacto bastante positivo em questão de visibilidade e credibilidade junto aos seus clientes. Mas, é também algo que faz com que o seu consumidor seja fiel a sua empresa. Com esse tipo de negócio você não precisa investir tanto em marketing, pois a própria plataforma se encarrega de divulgar o seu produto.

Sendo assim, a importância do Marketplace é para aumentar o seu faturamento, colocando a sua mercadoria em alta visibilidade e reduzindo os seus custos com divulgação. Além disso, a escalabilidade é outro ponto a ser considerado nesse tipo de negócio. Ou seja, a partir do momento em que você aumenta o seu portfólio de produtos é possível atrair novos clientes.

Não existe um limite de produtos para você expor, portanto, se a sua linha de mercadoria for subdividida em vários tópicos, pode sempre apresentar suas novidades. Assim é possível atingir mais pessoas e fidelizar mais o seu público.

Você viu nesse post sobre o que é Marketplace, quais suas vantagens, desvantagens e, ainda, a sua importância. Conseguiu clarear a sua mente e vislumbrar novas oportunidades? Esse é o objetivo!

Por meio do Marketplace, é possível descobrir novos horizontes e fazer o faturamento da sua empresa alavancar. Porém, não dependa somente desse tipo de negócio para divulgar os seus produtos. Aposte em um site e um e-commerce também. Além de, claro, usar as redes sociais. São ferramentas que podem ser trabalhadas juntas e que aumentarão a sua lucratividade.

Portanto, agora que você já sabe o que é Marketplace e já atua no mundo online, que tal colocar seus conhecimentos em prática e alavancar o seu negócio para aumentar cada vez mais a sua lucratividade?

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL

Fale com um dos nossos especialistas e confira todas as opções disponíveis em logística para a sua empresa

Saiba Mais