O que é logística empresarial?

Por MXLOG

logistica empresarial

A logística empresarial é um dos processos que mais pesa no orçamento de uma organização. Ela exige esforço por parte dos gestores para que possa ser operada de maneira satisfatória. Dessa forma, é possível obter os resultados positivos desejados.

No entanto, algumas empresas ainda possuem dificuldades para alinhar esses processos logísticos. Com isso, não conseguem garantir a sua eficiência e atingir a meta de reduzir seus custos e ter mais lucros.

Sendo assim, nesse post vamos falar mais sobre logística empresarial. Vamos te mostrar o que é esse processo e como realizá-lo de maneira otimizada.

Mas, o que é logística empresarial?

A logística empresarial é uma forma de as organizações conseguirem organizar seus processos de produção de modo mais eficiente. Sendo assim, podemos dizer que ela é a soma de todas as etapas produtivas, com o intuito de melhorar cada fase. Além disso, ela promove a conciliação de bons custos a uma maior eficácia do sistema operacional.

De forma mais aprofundada, a logística empresarial pode ser definida como um planejamento de implementação e controle de fluxo econômico de produção. O armazenamento de produtos, matérias-primas, estoques, mercadorias acabadas, entre outros também é feito por esse tipo de processo. Além disso, dá para realizar uma gestão estratégica das informações relacionadas diante das atividades executadas ao longo da cadeia de produção.

Portanto, pode-se dizer que a verdadeira missão da logística empresarial é obter e disponibilizar os serviços e bens certos no ambiente adequado, dentro da condição desejada e na hora certa, beneficiando os resultados da organização. Principalmente, quando se fala em custos.

Qual a importância da logística empresarial?

Por ser um conceito bastante amplo, a logística empresarial comporta várias atividades estratégicas. Elas são de grande importância para que o atendimento ao consumidor seja eficiente e promova a sua satisfação.

Algumas atividades que se enquadram dentro da logística empresarial são:

  • Transporte;
  • Manutenção de inventários;
  • Processamento de pedidos;
  • Compra de materiais;
  • Gestão de informação.

Atualmente, o cenário do mercado brasileiro é de alta competitividade. Portanto, a logística empresarial é um dos elos mais importantes dentro de uma organização para que ela alcance sucesso.

Isso porque essa estratégia reúne um grupo de atividades com o poder de gerar valor para os produtos da empresa e, consequentemente, para os seus serviços. Esse valor é mensurado na capacidade que a organização tem em atender as exigências do consumidor em tempo hábil e com total eficiência.

Portanto, a logística empresarial garante o fluxo correto dentro da cadeia de produção. Dessa forma, o fornecimento de matérias-primas, produção contínua e a sua distribuição para o varejo é realizada sem atraso e com perfeição.

Quais os benefícios da logística empresarial quando aplicada corretamente?

A aplicação correta da logística empresarial tem o intuito de dar destaque a uma organização frente a sua concorrência. No entanto, quando não é administrada da forma certa, pode gerar grandes gargalos no processo de produção.

Mais do que vantagem competitiva, um bom sistema de logística empresarial garante outras vantagens. São elas:

  • Redução de custos: quando feita corretamente, a logística empresarial proporciona a organização ficar livres de retrabalhos, ter a repetição de processos e otimizar todo o sistema de produção;

  • Maior visibilidade de processos: ter uma logística empresarial eficiente é ter o controle de todos os processos da cadeia de produção, desde a sua armazenagem até a entrega para o cliente. Dessa maneira, é possível encontrar as falhas que possivelmente podem atrapalhar a sua receita;
  • Maior eficiência e agilidade: eficiência e rapidez, sendo uma consequência da outra e, ambas o resultado de uma boa gestão de qualidade. Portanto, quando o processo é otimizado, a agilidade da entrega das mercadorias se torna mais eficaz;

  • Aumento da lucratividade: quando a logística empresarial é feita de forma correta, existe uma grande redução dos custos, especialmente os operacionais. Consequentemente, existe o aumento da lucratividade da organização. Com o auxílio de um bom software de gestão, é possível otimizar o trabalho das áreas que se envolvem no processo logístico, fazendo com que cada atividade seja executada de forma estratégica.

Como otimizar a logística empresarial para ter uma boa cadeia de suprimentos?

Ambos os processos possuem um conceito bem semelhante. Hoje em dia, existe uma crescente preocupação entre os empresários de alinhar os processos logísticos para atender de forma precisa e eficiente às exigências do seu consumidor.

Portanto, ter uma boa integração entre fornecedores, distribuidores, fabricantes e os demais setores de uma cadeia produtiva é essencial para que a logística empresarial fique o mais próximo da perfeição.  

Os reflexos de uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos são:

  • Ter os produtos certos na hora exata;
  • Distribuir a mercadoria de acordo com a demanda do cliente final;
  • Elevar o giro de estoque;
  • Diminuir as faltas e os excessos de produtos nos pontos de venda;
  • Redução de custos.

Para que ocorra esses resultados, é necessário:

1 – Sincronizar os seus dados com os fornecedores

Atualmente, é necessário realizar essa integração de dados e informações entre empresa e seus fornecedores. Afinal, todos os elos da cadeia de produção precisam ser bem alinhados para que possam desempenhar o seu papel corretamente.

2 – Fazer melhorias no momento do recebimento de produtos

Outro ponto importante e de total eficiência é agendar o recebimento dos produtos nas docas. Isso porque as principais falhas nos processos estão no ato de entregar a mercadoria. É um problema para a organização que entrega e para a loja que recebe, fazendo com que ambos percam tempo e dinheiro.

Conseguiu perceber como o processo de logística empresarial é importante dentro de uma instituição. Quando você entende o conceito e todos os benefícios de uma boa gestão logística, fica mais fácil encontrar estratégias para que esse procedimento se torne cada vez mais eficaz.

Sem os processos e metodologias de uma boa gestão de logística empresarial, fica quase impossível uma organização caminhar. Isso porque ela não tem um sistema eficiente acompanhando da sua rotina produtiva, podendo perder bastante dinheiro.

logotipo mxlog logistica
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA