O que é cadeia de suprimentos? (supply chain)

Por MXLOG

o que é rede de suprimentos

Você sabia que a cadeia de suprimentos desempenha um papel importante na operação de qualquer empreendimento? Quando ela é bem gerenciada, seus efeitos são bem positivos. Ao contrário, pode apresentar resultados ruins.

Isso quer dizer: ganho ou perda de dinheiro. Por isso, é essencial que você conheça os detalhes de funcionamento desse sistema. Além de sempre trabalhar para melhorar os processos realizados.

Para te ajudar, criamos este texto para mostrar o que é uma cadeia de suprimentos e como ela deve ser gerida. Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando este post e tenha uma boa leitura!

Afinal, o que é uma cadeia de suprimentos e qual a sua importância?

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, é o fluxo que mantém relacionado todos os departamentos de uma empresa. É como se fossem todos dentro de uma mesma rede. Sendo assim, a cadeia de suprimentos se refere às diferentes etapas do processo produtivo, que vão desde a pré-produção até a pós-produção, ou seja, é composto pelas seguintes atividades:

  • Aquisição de insumos e matérias-primas;
  • Planejamento de fornecimento;
  • Planejamento de demanda;
  • Enterprise Resource Planning (ERP), que é o sistema de gestão integrado;
  • Gestão de estoque;
  • Monitoramento do processo;
  • Fabricação;
  • Logística.

Como você pode perceber, a cadeia de suprimentos está relacionada a todo o processo produtivo e, por isso, a eficácia da gestão para que essas atividades funcionem perfeitamente é o que garante o equilíbrio à organização.

Mantendo a ordem desses processos, evita-se a formação de gargalos e possíveis problemas em sua operação. Resumidamente, a cadeia de suprimentos é uma sequência de procedimentos que abrange desde a aquisição de insumos e matérias-primas até a entrega do produto final para o cliente.

Ter uma cadeia de suprimentos eficaz é importante para uma empresa, principalmente em relação à parte financeira. Além disso, a mão de obra rende mais, os possíveis gastos com compras e armazenamentos de ultima hora são sempre menores. Com isso, o tempo ocioso da equipe de produção será praticamente zero, em função da otimização de tempo. Por consequência, os resultados serão sempre os melhores possíveis.

Quais são os principais elementos de uma cadeia de suprimentos?

Agora que você já sabe o que é cadeia de suprimentos e qual a importância dela para os processos de sua empresa, iremos apresentar algumas informações adicionais.

Sendo assim, é de suma importância saber quais os principais elementos que a compõem para lidar corretamente com a cadeia de suprimentos. São eles:

1 – Compras

Esse é um dos principais setores nessa rede de produção. Ele fica responsável por adquirir todos os insumos, matérias-primas e equipamentos necessários para a produção da mercadoria e a perfeita operação do processo produtivo. Obviamente, é importante ter um planejamento para que se tenha um alinhamento com a previsão de oferta e demanda do mercado.

Sendo assim, o principal objetivo desse setor para a cadeia de suprimentos é garantir que as compras atendam aos critérios de qualidade e quantidade para cada departamento. E, ainda, manter os custos dentro do orçamento.

Isso é possível, pois a partir da verificação de insumos e matérias-primas disponíveis na indústria, bem como a demanda de mercadorias para o período que se segue, será possível avaliar a necessidade de se adquirir novos materiais ou não e, consequentemente, controlar os gastos, evitar desperdícios e obter maior lucratividade.

2 – Logística

A área de logística deve ser vista como a que entra no processo para gerir a distribuição desses materiais, dentro e fora da empresa. Ou seja, para seu público interno e externo. O setor receberá todos os produtos, registrará as informações e fará a distribuição para os devidos destinos.

Além disso, após todo o processo de produção, o setor de logística deverá levar os produtos para os clientes ou revendedores. É um processo bastante complexo e de alta responsabilidade, uma vez que esse departamento é responsável por interligar setores e, ainda, cliente e empresa.

Devido a isso, esse é um dos elementos principais de uma cadeia de suprimentos e para que esse processo em específico apresente um bom desempenho é de suma importância ter bons fornecedores, possuir uma frota de transportes eficiente ou contar com uma empresa que possibilite um serviço de transporte de qualidade e ao mesmo tempo ágil, bem como adotar mecanismos de monitoramento das atividades, como um sistema de gestão integrada, que possibilite um maior controle do processo. 

3 – Estoque

Como o próprio nome já especifica, é o local onde ocorre o armazenamento de materiais. Os materiais estocados podem ser desde insumos, matérias-primas e equipamentos necessários para a produção de mercadorias, até mesmo o estoque dos produtos finais que serão destinados para revendedoras ou diretamente para os clientes.

Desse modo, o segredo para ter um estoque bem administrado está diretamente ligado à capacidade de uma empresa em conseguir manter os materiais sempre disponíveis. Mas, evitando o desperdício.

Isso não significa que é necessário ter mercadorias em exagero em seu estoque, nem mantê-las por tempo demais. Afinal, todo custo de armazenamento reflete diretamente no preço final de cada produto.

Sendo assim, um estoque realmente eficiente se mantém sempre com produtos armazenados, mas sem manter a linha de produção parada. Consequentemente, isso potencializa a sua competitividade diante do mercado.

Isso ocorre, pois uma qualificada gestão de estoque possibilita a elaboração de um planejamento eficiente, o qual irá considerar o histórico de vendas e a sazonalidade das mercadorias, ou seja, como se comporta a demanda por cada produto durante todo o ano, de modo que seja possível prever a quantidade média necessária de materiais para produção para atender a demanda estimada.

4 – Vendas

Esse é um processo delicado e que precisa ser trabalhado com o máximo de atenção e dedicação. Afinal, lidar diretamente com o cliente é sempre importante! Esse é o departamento responsável por fazer negociações de preço, condições de pagamento, entrega, prazo e outros detalhes.

Essa é a ponta final de uma cadeia de suprimentos, o que faz seu papel ser tão importante dentro dessa cadeia de produção. Mas, ela também é dependente dos outros elementos, uma vez que para as vendas serem positivas, todo o processo anterior deve ter sido eficaz.

Sendo assim, é de suma importância que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos estejam interligados entre si, de forma que falhas sejam identificadas com antecedência e mitigadas, bem como dúvidas sejam sanadas de forma ágil e, consequentemente,  garantam a maior otimização de todo o processo, o que beneficiará a empresa,  os fornecedores, as transportadoras, as revendedoras e, principalmente, os clientes, que representam a razão de ser de qualquer negócio. 

A importância da integração na cadeia de suprimentos

De acordo com a pesquisa intitulada “Os Impactos da Gestão da Cadeia de Suprimentos no Desempenho Estratégico”, desenvolvida por pesquisadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas, as práticas de integração e colaboração realizadas entre os envolvidos apresentam significativo impacto para o desempenho do negócio. 

Segundo os dados obtidos no estudo, o desempenho da empresa apresenta uma correlação de 27,4% em relação às práticas de integração e 34,8% em relação às práticas de colaboração. Desse modo, possuir uma cadeia de suprimentos bem estruturada e que adote alternativas inteligentes possibilita um bom retorno para os negócios. 

Sendo assim, confira a seguir os benefícios em possuir uma cadeia de suprimentos bem estruturada e avalie a possibilidade de adotá-la dentro de sua empresa, para usufruir de todas as vantagens possíveis. 

Benefícios de ter uma cadeia de suprimentos bem estruturada

A cadeia de suprimentos é responsável por intermediar a relação de uma organização com os seus parceiros, fornecedores, transportadoras e clientes. Uma boa gestão desse processo reflete positivamente no fluxo de toda a empresa, assim como em sua parte financeira.

Desse modo, é fundamental investir em estratégias e alternativas que garantam que todo o processo que compõe a cadeia de suprimentos seja realizado de forma satisfatória, pois os benefícios são inúmeros e perpassam todos os segmentos da empresa, bem como todos os agentes externos à empresa que estão vinculados de alguma forma ao processo. Sendo assim, é sobre esse aspecto que iremos tratar na sequência.

Portanto, confira a seguir os benefícios de ter uma cadeia de suprimentos bem estruturada:

  1. Ter uma produção mais otimizada

Um dos principais benefícios em possuir uma cadeia de suprimentos bem estruturada é que o gestor passa a ter controle e acesso a todos os processos internos e externos, possibilitando alcançar os resultados esperados.

Isso é possível, pois quando o gestor dispõe de maior controle dos processos da empresa é possível identificar falhas e gargalos mais rapidamente, bem como traçar alternativas e soluções de forma mais ágil, o que acarretará em uma maior otimização de todo o processo.

Além disso, quem está na linha de frente, atuando diretamente nas atividades da empresa, também terá mais facilidade em visualizar as atividades desempenhadas e comunicar eventuais problemas, assim como identificar potencialidades no processo de forma que a empresa explore novas e eficientes alternativas. 

  1. Redução dos custos operacionais

Esse é o principal objetivo de todos os empreendedores, por isso, conhecer e dominar a cadeia de suprimentos ganha importância para tal meta. Isso porque quando você conhece todas as etapas de produção, consegue identificar os possíveis gargalos e fazer as correções necessárias, a fim de evitar custos maiores, como foi mencionado anteriormente. 

Além disso, adotando um planejamento eficaz da cadeia de suprimentos é possível estimar e administrar melhor os estoques, tanto de insumos quanto de produtos finais, e evitar desperdícios. 

  1. Maior lucratividade

A maior economia proporcionada pela cadeia de suprimentos bem estruturada possibilita uma maior lucratividade para os negócios e pode ser convertida na expansão e maior aprimoramento dos produtos e serviços.

Além disso, a cadeia de suprimentos também proporciona a entrega de produtos e serviços de forma mais qualificada, o que proporciona maior reconhecimento para a empresa, bem como a torna mais competitiva perante as concorrentes.  

  1. Redução de tempo de processo

Uma empresa que não consegue entregar seus produtos dentro do prazo estabelecido acaba tendo o seu nome manchado no mercado, por isso, acompanhar a cadeia de suprimentos pode trazer à sua empresa uma redução nos processos e otimizar o tempo de entrega das mercadorias. 

  1. Maior satisfação do consumidor

A partir de uma cadeia de suprimentos bem estruturada também é possível aumentar a satisfação do consumidor, pois com um processo bem mais administrado e controlado é possível garantir uma produção de qualidade e uma entrega ágil, o que fará com que o cliente rapidamente seja fidelizado e recomende a sua empresa para outras pessoas, bem como os clientes já fidelizados sejam mantidos. 

É sempre bom destacar que o marketing de qualquer empresa começa na qualidade de seus produtos e serviços, desse modo, investir em uma cadeia de suprimentos bem estruturada também faz parte das estratégias de divulgação da marca. 

  1. Aperfeiçoamento da logística do seu negócio

A cadeia de suprimentos é ligada diretamente a logística de sua empresa. Portanto, acompanhar cada passo de perto vai melhorar a sua linha de produção consideravelmente.

  1. Inovação empresarial

Por fim, quando um gestor tem uma visão total da sua cadeia de suprimentos, ele consegue transformá-la em uma potente ferramenta administrativa. Com isso, é possível que ocorra uma transformação para melhorar toda a sua cadeia operacional.

Como foi visto ao longo deste artigo, ter uma cadeia de suprimentos é bastante importante para que a sua cadeia de produção funcione com eficiência. Para um empreendedor ter sucesso é necessário que ele fique atento a esse ponto, buscando conhecer de perto e controlar melhor todas as suas fases.

A sua cadeia de suprimentos deve ser vista como ponto essencial da sua organização. Portanto, procure conhecer melhor cada setor envolvido nesse processo e tenha uma gestão eficiente para que os seus resultados sejam cada vez melhores.

Transporte de cargas MXLOG
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

Falar com um especialista