Logística verde: como garantir a sustentabilidade sem abrir mão da produtividade

Por MXLOG

logística verde

Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas é preservar o meio ambiente. Portanto, a logística verde tem sido cada vez mais importante dentro do contexto das organizações. Você sabe do que se trata?

Trabalhar de maneira sustentável é o foco das instituições. Ou, pelo menos, da maioria delas. Assim, elas se tornam empresas conscientes e que pensam não somente em seus lucros, mas em como a sua produção afeta a natureza. E, quanto menos o meio ambiente for afetado, mais verde é considerada essa organização. Ou seja, mais amiga do ecossistema.

Para você saber o que é logística verde, preparamos este artigo. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é logística verde?

A logística verde é uma área da logística que se preocupa com os impactos causados à natureza devido às suas atividades. Portanto, uma empresa pode se enquadrar neste conceito se tem a consciência de ter uma produção limpa e de forma sustentável.

Os empresários que pensam nesses impactos defendem a idéia de terem responsabilidade ambiental por suas atividades e pela destinação dos produtos gerados pelas empresas. Por isso, quem adota a logística verde está preocupado sobre como isso irá impactar a comunidade e o meio ambiente.

O termo é usado para definir a gestão que vai mensurar os resultados, aspectos e impactos da atividade logística, de forma que ela se torne ecologicamente correta. É uma maneira de criar mecanismos para:

  • Conter a emissão abusiva de resíduos ao meio ambiente;
  • Armazenar os produtos de forma adequada;
  • Garantir o reaproveitamento de materiais.

Para que uma empresa diminua a sua emissão de dióxido de carbono, por exemplo, para que reduza as agressões ao meio ambiente e às pessoas, é necessário mudar o tipo de combustível utilizado. Ou seja, não usar aqueles que são originados do petróleo, os substituindo por combustíveis amigos da natureza. Aqueles que são renováveis ou biocombustíveis.

O setor de logística já está atento para essas mudanças, pois essa será uma das exigências dos seus clientes. Principalmente aqueles que possuem uma direção focada em projetos de cunho ambiental.

Quais os benefícios da logística verde e os seus impactos?

Há muitas razões para uma organização adotar as práticas da logística verde. Um dos benefícios é adotar um caminho ecologicamente correto para melhorar a sua reputação no mercado e proteger a sua marca. Afinal, ela irá passar a mensagem de ser amiga do meio ambiente.

Além disso, a adoção de práticas verdes em sua empresa dá a você mais vantagem competitiva e, assim, aumenta a sua demanda. Afinal, hoje em dia, os consumidores dão preferência para produtos ecológicos e com embalagens amigáveis à natureza. Eles estão dispostos a pagar um preço mais alto por essas mercadorias.

Dessa maneira, as empresas que querem se tornar mais competitivas e se manterem no mercado, precisam estar abertas às transformações. Se adaptarem às exigências dos consumidores amigos da natureza e, ainda, cumprir sempre com as regulamentações ambientais. Outra forma é ter planos que são ecologicamente corretos.

Aderindo ao sistema de logística verde, os benefícios são mais amplos e a empresa tem maior visibilidade no mercado. Portanto, quando uma organização se torna amiga do meio ambiente suas chances são maiores para:

  • Conseguir linha de crédito facilitada;
  • Menor taxa de juros;
  • Mais credibilidade com os clientes e fornecedores;
  • Abatimento em impostos.

Logística reversa

As nomenclaturas logística verde e logística reversa podem ser um pouco confusas para quem não conhece os termos, mas é bem simples de explicar. A logística reversa é aplicada quando o cliente precisa devolver um produto, seja por falhas, para trocas ou por simplesmente não ter gostado da mercadoria. Nesse caso, a logística atua como pós-venda para as empresas.

A logística verde utiliza a logística reversa principalmente para a reciclagem, remanufatura e por questões de embalagens reutilizáveis. A logística verde tem qualidades mais amplas, como a da preocupação com a redução das embalagens não recicláveis e do impacto ambiental por meio das indústrias.

A importância da logística verde

A preocupação com o meio ambiente tende a atrair novos consumidores. Além disso, é uma forma de buscar soluções de preservar o nosso planeta. Com esse crescimento de empresas pensando de forma ecologicamente correta, as marcas investem em processos sustentáveis e ganham mais credibilidade com o seu público.

Porém, é preciso ir além do marketing. Muitas empresas investem milhões em propaganda, para, aos olhos dos consumidores, serem bem vistas. Porém, se esquecem que os processos também precisam adotar práticas verdes para que seus produtos estejam dentro de uma linha de produção ecologicamente correta.

Portanto, a gestão ambiental precisa ser implantada dentro das empresas e não somente adotar a nomenclatura. Assim, investir em pneus ecologicamente corretos, combustível amigo do ambiente e que podem ser aproveitados, bem como trabalhar para promover a redução de resíduos, são práticas eficientes e fáceis de serem implantadas de logística verde.

Quem ganha é a marca, mas também o consumidor. Além de aumentar o faturamento da empresa, pois ela será bem vista pelos clientes.

Logística verde no Brasil

O conceito de logística verde já é usado em várias partes do mundo. No Brasil, um dos cases de sucesso é o de embalagens de agrotóxicos. Desde 2013, milhares de toneladas de embalagens já foram recolhidas para serem ecologicamente descartadas.

Mas isso não é somente para as embalagens de papel. Os fabricantes de embalagens de vidro e lata também atuam para melhorar o processo de reciclagem delas. Assim, a logística torna-se verde por meio do seguinte processo: um equilíbrio sustentável entre o financeiro, social e ambiental. Assim todos os lados são beneficiados.

Viu como é importante adotar a logística verde em sua empresa e os benefícios que ela traz para os seus negócios? Pensar de forma ecologicamente correta e adotar uma postura pensando no meio ambiente pode gerar boas e grandes receitas para a sua organização.

Além de você, a comunidade em que vive e o planeta também são beneficiados. Portanto, que tal adotar essa prática em sua empresa?

Gostou do nosso artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL!

Conheça os serviços de armazenamento, gestão logística e entregas da MXLOG para lojas virtuais.

Saiba Mais