O que é logística integrada e como pode ajudar o seu negócio

Por MXLOG

logística integrada

Todo empreendedor ou gestor que está à frente de um departamento estratégico da empresa sabe o quão importante é se manter atualizado sobre as novas alternativas e estratégias presentes para aperfeiçoar os processos e garantir maiores benefícios para os negócios. Sendo assim, neste post de hoje iremos falar sobre a logística integrada. 

Esse tipo de logística vem ganhando espaço nas empresas e, portanto, preparamos este conteúdo falando mais sobre o que é a logística integrada, quais os benefícios dela para a sua empresa e como aplicá-la. Continue acompanhando este post e saiba mais sobre o assunto!

O que é logística integrada?

A logística integrada é um conceito novo que vem sendo introduzido na gestão de processos das empresas. Atualmente, esses processos não se limitam apenas ao gerenciamento de estoque e transporte e, desse modo, se faz necessário interligar os diferentes setores que estão envolvidos no ciclo de vida de uma mercadoria, que vão desde o planejamento de insumos e matérias-primas necessárias para a sua produção até a forma de destinação ao consumidor final.  

Como essa cadeia se tornou mais complexa se faz necessária uma integração, ou seja, uma interação entre todos os envolvidos de forma a garantir que o processo ocorra da melhor forma possível. 

Essa integração tem ocorrido por meio da adoção de sistemas de gestão integrados que conectam todos os envolvidos nos processos de pré-produção, produção e pós-produção de uma mercadoria, isto é, fornecedores, diferentes setores da empresa, transportadoras e o cliente.  

Quais os benefícios em implementá-la?

Há inúmeras vantagens em adotar a logística integrada na sua empresa, e listamos um conjunto de benefícios relacionados a implementação dessa estratégia. Acompanhe!

  1. Redução de custos

A logística integrada possibilita que o gestor possa visualizar com maior facilidade e em tempo real o andamento dos processos de pré-produção, produção e pós-produção, de forma que possa identificar eventuais falhas de maneira ágil e consiga resolver a questão no menor tempo possível.

É possível planejar o estoque de insumos e matérias-primas e o estoque de produtos finais de forma mais realista e, consequentemente, evitar desperdícios provenientes de um mau planejamento financeiro e de estoque.

Sendo assim, essas vantagens proporcionam uma maior redução de custos para a empresa, pois a logística integrada garante um maior controle dos processos. 

  1. Otimização dos processos

Além de reduzir os custos, a logística integrada possibilita uma maior otimização dos processos dentro de uma empresa. Isso ocorre, pois todos os envolvidos no processo produtivo possuem a possibilidade de interagir e se comunicar em tempo real e, dessa forma, as potencialidades do processo são identificadas por todos os integrantes e podem ser bem mais exploradas, bem como problemas podem ser identificados com maior clareza, ou seja, todos visualizam as causas reais da falha e podem solucionar de forma rápida. 

  1. Maior lucratividade

Com a redução de custos e um processo produtivo mais ágil, consequentemente, há uma maior lucratividade dos negócios. Isso também ocorre em grande parte por causa da maior satisfação dos clientes.

O consumidor final percebe a qualidade do produto adquirido e a velocidade que o serviço de entrega foi realizado e passa a avaliar bem a empresa. Isto torna mais fácil fidelizar esse consumidor, bem como fazer com que ele passe a indicar a sua empresa para outras pessoas. 

  1. Diminuição dos riscos

Por fim, a logística integrada também possibilita uma diminuição de riscos durante o processo, pois possuindo um sistema integrado todos os envolvidos têm um maior controle sobre a situação e diante de qualquer imprevisto podem atuar para mitigar eventuais problemas.

Com um maior controle de todo o contexto produtivo, há uma menor ocorrência de problemas, visto que o processo está bem mais organizado e monitorado por mais pessoas. 

Como aplicar no meu negócio?

Agora que você já sabe mais sobre a logística integrada e quais as vantagens ela proporciona para os seus negócios, confira o que é necessário para adotar essa estratégia em sua empresa de forma com que ela, de fato, garanta os benefícios mencionados. 

  1. Adoção de um sistema de logística integrada

O primeiro passo para implementar o conceito de logística integrada em seu negócio é selecionar o sistema de gestão que irá possibilitar essa interligação entre todos os envolvidos. Sendo assim, é importante considerar que o sistema seja eficiente, ofereça comandos intuitivos e apresente boas opções em termos de funcionalidade para o seu negócio.

  1. Qualificação para uso do sistema

Além de selecionar um bom sistema de logística integrada, é necessário qualificar os funcionários para que eles façam bom uso desse investimento, bem como conversar com fornecedores e divulgar em canais de comunicação com os clientes a possibilidade de tirar qualquer eventual dúvida sobre o funcionamento do sistema. 

O mais importante é que ele seja intuitivo para não causar nenhuma dúvida sobre o seu uso e funcionamento, o que irá garantir maior segurança para todos os envolvidos no processo. 

Quanto a qualificação de colaboradores, é possível selecionar um funcionário dentro de cada setor para receber a capacitação e ficar responsável por passar as instruções para os demais, bem como cuidar do desempenho das atividades naquela área. 

  1. Avaliação do desempenho

Por fim, é de suma importância que o desempenho do sistema de logística integrada seja monitorado, pois um dos grandes benefícios dessa estratégia é a possibilidade de maior controle e avaliação do andamento dos processos. 

No início pode ser necessário um maior monitoramento por questões de adaptação, mas conforme todos forem ganhando experiência no uso da plataforma de logística integrada será mais fácil desempenhar as atividades e usufruir de forma plena de todos os benefícios que o sistema possui. 

Essa foi a nossa seleção contendo as principais informações sobre a logística integrada. E então, o que achou dessa nova alternativa? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários e continue acompanhando as nossas postagens.

Até a próxima!

logistica reversa para e-commerce
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL

Com a MXLOG a logística da sua empresa está em mãos experientes e especializadas!

FALAR COM UM ESPECIALISTA