Logística empresarial: o que é e como potencializar?

Por MXLOG

Empresas que operam com problemas logísticos devem estar preparadas para um orçamento ainda mais pesado, dores de cabeça e insatisfação dos seus clientes.

Isso porque, adequar e gerir processos logísticos exige conhecimento e a logística empresarial é um dos braços mais importantes no quesito redução de custos e aumento da lucratividade. Tudo depende de como é feita a sua gestão!

Fique com a gente até o final deste artigo e entenda o que é, qual a importância, como otimizar e potencializar a logística na sua empresa.

A logística empresarial

Embora muitas pessoas pensem que se trata apenas de um setor, a logística é muito mais do que isso, podendo ser definida como um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos que possibilitam a implementação e o controle do fluxo de produção.

Pense no setor de produção de uma empresa. Imagine iniciar um processo e faltar matéria-prima ou insumos para fabricação de determinado produto? Por outro lado, considere uma produção em larga escala, mas com dificuldades no estoque e na distribuição?

Sem logística e sem gestão, não há como estabelecer o fluxo de produção ou executar atividades ao longo da cadeia de suprimentos.

É a logística empresarial que liga os pontos essenciais: matéria-prima, produção, armazenamento e gerenciamento do estoque, distribuição até os fornecedores e o cliente final.

Logística 4.0

Com a indústria 4.0, o conceito de logística também não é mais o mesmo.

As impressoras 3D, Big Date, Analytics, realidade aumentada e a Internet das Coisas (IoT) fazem parte da vida das pessoas e a forma de fazer negócios assim como o estilo de vida dos consumidores também está diferente.

Considerando este cenário, a gestão inteligente de estoques passa a ser uma necessidade, sendo que as empresas já começaram a produzir somente o necessário e de forma personalizada. Em pouco tempo, não haverá mais espaço para estoques gigantescos de produtos.

Neste contexto, a palavra de ordem é integração, regada a muita tecnologia. Todos os envolvidos na cadeia de suprimentos devem adotar práticas modernas de logística, para facilitar a gestão e permitir o controle completo de todos os processos.

Clientes, indústrias, armazéns e transportadoras, todos estarão interligados por tecnologias da informação e comunicação. Clique aqui para saber mais sobre este assunto.

A importância da Logística Empresarial

A logística empresarial é importante para que o processo produtivo da sua empresa funcione bem, assim como para a sua imagem e sobrevivência no mercado.

O consumidor não aceita mais desculpas e quando ele compra algo, seja na loja física ou virtual, quer seu produto na hora ou dentro do prazo estipulado. Por isso, se sua empresa não está preparada para fornecer ou entregar, será substituída por outra, ou pior, massacrada pela internet.

Somente uma boa gestão dos processos logísticos pode garantir o fluxo correto na cadeia de suprimentos. Matérias-primas sempre disponíveis, produção de acordo com a demanda do mercado, correta armazenagem dos produtos, distribuição efetiva para os fornecedores ou varejistas e clientes finais satisfeitos.

Preparamos mais sobre a importância da logística empresarial: Clique aqui e confira!

Otimize e potencialize a logística na sua empresa

Com conhecimento, tecnologia e melhoria contínua você torna possível a otimização e potencialização da logística na sua empresa. Não basta adotar um novo sistema e não treinar a equipe. Não basta ter uma equipe treinada, mas não investir em tecnologia. Não basta ter ambos e ter dificuldades em distribuir seu produto.

1. Invista em tecnologia

Integrar e sincronizar dados é fundamental para os processos logísticos e o funcionamento da cadeia de suprimentos. Se o objetivo é atender o consumidor final da melhor forma, antes disso, todos os outros processos precisam funcionar corretamente.

Vamos relembrar: Ter a matéria-prima, produzir a quantidade necessária, estocar corretamente, distribuir com eficiência. Com tudo funcionando perfeitamente, a chance de reduzir custos e aumentar a lucratividade é enorme.

Somente por meio da tecnologia é possível ligar todos os elos e otimizar os processos.

2. Tenha conhecimento e infraestrutura

Sua empresa precisa de profissionais com conhecimentos logísticos em vários setores, pois todos precisam entender como os processos funcionam e aplicar os conceitos na prática.

Também é necessário ter uma estrutura mínima, como um armazém para estocagem, por exemplo. Empresas pequenas podem ter muitas dificuldades neste sentido.

Como nem sempre é possível conciliar esses dois itens, uma boa solução é contar com Operadores Logísticos.  Você já ouviu falar? Não se trata exatamente de um cargo, mas sim, de empresas que atuam na terceirização de serviços logísticos ou gestão para outras organizações.

Pode ser uma solução eficiente para empresas que não possuem experiência, conhecimento ou infraestrutura adequada para gerenciar seus processos logísticos e contar com profissionais terceirizados, devidamente capacitados, pode evitar muitos prejuízos e dores de cabeça.

3. Melhore a distribuição e o recebimento dos produtos

Este é um ponto importante e que envolve dois processos.

Primeiro, realizar a distribuição dos produtos de forma eficaz, por meio de uma rede segura, confiável, com equipe treinada, alcance adequado às suas expectativas e valor justo.

Segundo, não perder tempo na entrega do produto. Muitas empresas não possuem sistema de agendamento nas docas e como resultado necessitam enfrentar filas de caminhões em pátios, demora na conferência de notas e mercadorias, entre outros contratempos.

Mais uma vez, a solução está em investir em tecnologias e empresas sérias para o transporte. O desenvolvimento de sistemas de agendamento de entregas pode ser uma solução efetiva, bem como a contratação de empresas de transporte confiáveis. No caso do Brasil, o transporte rodoviário ainda é modal logístico mais utilizado.

Agora que você já se aprofundou e compreendeu a importância da logística empresarial, sabe que é quase impossível sobreviver no mercado sem fazer a gestão deste processo.

A MXLOG conta com muitas soluções para você e sua empresa. Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais. Siga nossos perfis no Instagram e no Facebook!

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA