Logística de suprimentos: como funciona

Por MXLOG

logistica-de-suprimentos

A logística é um tema de grande relevância para os negócios e está presente nas mais distintas etapas de produção e distribuição. Sendo assim, por vezes a logística pode parecer um pouco confusa, visto que ela está dividida em distintas etapas dentro de todo o processo. Uma delas é a logística de suprimentos e é especificamente sobre esta etapa da logística em geral que iremos abordar hoje neste post.

O que é logística de suprimentos?

Antes de falarmos o que é logística de suprimentos, é necessário destacarmos que ela é uma etapa da logística em geral. Sendo assim, se a logística em si significa a gestão do fluxo de materiais, informações e dinheiro através de uma cadeia de abastecimento, a logística de suprimentos é aquela que trata especificamente da gestão da matéria-prima e dos insumos. Desse modo, a logística de suprimentos expressa a relação entre empresa e seus fornecedores.

Qual a importância da logística de suprimentos?

Como mencionado anteriormente, a logística de suprimentos é responsável por gerenciar todas as etapas que envolvem a obtenção de matérias-primas e insumos para a produção de um produto final. Nesse sentido, esse planejamento visa garantir os seguintes aspectos:

  • maior sistematização e, consequentemente, controle dos processos;
  • maior eficiência e agilidade; e
  • redução de custos.

Em outras palavras, ao conhecer a demanda do produto em cada período do ano, é possível prever com maior especificidade quais matérias-primas e insumos serão necessários para produzi-lo e, dessa maneira, gerenciar o estoque para que não ocorra perda de matéria-prima ou insumo por acondicionamento indevido e/ou prazo de validade vencido.

Além disso, ao prever a demanda, é possível também realizar um bom levantamento de preços com os fornecedores e obter as melhores condições. Já pelo lado do consumidor, isso garante que não faltem mercadorias por preços competitivos quando forem buscar pelos produtos no mercado.

Como funciona a logística de suprimentos?

A logística de suprimentos é dividida em três etapas, sendo elas: entrada, processo e saída. Continue acompanhando este post e saiba mais sobre cada uma delas. 

1. Entrada

A entrada consiste na etapa onde os insumos e matérias-primas são obtidos e encaminhados para o estoque ou almoxarifado da empresa. É importante destacar que essa entrada está intrinsecamente relacionada com a demanda pelo produto final, de modo que não ocorra estoque parado tanto de produto acabado quanto de matéria-prima e insumo. 

2. Processo

O processo consiste na etapa onde as matérias-primas e os insumos são transformados em produto final. Após a etapa de processo, os produtos são direcionados para o estoque de produto acabado. 

3. Saída

Por fim, a etapa de saída consiste na distribuição das mercadorias até que elas cheguem ao cliente final. Aqui vale destacar que, conforme ocorrer a saída do produto final, será necessário ou não demandar novos insumos e matérias-primas, de modo que o sucesso desta etapa influencia diretamente na primeira etapa mencionada nesta seção. 

Como otimizar a logística de suprimentos?

A logística de suprimentos permite uma melhor performance na gestão do fluxo de entrada e saída de matérias-primas e insumos, contudo é possível otimizar mais ainda a gestão e obter melhores resultados. Acompanhe algumas maneiras de fazer isso.

1. Mapear os processos da empresa

Uma das formas de otimizar a logística de suprimentos é realizando o mapeamento dos processos da empresa desde o início do processo de obtenção de insumos e matérias-primas até a entrega ao cliente final. Desse modo, é possível dispor de um maior controle sobre o andamento do negócio e identificar onde exatamente podem existir gargalos ou eventuais problemas.  

2. Implementar sistemas de gestão integrada

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é sistematizar informações para garantir maior eficiência. Assim sendo, perceber a adoção de recursos tecnológicos não como um custo, mas sim como um investimento, é uma ótima maneira de otimizar os processos.

Como você pôde perceber, para que tudo saia de maneira adequada, é necessário sistematizar todo o processo. Para realizar essa operação de maneira ágil e sem equívocos, é fundamental contar com um sistema de gestão integrada que facilite a execução de todos os procedimentos. 

O sistema poderá auxiliar tanto no controle do estoque de entrada quanto do estoque de produtos acabados, fazendo com que o investimento se pague rapidamente por meio da grande agilidade e controle dos processos que proporciona.

Além da adoção de um sistema deste tipo auxiliar no dia a dia da empresa, o cliente final também será recompensado pelo investimento, não apenas porque irá receber um produto melhor processado, mas também porque poderá usufruir do sistema para acompanhar a entrega da mercadoria em tempo real, proporcionando uma maior segurança para o consumidor. 

3. Capacitar os colaboradores

De nada adianta adotar a mais alta tecnologia para otimizar a logística de suprimentos dentro da empresa se os funcionários não souberem operá-la. Sendo assim, a adoção de novas tecnologias tem que estar aliada à capacitação profissional dos colaboradores para que o investimento surta o efeito esperado em curto prazo. 

4. Criar KPI’s e avaliar o desempenho operacional

Planejar é sempre uma ótima estratégia para melhorar o desempenho dos negócios, mas mais importante do que planejar é não apenas seguir o plano sem monitorá-lo. 

Nesse sentido, criar métricas de avaliação, como KPI’s, para analisar o desempenho operacional da empresa é de suma importância para identificar problemas com agilidade e propor soluções antes que uma pequena eventualidade se transforme em um problema maior e impacte significativamente nas contas da empresa.

Conclusão

Como foi exposto neste artigo, a logística de suprimentos é de suma importância para garantir a maior rentabilidade do negócio, controle dos processos e satisfação do cliente. Entretanto, para garantir todos esses benefícios e otimizá-los, é fundamental contar com a tecnologia, capacitação profissional e monitorar o desempenho da estratégia adotada para manter o aperfeiçoamento das operações. 

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL

Fale agora com um dos nossos especialistas e faça uma cotação das suas entregas com a MXLOG

Saiba mais!