Logística de distribuição: como otimizar as entregas de fim de ano da sua empresa?

Por MXLOG

Todo fim de ano é a mesma coisa, a demanda aumenta e as entregas que lutem. Para quem se programa, isso já não é mais um problema. Você sabe como otimizar suas entregas de fim de ano? Fique com a gente e pegue 7 dicas que separamos para te ajudar.

Natal e Réveillon são as datas mais movimentadas do ano para varejistas e e-commerces. Poucas semanas antes até a véspera em si, as pesquisas e compras disparam repentinamente. Isso é ótimo, mas só para quem sabe aproveitar a oportunidade. O pico sazonal do fim de ano também traz obstáculos nos processos logísticos e de entregas. É preciso estar preparado para oferecer uma boa experiência de compra.

 Para evitar o caos e garantir a lucratividade das festas de fim de ano, atente-se aos riscos e previna-se o quanto antes.

7 dicas para se preparar para as entregas de fim de ano

1. Antecipação

Antecipe-se à pressa repentina dos compradores. Isso é totalmente possível já que todos os anos é a mesma coisa, as empresas já são capazes de prever.

A demanda festiva pode aumentar em até 5 vezes mais os pedidos, mas seu cliente não está disposto a aguardar 5 vezes mais de tempo para receber suas compras. Antecipe-se e terceirize sua logística antes das datas festivas. Não deixe para agir em cima da hora.

Ao antecipar seu planejamento, a empresa evita reclamações, devoluções e dores de cabeça que seriam evitáveis.

2. Comunicação com a terceirizada

Se sua empresa já tem uma terceirizada, mantenha o contato com ela. As empresas devem estar alinhadas e falando a mesma língua. Lembre-se que como a demanda aumenta pra você, pode aumentar para a empresa também. Daí a importância de fazer uma boa contratação porque se a sua empresa deve estar preparada, a terceirizada deve estar preparada em dobro.

Comunique-se e deixe as coisas claras para evitar estresse e falhas na comunicação. Prazos, retiradas e entregas devem ser visualizadas por você facilmente, a terceirizada tem que garantir essa visão ao contratante.

3. Comunicação com os clientes

Uma abundância de pedidos surge ao mesmo tempo. Uma dica é se antecipar aos pedidos dos clientes mais antigos e fiéis. Se sua empresa oferece vendas B2B, que tal perguntar antes se haverá demanda para o fim do ano? Isso lhe dará tempo de se programar e organizar a produção e a logística com antecedência.

Evite surpresas. A comunicação com os clientes só contribui para a relação.

4. Formas de entrega

Varie as formas de entrega e melhore a conveniência do cliente e da empresa. Oferecer apenas um serviço de entrega pode não ser suficiente nessa época. Além disso, a entrega rastreável já não é mais um diferencial, os clientes não esperam menos do que isso.

O rastreamento permite o cliente saber onde seu produto se encontra e assim, evita que ele entre em contato para solicitar informações. Todo mundo ganha.

Também tenha ciência que no fim do ano as pessoas estão ainda mais exigentes e querem entregas rápidas, que cheguem antes do Natal. Para cumprir essas expectativas, alie formas de entregas expressa, esteja pronto para enviar mercadorias imediatamente.

5. Erros e sucessos anteriores

Os anos anteriores proporcionaram experiências boas e ou ruins. O importante é aprender com elas. O que já deu certo e dá para replicar e aperfeiçoar? O que deu errado e deve ser eliminado? Analise um a um, redefina as estratégias e melhore a eficiência das vendas e entregas.

5. Trocas e devolução

Fim de ano também pode ser o período em que mais ocorrem trocas e devoluções. Planeje essas demandas também. Um serviço ruim ou que comprometa a credibilidade da empresa torna-se alvo de críticas e reclamações. Por mais chata que seja essa parte, ela é muito importante e deve entrar no planejamento.

Contrate uma transportadora completa agora

Falta muito pouco, o momento de contratar uma transportadora segura, confiável e com experiência é agora. Para resumir tudo o que foi abordado aqui, contrate a MXLOG.

Nós temos uma gama de serviços de entrega para oferecer. Não perca as oportunidades das datas festivas por falta de organização. O boom do Natal e do Réveillon devem ser aproveitados ao máximo, veja esse período como um grande potencial de melhorar o ano e fechar no azul. Não há mais temporada para errar, a concorrência está correndo atrás.

A MXLOG é uma transportadora em São Paulo, com excelência no transporte de cargas e logística através de uma equipe de profissionais com mais de 30 anos de experiência. Gestão logística para empresas, entregas de carro, entregas rápidas, serviços de motoboy online, transporte de medicamentos com certificação ANVISA e muito mais.

Aqui, você ganha a possibilidade de oferecer as entregas que seu consumidor merece. Ágil, programada, rastreável e confiável.

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

Converse com um de nossos consultores e conheça os serviços que disponibilizamos para você e sua empresa.

FALAR COM UM DE NOSSOS CONSULTORES