Logística 4.0: tudo o que você precisa saber sobre

Por MXLOG

logística 4.0

O conceito de logística 4.0 ainda não está muito difundido. Muitas pessoas ainda possuem dificuldades para lidar com esse termo e com as novas tecnologias. É um caso que está voltado para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos no mercado.

As novas tecnologias ainda confundem bastante os empresários. No entanto, elas estão chegando ao mercado para melhorar os serviços e otimizar o tempo.

Para explicar melhor sobre a logística 4.0, preparamos este post. Vamos relatar seus benefícios e falar também sobre o seu conceito. Portanto, continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é logística 4.0?

No modelo tradicional da indústria, uma produção é realizada em grande escala, com um número alto de mercadorias e, consequentemente, favorecendo o acúmulo em estoques. Pensava-se que essa era a solução para se cumprir uma demanda e não correr o risco de faltar produtos para os clientes.

Porém, à medida que a tecnologia avança, é necessário focar nas exigências do cliente. Ou seja, a produção é mais personalizada e a fabricação é apenas o essencial para a comercialização em um curto período de tempo.

O conceito de logística 4.0 surgiu com a indústria 4.0, que é a produção de acordo com a necessidade do cliente. Mas para isso ser possível, é necessário que toda a cadeia de suprimentos tenha o mesmo pensamento. Dessa forma, diminui-se o consumo em exagero de matérias-primas e não há um estoque repleto de produtos que não serão vendidos. Além disso, eleva a produtividade de toda equipe e otimiza os processos de entrega.

Essas são mudanças necessárias para que as empresas continuem sendo competitivas. Portanto, pode-se dizer que a logística 4.0 é a evolução da logística tradicional, tendo como principal premissa a necessidade de investimento em tecnologia para assim aumentar o seu Market Share.

Sendo assim, o foco é ter a tecnologia como aliada para ter um crescimento organizacional. Assim, os processos tornam-se mais automatizados, elevando a produtividade e ganhando mais eficiência nas operações.

Quais os benefícios da logística 4.0?

Há diversos benefícios em adaptar a sua organização com a logística 4.0. Veja quais são os principais:

1 – Diminuição de perdas de produtos

Quando você começa a produzir somente o necessário para suprir as necessidades dos clientes, consegue diminuir a perda de estoque. Ou seja, não há acúmulo de mercadorias e, com isso, não tem motivo para se desfazer de produtos que passaram da validade ou que não tem mais procura.

Assim, você também não compromete a produção da sua equipe. Pois se eles produzem em excesso, o tempo que poderia ser investido em algo que dá retorno está sendo empregado em um item que vai gerar acúmulo.

2 – Melhoria na análise de dados

Com a ajuda da tecnologia, é possível analisar melhor os resultados da empresa e potencializá-los. Porém, é necessário utilizar sistemas voltados para a área de logística. Essas ferramentas ajudam a ter boas estratégias para otimizar os processos e torná-los mais eficazes.

3 – Maior foco nas estratégias de negócios

O maior foco da logística 4.0 é em questão de estratégia organizacional. Os objetivos são: aprimorar e melhorar a gestão, diminuir os gargalos e os desperdícios, melhorar o tempo de trabalho e de produção, além de reduzir os custos, mas sem perder a qualidade.

Para isso, é importante a utilização de softwares que monitorem corretamente o fluxo de trabalho com bastante precisão. Além de manter as informações acessíveis e sempre atualizadas.

4 – Reduzir os custos

Ao reduzir as perdas, otimizar os processos e tirar toda burocracia, o resultado é a redução dos custos operacionais. A partir de então, a empresa se torna mais competitiva e consegue conquistar mais espaço no mercado em que atua.

5 – Clientes mais satisfeitos

As melhorias realizadas em sua empresa e as tecnologias implantadas para que isso aconteça são vistas na qualidade dos serviços prestados, ou dos produtos feitos. Isso é traduzido na satisfação dos clientes.

A sua eficiência e melhoria podem ser percebidas de diversas formas, entre as quais:

  • Diminuição dos prazos de entrega;
  • Informações atualizadas sobre o pedido feito;
  • Erros cometidos com menor frequência;
  • Os preços se tornam mais competitivos.

Por isso, vale ressaltar que a base para manter a satisfação do cliente em alta é entender e atender as suas necessidades. Essa é uma forma eficiente para que eles sejam fidelizados à sua marca.

Quais os desafios enfrentados pela logística 4.0?

O maior desafio da logística 4.0 está relacionado em mudar a cultura organizacional de uma empresa. Afinal, a ideia é mudar os processos internos e aumentar a integração por meio da conectividade. Por isso, as pessoas devem se preparar para transformar a maneira como monitoram e executam as suas atividades.

Outro ponto em destaque é em relação aos estoques. As empresas tradicionais estão acostumadas a terem um alto volume de produtos parados. O que gera perdas de materiais e, consequentemente, de dinheiro. A ideia é minimizar o número de mercadorias estocadas.

A logística 4.0 visa eliminar os excessos nos estoques e diminuir o tempo de entrega dos pedidos. É de extrema importância saber sincronizar os processos de entrega junto aos fornecedores.

Além dos pontos citados, outros que necessitam ser implantados dentro de uma organização são:

  • Ter informações mais precisas, acessíveis e que possam ser visualizadas em tempo real;
  • Centros de distribuições mais inteligentes, com gestão moderna e conectada;
  • Ter uma visão geral de cadeia de suprimentos;
  • Ter foco na otimização;
  • Maior integração entre equipamentos, pessoas, processos e os setores dentro de uma empresa.

A logística 4.0 tem saído do patamar de tendência e se tornado cada vez mais real. Portanto, as empresas que decidirem investir em tecnologia para melhorar os seus processos, têm grandes chances de sair na frente da concorrência, criar novos diferenciais e ganhar mais espaço no mercado em que atua.

Sendo assim, implantar a logística 4.0 em seu negócio é investir no aumento da sua lucratividade e da visibilidade do seu negócio. Além de organizá-lo com eficiência para atender a todas as demandas com agilidade.

Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário.

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA