Como uma boa gestão logística pode impactar nos lucros da minha empresa?

Por MXLOG

Uma boa gestão logística é fundamental para que a sua empresa marque presença no mercado e se torne referência naquilo que entrega. Capaz de:

  • Reduzir excesso de estoque (redução de custos)
  • Otimizar tributação e impostos como ICMS, ISSQN, IPI, dentre outros
  • Reduzir custos de produção
  • Reduzir custos operacionais

    Neste artigo você vai aprender: como a gestão logística é importante para a receita da sua empresa, como reduzir custos com transporte e logística e dicas para aumentar seus lucros com uma boa gestão logística. Aproveite!

    Uma boa gestão logística é fundamental para que a sua empresa marque presença no mercado e se torne referência naquilo que entrega.

    Cada vez mais os produtos e serviços prestados pelas empresas se assemelham em sua natureza e qualidade, e mesmo um modelo de negócios inovador e revolucionário acaba se transformando, em pouco tempo, em um campo de batalha, e o que conta não é apenas a qualidade do serviço ou produto oferecido, mas também como esse produto chega até o cliente.

    Gestão logística: como reduzir custos

    Encantar o cliente com entregas no prazo, atendimento excelente e segurança resulta em aumento das vendas e do lucro. Ao mesmo tempo, um bom gerenciamento dos processos internos pode reduzir custos e despesas, maximizando os lucros obtidos.

    Portanto, uma gestão de logística com foco em aumento dos lucros envolve enxergar holisticamente a cadeia produtiva e implementar ações estratégicas em busca dos melhores resultados. Esse é um processo contínuo, em que sempre há oportunidades de ajustes e melhoras. Por isso é importante mensurar continuamente a efetividade dos procedimentos, identificando o que pode ser feito melhor.

    Pelo menos quatro fatores podem afetar diretamente os lucros da empresa: a receita bruta com a venda dos produtos, a carga tributária, o custo da mercadoria vendida e as despesas operacionais. Confira, a seguir, como uma gestão logística eficaz pode impactar nos lucros da sua empresa nessas quatro áreas.

    Aumentando a receita – reduzindo as rupturas

    Rupturas no ponto de venda – ou, produtos em falta – significam vendas perdidas. Por outro lado, o excesso de estoque também acarreta prejuízo, uma vez que esses produtos, não sendo vendidos, deterioram ou ficam obsoletos. Assim, a gestão inteligente no controle de estoque assume importância decisiva na rentabilidade da empresa.

    Reduzir rupturas exige estudo e observação dos hábitos de compra dos clientes. Depois de monitorar o desempenho das vendas por um período específico, pelo menos um ano, é possível prever sazonalidades e saber quais produtos vendem mais e em que período. Essas informações são usadas para planejar campanhas e outras ações para alavancar as vendas.

    A disponibilidade constante dos produtos mais vendidos em si já é um propulsor para incremento de venda. Segundo o Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a cada 4% de redução de ruptura de um item há um ganho de 1% nas vendas desse mesmo item.

    Otimização tributária – como ganhar nos impostos

    Com a pesada carga tributária que recai sobre as empresas no Brasil, manter os impostos em dia e conciliar essa necessidade com preços e prazos competitivos é um verdadeiro desafio. As operações logísticas são afetadas por tributos em todas as esferas. Os principais deles são:

    • O ICMS, que é um imposto estadual, recolhido na distribuição e fornecimento de mercadorias.
    • O ISSQN, que é municipal, incide sobre operações de transporte e distribuição. Assim como o ICMS varia de estado para estado, o ISSQN pode ter uma alíquota diferente em cada município.
    • O IPI, um tributo federal, é cobrado na indústria nacional e também nos produtos importados.

    Esse aspecto descentralizado da cobrança de impostos na logística pode causar problemas e afetar a saúde financeira da empresa. Como um bom planejamento ajuda?

    Primeiro, a comunicação eficiente com o setor contábil é importante para que as equipes possam trabalhar em conjunto buscando as melhores alternativas.

    O planejamento geográfico também deve ser levado em conta. Mapear a estrutura tributária dos estados pode ajudar a planejar rotas mais eficientes, escolher cidades estratégicas para o armazenamento dos produtos, tirar proveito de incentivos fiscais e reduzir o pagamento de taxas sobre as operações da empresa.

    Muitas empresas encontraram na terceirização da logística uma maneira de reduzir significativamente as despesas com impostos. Conheça soluções para sua empresa falando com um especialista.

    Redução dos custos de produção

    A logística também é responsável pela compra de matéria-prima e suprimentos. Então uma boa gestão logística pode impactar também no CMV (Custo da Mercadoria Vendida), ou custo de produção.

    Um passo importante é encontrar os melhores fornecedores e estabelecer parcerias onde as duas partes ganham. Pode parecer uma estratégia lucrativa comprar de quem sempre vende mais barato. Mas é melhor pensar em termos de custo-benefício, para não comprometer a qualidade do seu produto e continuar atendendo as expectativas dos clientes.

    Assim como é preciso reduzir rupturas nas vendas, também é essencial fazê-lo na outra ponta, na produção. Falta de material significa linha de produção parada, horas de trabalho perdidas e prejuízo. Por isso, prefira fornecedores que atendam com qualidade, no prazo e com condições e preços justos. Desenvolva um relacionamento de confiança com eles.

    E o custo operacional?

    A gestão eficiente do custo operacional tem forte impacto nos lucros. Por isso, toda a logística em torno do transporte, estoques e armazenagem deve ser pensada e gerenciada com foco contínuo na otimização dos processos.

    Aqui, como nos outros aspectos, o uso de tecnologia traz uma vantagem decisiva. Com um bom sistema, é possível centralizar as informações e integrar os controles dos estoques, as operações de transporte e automatizar os ciclos de pedidos, por exemplo.

    Aplicativos de transporte de carga permitem traçar rotas de entrega mais eficientes, escolhendo a menor distância e as melhores estradas. Um sistema de agendamento também ajuda a cortar os custos, agrupando várias entregas em uma mesma viagem.

    A terceirização do transporte também pode representar grande economia, uma vez que dispensa os custos com manutenção de veículos, contratação de pessoal, e minimiza os riscos de perda de mercadoria, visto que muitas empresas de logística oferecem seguro. Você pode trazer todos os benefícios dessa escolha inteligente para a sua empresa e otimizar seus resultados. Saiba mais sobre nossos serviços de entrega.

    Conclusão

    Compreender como uma boa gestão logística impacta nos lucros da sua empresa pode significar a permanência dela no mercado. Mas o sucesso não depende de apenas ‘sobreviver’ em uma economia em constante mudança. É preciso continuar investindo em boas práticas, estratégias e iniciativas para conquistar mais clientes, ganhar espaço e potencializar os lucros. E nesse ponto, uma gestão logística eficiente é indispensável.

    Por isso é tão importante contar com quem tem experiência nas melhores soluções de logística. A MX Log é uma empresa que atua em diversos segmentos do mercado de entregas. Todas as nossas operações são customizadas para atender às necessidades específicas da sua empresa. Tire suas dúvidas sobre qual é a melhor solução de logística para seu negócio.

  • Os comentários estão desativados.