Frete de Cargas: Os 4 erros mais comuns que as empresas cometem – Livre-se deles!

Por MXLOG

fretes e cargas

Livre-se destes 4 erros mais comuns e evite pagar uma conta maior do que ela poderia ser. Aprenda como os principais pontos impactam no valor do frete de produtos e como você pode reduzir custos. Preparamos para você:

  • Como evitar surpresas na conta com a transportadora e pagar a mais do que o necessário
  • Dimensões do produto: O que é cubagem e como ela impacta no valor a pagar
  • Embalagens: Como as embalagens inadequadas podem gerar prejuízos
  • Peso do produto: Como ele pode impactar nos custos do frete
  • O seguro de fretes e cargas: Como funciona

O transporte de fretes e cargas é um fator importante para empresas que trabalham com uma grande área de entrega, no entanto muitas empresas novas ainda não estão familiarizadas com o processo e podem cometer alguns erros que impactam diretamente no valor do frete e geram surpresas na hora de pagar a fatura da transportadora.

Os principais erros são:

Nós da MXLOG separamos os 4 erros mais comuns na contratação de uma empresa de fretes e cargas que as empresas acabam cometendo e como evita-los.

1. Não saber as dimensões exatas da mercadoria

Um dos fatores mais importante na elaboração de um orçamento de fretes e cargas é saber exatamente quais as dimensões do que será transportado.

Muitas vezes a empresa tem apenas a dimensão de um objeto ou tamanho aproximado da carga, isso pode gerar uma mudança no valor cotado para o transporte na última hora e atrapalhar todo o processo.

Saber a dimensão exata da carga além de facilitar o orçamento pode ajudar na negociação com o fornecedor e evitar um transporte com valor muito acima do planejado.

O padrão de utilização de medida no mercado é a cubagem.

Através de uma fórmula a transportadora calcula a relação de peso x espaço do veículo e consegue precificar o valor do frete, normalmente tudo que a empresa solicitante precisa é fornecer a altura, largura e peso da mercadoria e a transportadora faz o restante.

Para não ficar nenhuma dúvida, abaixo mostramos a fórmula para calcular a cubagem de uma mercadoria:

ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x (UNIDADES, SE NECESSÁRIO) x 300 (FATOR DE CUBAGEM)

Se preferir, existem várias calculadoras de cubagem  disponíveis online, basta dar uma procurada e preencher as informações ou clicar aqui.

2. Não utilizar uma embalagem adequada para a mercadoria

Toda carga que será transportada precisa estar em uma embalagem adequada para preservar o produto e evitar danos, é um dos fatores mais importantes no transporte de fretes e cargas.

Um erro comum das empresas é não se preocupar com a embalagem da mercadoria que será transportada, isso pode fazer com a que a carga seja danificada no manuseio ou transporte até o destino final.

Além disso, muitas transportadores se recusam a transportar algumas mercadorias caso não estejam embaladas de forma adequada.

Fizemos um artigo aqui no blog da MXLOG que aborda, entre outras coisas, dicas para escolher embalagens para produtos no e-commerce, vale a pena conferir.

3. Não considerar o peso da embalagem

Outro erro que a maioria das empresas comete na hora de contratar fretes e cargas é não considerar o peso da embalagem no orçamento, o que novamente pode significar um aumento de última hora nos valores gerando dores de cabeça e custos extras.

Para evitar esse erro, o ideal é considerar as dimensões e peso da mercadoria após estar pronta para o transporte ou então contatar o fabricante da embalagem e solicitar as especificações para considerar o peso na conta.

4. Contratar um seguro de fretes e cargas

Esse é um dos erros mais graves na contratação de uma empresa de fretes e cargas. Muitas empresas por questão de custos acabam optando por transportadores autônomos ou não incluem o seguro de carga na fatura.

Isso é um problema grave na maioria dos casos pois o seguro de carga diminui drasticamente o risco do transporte, não podemos esquecer que além da falta de cuidado que pode acontecer no manuseio da carga, ela está sujeita a acidentes nas rodovias e outros imprevistos.

A melhor forma de evitar esse problema é trabalhar com transportadoras certificadas e de credibilidade, e conferir sempre se a carga está segurada durante o transporte, por isso a MXLOG trabalha com seguro em todas as cargas que transportamos no nosso serviço de transporte de cargas.

Agora você já sabe tudo que precisa para contratar uma empresa de fretes e cargas sem nenhuma surpresa.

Se gostou do artigo compartilhe nas suas redes sociais ou envie para um amigo, caso ache que faltou outro erro comum que poderia ser evitado nos conte nos comentários abaixo. Boas entregas!

logotipo mxlog logistica
Conheça o serviço de transporte de cargas da MXLOG

Fale agora com um especialista e conheça nosso serviço de transporte de cargas para todo Brasil.

Quero reduzir custos de transporte agora