Frete barato: como gastar menos com logística em sua empresa?

Por MXLOG

frete barato

Conseguir um frete barato para enviar as mercadorias é sempre uma boa solução para reduzir os custos de logística. Principalmente em períodos de crise, é bom contar com parceiros que oferecem um serviço de qualidade e por um preço justo.

Sendo assim, é fundamental que os gestores saibam como reduzir os custos da logística. Mas sem atrapalhar nos outros processos.

Pensando em te ajudar, preparamos este post para falar sobre o frete barato e como gastar menos em seu negócio. Por isso, continue acompanhando e saiba mais! Boa leitura!

Veja 4 dicas para conseguir frete barato em sua empresa

O preço de tudo está ficando cada vez mais alto. Isso não é somente especulação, mas sim a realidade do Brasil. E com isso, o frete também está com um custo mais elevado.

Portanto, você que precisa despachar encomendas com frequência, necessita ser estratégico para economizar nessa área e ter frete barato. Nessa hora, uma boa gestão empresarial faz toda a diferença.

Para você atuar com inteligência, vamos te dar quatro dicas importantes para reduzir o frete das suas encomendas e melhorar a logística de sua empresa. Confira:

1 – Controle os custos por rota

A primeira estratégia para ter frete barato em suas entregas é separar as principais rotas que são percorridas por seus produtos. De preferência, tenha sempre em mente aquelas que você usa com mais frequência.

Ao separar os custos do seu frete por rota você saberá falar com propriedade quando ele está barato, na média ou acima do valor ideal. Afinal, vai fazer a comparação de valores e quilometragem que deveriam estar sempre em uma mesma faixa de preço.

Pode ser que uma rota ou outra dê um valor acima do esperado. Portanto, veja se você utiliza esse itinerário sempre. Caso afirmativo, veja como pode melhorar o trajeto para diminuir os custos.

Uma forma inteligente de alternar o valor desses fretes mais altos é mesclando a rota. Assim você vai pagar um valor para entregar mais remessas. O seu sistema de logística agradece!

2 – Embalagens novas

Engana-se quem pensa que é somente o peso de uma embalagem que determina o preço do seu frete. O espaço físico que a encomenda ocupa, seja em qualquer tipo de meio de transporte, também influencia diretamente. É a famosa cubagem.

Por isso, se você acha que as embalagens das suas entregas ocupam muito espaço, está na hora de readaptá-las. Logicamente, uma ou outra irão ser maiores, mas veja se realmente há necessidade de todas ocuparem um grande espaço no meio de transporte.

3 – Fretes on-line

Realizar cotação de fretes on-line é uma forma de economizar. Por meio de sites específicos você consegue acessar centenas de transportadoras e comparar qual tem o frete mais barato. Assim, além de ter uma maior variedade de fornecedores, pode optar pelo melhor preço.

4 – Monitore os indicadores

Fazer o acompanhamento dos principais indicadores é essencial para a sua logística. Há diversos itens que precisam ser monitorados como, por exemplo, o nível de satisfação do cliente e o número de reclamações.

Porém, não é necessário fazer a medição de todos os tipos de indicadores. Foque naqueles que vão contribuir para que você crie um plano de otimização dos seus recursos. Veja alguns exemplos que valem a pena serem acompanhados:

  • Custo médio por viagem;
  • O consumo de combustível por quilômetro rodado;
  • Verificar o valor de manutenção preventiva e corretiva;
  • Ver o índice de depreciação em veículos;
  • Número de multas;
  • Sinistros.

Esses índices, quando bem monitorados, dão ao gestor a visão real de como anda a sua logística, onde estão os gargalos e o que fazer para tornar todo o processo mais eficiente. Além de econômico.

Essas são dicas importantes para manter o processo da sua logística eficiente e com economia.

O que é o “last-mile” e o que ele impacta em sua operação?

Quando um cliente compra algo pela internet, ou seja, pelas lojas virtuais, o processo logístico de entrega é longo. A etapa final de toda a entrega se chama last-mile ou, traduzindo, última milha.

No transporte de mercadorias, a etapa final last-mile é quando o veículo que a sua encomenda está sai do centro de distribuição para o destino final.  É nessa fase do processo que a empresa tem a oportunidade de mostrar a qualidade do seu serviço.

Portanto, esse é o momento de mostrar que a entrega será feita dentro do prazo estipulado. Essa também é a fase em que o seu cliente está mais ansioso para receber a compra desejada.

A última fase da compra do cliente é decisiva para que ele demonstre a sua satisfação. Ele vai avaliar todo o processo pela eficiência na entrega e as condições que a encomenda chegou às suas mãos.

O last-mile é fundamental para as lojas virtuais, porém, as físicas também devem ficar atentas quanto a essa fase. Todo o cuidado aos detalhes é sempre bem-vindo. No entanto, o last-mile possui alguns impactos na logística como:

  • Custo alto para o lojista: isso se deve à falta de planejamento logístico, com o trânsito muito intenso e, por isso, demanda tempo até a encomenda chegar ao cliente;
  • Acompanhamento do cliente: atualmente não basta somente passar o código de rastreamento para o seu consumidor, eles esperam acompanhar a sua entrega em tempo real;
  • Competência da entrega: fazer a entrega da encomenda no local certo, para a pessoa correta e no momento exato. Isso pode otimizar toda a logística de transporte;
  • Orientações do cliente: a falta de comunicação é um grande problema entre a empresa e o consumidor. Por isso, tente melhorar a forma como se comunica nessa última etapa. É essencial.

Como você pôde ver, o processo de logística pode ser melhorado para conseguir o frete barato. Portanto, vale a pena traçar novas estratégias e analisar as métricas para verificar onde estão os gargalos.

Porém, se você quiser reunir economia e eficiência nesse processo, conte com a MXLOG! Nós oferecemos os melhores preços do mercado, com atendimento humanizado e que se preocupa com a sua empresa.

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