Expectativas sobre o mercado de logística em 2021

Por MXLOG

logística em 2021

O ano de 2020 foi, desde o seu início, marcado pela pandemia do novo coronavírus. A crise sanitária trouxe inúmeras adversidades, isso é inegável. No entanto, esse período também foi marcado por um expressivo crescimento no uso de recursos tecnológicos, os quais estão contribuindo substancialmente para a boa performance dos negócios e, consequentemente, para mantê-los competitivos no mercado. 

Sendo assim, o novo ano que se inicia traz diversas tendências que merecem receber a devida atenção de empreendedores e gestores, tendo em vista que, para se posicionar bem no mercado, é preciso estar a frente da concorrência, ou seja, atualizado sobre as principais tendências para o setor de atuação.

Desse modo, no post de hoje iremos compartilhar com você as tendências para o setor de logística.

As expectativas sobre o mercado de logística em 2021

O novo normal chegou e mesmo após a vacinação em massa da população, a qual garantirá o fim da pandemia, o mundo não será mais como era antes. Como mencionado anteriormente, a pandemia alavancou a adesão aos recursos tecnológicos e isso tem influenciado tanto os processos das empresas quanto o comportamento de diversos consumidores, criando, assim, novas tendências para o ano que se inicia. Portanto, confira algumas das principais tendências para o mercado de logística em 2021 e mantenha-se atualizado sobre o assunto. 

Logística em 2021: omnichannel

Uma das principais tendências para o setor logístico em 2021 é a estratégia omnichannel. O prefixo “omni” é proveniente do latim e significa o mesmo que “tudo” ou “inteiro”. Já o termo “channel” é oriundo do idioma inglês e quer dizer “canal”.

Sendo assim, ao pé da letra, omnichannel significa “todos os canais”, mas o sentido que se deseja transmitir é o de integração entre todos os canais de comunicação de uma empresa, sejam eles online ou offline, por meio de softwares de gestão integrada. 

Desse modo, essa estratégia auxilia na comunicação tanto interna, ou seja, entre os próprios colaboradores da empresa, quanto externa, isto é, entre a empresa e seus fornecedores e clientes, aprimorando, assim, os seus processos e garantindo a satisfação do cliente.

Cloud computing 

O cloud computing também é uma forte tendência para 2021. Com a maior adesão aos recursos tecnológicos, consequentemente, aumentou a geração e acúmulo de dados pelas empresas, sendo necessária uma solução que possibilitasse armazenar esses dados com mais facilidade.

Além disso, como o setor logístico em sua essência atua em movimento e a distância, faz-se necessário uma alternativa que permita que todas as informações para se executar o trabalho com excelência possam ser acessadas de qualquer lugar com facilidade e segurança. Nesse sentido, o cloud computing possibilitou solucionar alguns entraves do setor logístico e será cada vez mais empregado para auxiliar na performance logística. 

Logística em 2021: super-redes

Mais uma tendência para o setor logístico em 2021 é a logística de super-redes. Essa estratégia consiste na integração por meio de plataformas digitais de diferentes cadeias de suprimentos. Isso possibilita significativos benefícios para as empresas, tais como otimização de processos, redução de custos, transparência e segurança.

A maior transparência e segurança é garantida principalmente pelo sistema de rastreamento de cargas, o qual monitora todo o percurso das matérias-primas e mercadorias durante toda a cadeia de abastecimento. Quanto à maior economia, ela é garantida pela otimização dos processos que, consequentemente, proporcionam menos gastos com estoque.

Terceirização

A terceirização é uma excelente estratégia de otimização de processos e redução de custos, a qual foi introduzida pelo Toyotismo entre 1948 e 1975. De lá para cá, a terceirização tem sofrido algumas mudanças e hoje é possível se comunicar com a empresa terceirizada por meio de sistemas de gestão integrada, o que possibilita um maior controle sobre a qualidade dos serviços prestados ou produtos adquiridos. 

Com o passar do tempo, essa estratégia tem se mostrado cada vez mais eficiente, principalmente diante de crises. Como estamos presenciando uma crise econômica e sanitária no Brasil, essa estratégia tem se mostrado necessária para garantir a manutenção dos negócios com eficiência mesmo em tempos difíceis. 

Aplicada especificamente para o setor logístico, é possível delegar a responsabilidade pelas entregas da empresa para uma terceirizada, a qual possui infraestrutura e maior preparo para lidar com essas questões, tendo em vista que a logística é a sua atividade-fim.  

Dessa maneira, a terceirização do setor logístico é mais uma das tendências para 2021 e certamente irá ser cada vez mais adotada pelas empresas devido aos benefícios que proporciona. 

Agronegócio

Por fim, a logística do agronegócio tende a crescer muito neste ano, visto que, como esse setor não parou nem mesmo durante a pandemia, já que atua com o transporte de produtos essenciais para as pessoas, ele foi obrigado a se adequar à nova realidade e encontrar soluções antes que muitos outros segmentos. Assim sendo, a logística do agronegócio teve que se adaptar rapidamente à nova situação, o que lhe rendeu bons resultados.

Atualmente, o setor adotou amplamente a digitalização, a qual proporciona diversas vantagens para o negócio, tais como redução de custos, qualidade nos serviços prestados, otimização do tempo, segurança e transparência para todos os envolvidos.

Além disso, ocorreram grandes avanços na infraestrutura das estradas que ligam o Centro-Oeste, que é o maior produtor de grãos do Brasil, até os portos do chamado Arco Norte. Sendo assim, a logística do agronegócio é outro ponto que irá alavancar as remessas de cargas e movimentar as estradas brasileiras com diversos produtos.

Considerações finais

Como você pôde perceber, a pandemia proporcionou uma significativa transformação nos processos de diversos segmentos, dentre eles o da logística. Devido à maior adesão aos recursos tecnológicos, quem não se adaptar a essa nova tendência poderá ficar para trás. Sendo assim, mantenha-se atento às tendências de logística em 2021 e saia na frente da concorrência. 

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL

Confira todas as vantagens que a MXLOG oferece em logística para a sua empresa!

FALAR COM UM ESPECIALISTA