Como enviar uma mercadoria/carga para o exterior através do transporte aéreo

Por MXLOG

como enviar mercadorias para o exterior

Com o forte crescimento das vendas pela internet, principalmente por meio de e-commerces, enviar mercadorias para o exterior é uma situação que tem se tornado cada vez mais comum. E essas operações normalmente são feitas por meio do transporte aéreo internacional. Você sabia?

É possível, por meio do transporte aéreo, enviar diferentes tipos de mercadoria para as mais remotas regiões com prazos curtos e com muito mais segurança.

A MXLOG oferece serviço de transporte aéreo e neste post você verá tudo o que precisa saber para enviar mercadoria para o exterior conosco. Além disso, é essencial para você conhecer mais sobre as práticas do mercado para conseguir ter sucesso ao enviar suas mercadorias para fora.

Modalidade de transporte aéreo de carga MXLOG

O serviço de frete de carga via transporte aéreo oferecido pela MXLOG possibilita a entrega rápida e eficiente de mercadorias para qualquer parte do Brasil e, também, do mundo. A opção é ideal principalmente para quem precisa cumprir prazos apertados – situação cada vez mais comum no dia a dia das empresas que precisam atender bem seus clientes e suprir suas demandas, que muitas vezes são urgentes.

Enviar mercadorias para o exterior por meio do transporte aéreo é, sem dúvida, a alternativa ideal para produtos que possuem alto valor agregado, perecíveis ou que sejam frágeis. E é também a alternativa mais procurada por empresas que buscam principalmente agilidade, segurança e eficiência no cumprimento de prazos.

Embora alguns aspectos do transporte aéreo estejam fora de nosso controle como clima, tempo, problemas técnicos, entre outros, o transporte aéreo ainda é um dos métodos logísticos mais confiáveis, seguros e rápidos.

Precificação e taxação

Quem vai enviar mercadoria para o exterior precisa se atentar ao cálculo de cubagem para saber o quanto vai pagar pelo frete. Você sabe o que é isso? Além do peso real da mercadoria calculado tanto pelos Correios quanto por qualquer transportadora privada, é utilizado também o peso cúbico da embalagem para, assim, precificar o frete. Ou seja, o peso cúbico é a proporção entre o volume ocupado pelo objeto na caixa e seu peso real.

Esse cálculo é feito para que as empresas não tenham prejuízo. Já que uma embalagem com um peso pequeno poderia ser enviada em um caixa enorme. Desta forma, haveria prejuízo ao calcular somente o real peso do produto e não da caixa completa.

Vale lembrar que são comparados o peso cúbico e o peso real, para que seja cobrado pelo maior dos dois. Por isso, certifique-se de embalar sua encomenda corretamente, para evitar pagar mais caro em virtude do peso cúbico dela.

O preço para tarifa de envio depende da modalidade de serviço escolhida. Esse fator está diretamente relacionado ao prazo de entrega da carga, origem e destino. A tarifa por quilo é sempre multiplicada pelo peso da encomenda, seja ele real ou cubado (sempre considerando o peso que for maior).

Por fim, é importante ressaltar que a determinação dos preços para utilizar o transporte aéreo de cargas é regulamentada por órgãos oficiais como a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Desta forma, os valores também são influenciados de acordo com a rota, mas pode ser negociado entre a companhia aérea, empresa logística (MXLOG) e o cliente.

Embalagem

A embalagem, como você já deve ter percebido, é parte essencial ao enviar mercadoria para o exterior. Ela pode inclusive encarecer o valor do frete dependendo do seu tamanho. Por isso, confira dicas simples para não ter problemas com embalagem na hora de enviar mercadoria para o exterior.

Cuidado com embalagens desproporcionais

Evite utilizar embalagens muito maiores do que o real produto que tem dentro dela. Lembre-se do cálculo de cubagem. Uma embalagem muito maior do que realmente é necessário pode fazer com que você simplesmente pague a mais pelo frete sem necessidade.

Embale com cautela para evitar avarias

Lembre-se que ao enviar mercadorias para o exterior a sua embalagem irá passar por muitas mãos antes de chegar ao destinatário. O produto vai ser coletado, carregado, descarregado, carregado novamente e assim por diante.

Dessa forma, embale o seu produto com muito cuidado e cautela de modo que seja possível preservar a sua integridade, evitando assim avarias, até que se chegue ao destino final.

Importante: Vale ressaltar, ainda, que ao contar com os serviços de uma transportadora é necessário detalhar ao máximo suas necessidades como o tipo de carga a ser transportada, se há carga restrita, substâncias consideradas perigosas ou mesmo relatar a necessidade de seguro contra casos de perda ou extravio de cargas.

Essas informações são essenciais, pois apesar de a maioria de cargas poderem ser transportadas em qualquer tipo de aeronave, há algumas regulamentações governamentais sobre determinados tipos de cargas no transporte aéreo.

Envio e rastreabilidade

A tecnologia, sem dúvida, é o que faz qualquer serviço ser muito mais eficiente. Justamente por isso, a MXLOG oferece um diferencial em suas entregas. A partir de um sistema interno desenvolvido sob medida, clientes conseguem acompanhar de perto as operações das suas entregas.

O sistema MXLOG disponibiliza a todos os clientes um login de acesso para que seja possível obter todas as informações referentes às entregas, incluindo envio e rastreio. Tudo isso de forma simples e ágil, sem a necessidade de o cliente precisar entrar em contato com a empresa a todo momento para saber de sua operação.

Além disso, caso o cliente deseje falar com a empresa, existe a opção de chat online. Desta forma, se houver dúvidas a respeito do sistema ou alguma solicitação, isso pode ser resolvido por meio do chat sem a necessidade de telefones ou aguardar uma resposta via e-mail.

Por meio do sistema da MXLOG, é possível ainda solicitar uma nova entrega, fazer follow-up de entregas em tempo real, visualizar resumo de solicitações abertas de entregas e relatório financeiro com filtro de período e centro de custo, fazer uma nova cotação para um serviço avulso, entre outras funcionalidades.

Vantagens do transporte aéreo

Por fim, as vantagens de enviar mercadorias para o exterior por meio do transporte aéreo são muitas. As principais se relacionam com a facilidade de entrega em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, possibilidade de cumprir prazos restritos, maior segurança e agilidade na entrega, além de contar com a tecnologia que facilita o rastreio e acompanhamento da entrega. Ademais, o transporte é ideal para empresas que trabalham com produtos de alto valor agregado.

Se você deseja enviar mercadorias para o exterior e gostaria de tirar dúvidas ou saber mais sobre o frete por meio do transporte aéreo, entre em contato com a MXLOG e fale com especialistas no assunto. Será um prazer atendê-lo!

Transporte de carga aérea coma MXLog
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA