Entrega por automóvel ou moto? Como saber a melhor opção para a sua empresa

Por MXLOG

entregas por carro

Os pedidos de entrega estão sendo cada vez mais comuns hoje em dia, e, na maioria das vezes, não são planejados, logo, os clientes desejam rapidez nas entregas, seja entrega por moto ou entrega por carro.

Quando falamos de entregas ou delivery, na concepção dos consumidores e da empresa, com certeza remete à entrega correta do pedido e no horário estabelecido, desde que o tempo não seja extenso.

Mas um ponto extremamente importante é qual meio de transporte tem mais eficácia para realizar as entregas atingindo as propostas acima, afinal, todos os clientes querem que seu produto seja entregue com prontidão. Logo, isto também é um interesse da empresa, já que o cliente satisfeito é o seu objetivo. 

Escolher o melhor meio de transporte para mercadorias no seu empreendimento é de suma importância para conquistar os clientes, além de utilizar bem o tempo de entrega.

Sendo assim, neste post trouxemos os pontos positivos e negativos referente à entrega de automóvel e entrega de moto.

Entrega ou delivery por moto 

Esse meio de transporte é muito procurado por conta de ter maior velocidade, já que não pega trânsito, são mais flexíveis, chegando assim mais rapidamente ao seu destino, além de possuírem uma facilidade e praticidade muito maior para estacionar, visto que vagas para motos são encontradas mais facilmente, gastam menos com combustível (o que, claro, pode ser uma economia enorme para o seu negócio) e a manutenção das motos é mais econômica em comparação aos carros e outros transportes que você poderia utilizar.

As motos são ideais para o transporte de objetos pequenos e/ou para urgências, sendo assim, sua entrega chega ainda mais rápido. 

Também é bastante funcional para entregas de baixo volume (uma ou poucas entregas), como por exemplo: pequenos presentes, livros unitários, revistas e jornais, documentos importantes, eletrônicos menores como celulares e notebooks.

Diferente dos automóveis, as motos possuem um baú de carga para o transporte de encomendas, porém, tem suas limitações: volume (30 x 30 cm) e peso (até no máximo 15 kg). 

Ou seja, a maior vantagem da moto é sua praticidade, velocidade e multifuncionalidade, podendo levar produtos mais frágeis em viagens mais rápidas e com maior urgência.

Os pacotes não podem de forma alguma exceder o volume e peso suportados pelo baú e esta pode ser a maior desvantagem das motos: sua capacidade mais baixa em relação a outros veículos.

É uma ótima escolha de veículo para empresas que possuem poucas entregas e entregas emergenciais.

Entrega ou delivery por carro

Estes são automóveis um pouco maiores ou chamados de utilitários, os quais podem transportar tanto pessoas quanto encomendas. Não é necessário que tenha um compartimento externo (como caçambas, por exemplo), pois um bagageiro/porta-malas já supre todas as necessidades.

No bagageiro, é permitido encomendas de volume maior e peso, já que ele pode suportar até 1000 kg, inserindo assim pacotes pesados e frágeis e até mesmo com urgência.

É possível transportar qualquer mercadoria grande, sem perder a velocidade do automóvel. São ideais para longos trajetos e podem fazer paradas em diversos pontos na sua jornada. Entretanto, eles são mais lentos e os custos para conserto e combustível são maiores do que o das motos, mas não menos eficientes no resto de suas funções.

Carros de carga e/ou utilitários

É ideal para quem está iniciando e quer trabalhar com pronta-entrega e tem um pequeno e médio negócio. Ele tem o tamanho de um carro convencional e, comparado aos veículos de carga, possui ótima performance no dia a dia, podendo carregar mais entregas e peso do que as motos. 

Esse tipo de automóvel tem manutenção econômica e é benéfico em relação à quantidade de combustível utilizado, o que, a longo prazo, pode ser muito rentável para a sua empresa, já que acaba sendo bem mais econômico.

Seguem alguns outros exemplos que também podem ser utilizados, dependendo do tamanho do seu negócio:

Caminhões ¾

Conhecidos também como veículo urbano de carga (VUC), são muito utilizados por empresas de grande e médio porte, até mesmo para otimizar entregas rápidas. Neles, há amplo espaço de armazenamento com duas modalidades (carroceria ou modelo fechado).

Seu baú tem grande altura e qualquer pessoa consegue mover as mercadorias e proceder entregando sem nenhuma dificuldade.

São mais requisitados para objetos grandes e pesados como geladeiras, máquinas de lavar e fogões, por exemplo, e realizam entregas de produtos frágeis e em grande volume, como vidros, elétricos, espelhos, e assim vai. Eles também servem para produtos que precisam de refrigeração.

Caminhões-baú

São similares, mas não iguais aos caminhões ¾. Ele se difere na cabine de passageiros, já que nele a cabine é separada por cada compartimento de carga. A cabine em que ficam as cargas pode suportar até 6 toneladas e tem um comprimento de 14 metros.

Possuem diversos tamanhos e em 2 modelos: Baú Alumínio e Baú Lonado. São procurados para entregas de volumes médios e grandes e viagens longas.

Caminhões com baú refrigerado

Ideais para transportar mercadorias que precisam de controle de temperatura (como alimentos perecíveis). Geralmente, abastecem e reabastecem supermercados, açougues, fast foods, entre outros.

Este modelo requer um investimento bem maior comparado aos outros automóveis, necessita de uma melhor infraestrutura e pode render um número maior de entregas devido ao volume de carga.

Para facilitar um pouco nesse processo, seguem algumas dicas para fazer a escolha certa no seu empreendimento:

  • Tenha noção do volume de mercadorias que sua empresa entregará aos consumidores;
  • Analise se estes produtos são pesados ou leves, frágeis, em grande quantidade, se precisam de refrigeração, se farão longas ou curtas distâncias e paradas;
  • Depois de ter todas as informações constatadas, entenda se será necessário entregas de carro ou entregas de moto, ou automóvel mais compactos.

Conclusão 

Como podemos ver, há uma diversa quantidade de transportes e de diferentes produtos e mercadorias que podem ser realizadas pelas empresas. As opções vão até mesmo muito além da entrega por carro e entrega por moto.

Entregas de carro, suportam maior volume, peso e possuem mais espaço para o armazenamento das mercadorias, bem como podem fazer viagens curtas e longas.

Já as entregas de moto realizam viagens mais curtas e urgentes, levando objetos mais leves e menores.

logotipo mxlog logistica
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM UM ESPECIALISTA