Entregas para e-commerce: Como escolher uma empresa

Por MXLOG

Entrega para e-commerce

Atualmente muitos negócios têm optado por terceirizar o serviço de entrega para e-commerce, contando assim com uma empresa de logística especializada para atender tal segmento.

A logística é parte fundamental de muitas empresas. Por isso, para que ela seja feita com qualidade e eficiência, os processos precisam estar alinhados, as mercadorias entregues em perfeitas condições e no prazo acordado com o cliente.

Justamente por isso, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de contratar uma empresa de entrega para e-commerce.

Neste artigo reunimos algumas estratégias e dicas para você ficar atento na hora de escolher uma empresa para entregar os produtos do seu e-commerce.

Estrutura e serviços prestados

O primeiro passo para contratar uma boa empresa de entrega para e-commerce é conhecer mais a fundo os serviços prestados por ela e quais são os seus principais clientes.

Nesse tipo de negócio, normalmente as empresas são especializadas em algum segmento específico, como farmacêutico, automotivo, eletrônico, alimentício, entre outros.

Portanto, abaixo listamos alguns itens que você deve verificar na hora de analisar a melhor empresa de entrega para e-commerce:

  • Se os ativos são próprios ou terceirizados;
  • Se há espaço e condições suficientes e aceitáveis para o armazenamento de produtos;
  • A localização da empresa;
  • Se há filiais em outros estados (isso ajuda para quem vende para todo o Brasil);
  • Se há seguro e qual a abrangência dele;
  • Se a empresa de entrega possui certificações de segurança e qualidade.

Essas são algumas questões que precisam ser avaliadas na hora de buscar a melhor empresa de entrega para atender o seu negócio.

Considere empresas de entrega que tenham portfólio abrangente

Depois, ao considerar uma empresa de entrega para e-commerce, é preciso avaliar se a ela tem portfólio abrangente, ou seja, se oferece soluções para diferentes negócios.

Afinal, nenhuma empresa é igual. Alguns negócios contratam empresas de entrega, mas essas atendem somente loja física e não online, por exemplo. Essa não é uma opção viável para o seu negócio, então.

Nesse sentido, é necessário considerar uma empresa de entrega que atenda lojas virtuais, verificar que tipo de produto ela transporta, se trabalha com logística reversa, além de analisar também o território que essa empresa abrange para saber se realmente poderá atender a todas as necessidades do seu negócio.

Atendimento customizado para a operação do cliente

Ao avaliar as empresas de entrega para e-commerce é necessário também considerar aquelas que mais podem atender às necessidades exclusivas dos seus clientes.

Por isso, se eventuais problemas de logística surgirem, entenda como a empresa realiza o atendimento ao cliente nesses casos e quantos funcionários da empresa estão disponíveis para dar suporte à sua companhia se eventuais problemas acontecerem.

Nesse sentido, é sempre importante estabelecer um acordo de nível de serviço com o fornecedor, este deverá abranger:

  • Os prazos de serviços previamente acordados;
  • Rastreamento de informações em tempo real – para empresa e cliente;
  • Tempo de resposta;
  • Rapidez e agilidade na resolução de problemas;
  • Organização, limpeza e eficiência dos produtos na hora da entrega final – ainda que sejam caixas embaladas, devem estar conservadas e sem danos.

Ao estabelecer e acordar previamente todos esses pontos com a empresa de entrega para e-commerce contratada, a relação entre o contratante e o fornecedor será muito mais clara e livre de problemas “desconhecidos” ou que não estavam previstos e acordados. Assim, a parceria deve ser baseada sempre na transparência e confiança de ambas as partes.

Funcionários capacitados

Outro ponto que é muito importante é saber e conhecer quem e como são os funcionários que estarão cuidando da parte logística do seu e-commerce.

Quando você mesmo controla e organiza essas operações de perto, você sabe como tudo acontece e até mesmo ordena como as coisas devem ser feitas. Em alguns casos é você mesmo quem também faz essa parte do processo.

Portanto, procure saber se a empresa que você pretende contratar possui funcionários próprios ou terceirizados, e verifique ainda se há na empresa um programa periódico de capacitação e treinamento de profissionais.

Isso fará toda a diferença no atendimento prestado, tanto para você, parceiro, quanto para os seus clientes. Quanto mais capacitados e bem treinados forem os profissionais, melhor será o atendimento prestado.

Além disso, funcionários treinados e engajados costumam se empenhar e se dedicar muito mais no serviço. Então, é crucial você avaliar esse ponto no momento da pesquisa e contratação.

Sistema de gestão de empresas de logística

A tecnologia é muito importante para que um serviço seja prestado com mais eficiência. A tecnologia ajuda em diversas formas. No caso das empresas de logística, por exemplo, ela ajuda a calcular as melhores rotas, ou seja, trajetos para fornecer mais agilidade à entrega.

Por isso, é muito importante que a empresa de entrega para e-commerce possua um sistema de gestão com todas as informações sobre clientes e sobre a operação no geral, pois assim é muito mais fácil acompanhar e gerenciar os processos diários.

Redução de custos ao terceirizar processos

Por fim, vale ressaltar o quanto a contratação de uma empresa especializada em entrega para e-commerce pode ser vantajosa financeiramente para o negócio, possibilitando a economia com recursos logísticos e de gestão de pessoas.

Dessa forma, você não precisa ter um time específico para cuidar da parte logística de entrega do produto, bem como meios de transporte, distribuição e etc. Você economiza nesse ponto e concentra os seus recursos e esforços para fazer o que sabe de melhor: gerar vendas, tudo isso enquanto conta com uma empresa especializada para garantir que os seus produtos cheguem cuidadosamente aos seus clientes.

O que não faltam são opções

Com a crescente do número de tendências e soluções para a área de logística, fica muito mais fácil para você escolher uma empresa de entrega para e-commerce que invista em ideias inovadoras para melhorar os seus processos.

Portanto, o que não faltam no mercado são opções para você escolher. O que você deve fazer nesse momento é avaliar quais empresas atendem às necessidades do seu negócio, considerando todos os itens listados acima e a relação custo-benefício.

Assim, certamente ficará mais fácil escolher a melhor empresa de entrega para e-commerce para a sua empresa.

A MXLOG, por exemplo, é uma empresa de serviços de entrega com mais de 25 anos de experiência no mercado e que possui um serviço eficiente que agrada tanto aos parceiros quanto ao consumidor. 

A empresa oferece uma série de benefícios e atendimento personalizado para uma grande variedade de clientes.

logotipo mxlog logistica
Eleve suas entregas ao próximo nível!

Conheça os serviços de armazenamento, gestão logística e entregas da MXLOG para lojas virtuais.

Saiba mais