Seu e-commerce tem problemas de entrega? Os 10 principais erros de logística

Por MXLOG

logística e-commerce

Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, e quem acha que trabalhar pela internet é menos trabalhoso está completamente enganado. Gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, entre os principais desafios estão os problemas de logística em e-commerce. Neste artigo vamos te ajudar a administrar os principais gargalos e dicas para você otimizar os processos de entrega para seu e-commerce. Confira conosco:

  • Com funciona a Logística para Lojas Virtuais
  • Como funciona a logística de entrega para e-commerce
  • Gestão de informações
  • Como driblar o alto custo do frete
  • O que logística reversa
  • Como aplicar o pós venda adequado
  • Como modernizar processos
  • Prejuízos da falha de comunicação
  • Como gerir a alta demanda de vendas
  • As transportadoras para seu e-commerce

Os 10 principais problemas de entrega de lojas virtuais

O transporte, segurança da carga, entrega, frete e o custo destes é, sem dúvidas, uma das maiores problemáticas para quem trabalha com lojas virtuais.

A parte de logística é considerada um setor estratégico muito importante dentro das empresas. No entanto, quando se trata de e-commerces esse setor se torna ainda mais importante, isso porque sem processos logísticos realmente eficientes é praticamente impossível atender os clientes em tempo hábil e se manter bem no mercado.

Por isso, hoje falaremos sobre os principais problemas logísticos nos e-commerces e como resolvê-los.

1. Os processos logísticos virtuais

Diferente dos processos de logística tradicionais, em um e-commerce é necessário receber, gerenciar o estoque e realizar a reposição gradualmente de todos os itens que são vendidos na loja virtual.

No entanto, quando falamos de e-commerce tudo isso deve ser feito em tempo hábil para que seja possível separar, embalar e enviar os pedidos dentro de um período de 24 horas.

Por isso, é necessário um tempo de resposta rápido na logística para não abrir margem para a concorrência.

2. A logística de entregas

Fazer com que a entrega seja rápida, eficiente e segura é um grande desafio que, na maioria das vezes, acaba se tornando um problema de logística no e-commerce.

Isso acontece principalmente por conta dos problemas particulares dos centros de distribuição, companhias de transporte, sem contar ainda a falta de infraestrutura de nossas estradas e rodovias. Todos esses problemas acabam, muitas vezes, comprometendo a eficiência das entregas.

3. Gestão de informações

O terceiro problema relacionado à logística do e-commerce e que pode afetar suas vendas é a gestão de informações. Na prática, isso significa reunir dados sobre os principais fornecedores, manter um relacionamento amigável com eles e fazer com que este relacionamento se torne estável.

O fato é que fazer tudo isso é um grande desafio, especialmente se você não conta com processos tecnológicos, pois a gestão manual pode dificultar e muito o alcance dos resultados esperados.

4. Alto custo de frete

Não há como deixar de mencionar também a questão do custo da entrega como mais um problema de logística no e-commerce.

Esse fato se dá porque o consumidor brasileiro cada vez mais se queixa do valor dos fretes que, em muitos casos, chega a ultrapassar o próprio valor do produto.

É claro que existem fatores influenciadores para o aumento deste valor, como o valor do combustível, a falta de segurança, além da má qualidade das estradas, conforme dito anteriormente.

5. Logística reversa

A logística reversa também acaba se tornando um problema de logística no e-commerce. Ela acontece quando o cliente solicita a troca ou até mesmo a devolução do produto. O problema é que isso é muito comum e, por isso, acontecem os conflitos.

O que ocorre é que na maioria das vezes os e-commerces não possuem políticas claras e definidas sobre logística reversa. Por isso, as empresas têm de estar prontas para dar uma resposta rápida aos consumidores e agilizar os processos de logística reversa.

6. Falha na comunicação

A falha na comunicação entre os processos do e-commerce também pode ser um problema que atrapalha o desempenho logístico do negócio. No Brasil, especificamente, as etapas que compõem o processo logístico vão desde a preparação e o envio do pedido do consumidor, até a transferência do produto ao transportador e a realização da entrega física ao cliente.

No entanto, esse processo tende a se tornar um problema quando as informações não são passadas de um local para outro com eficiência.

7. Pós-venda adequado

Outro desafio para o transporte nos e-commerces é em relação à resposta rápida para os problemas e a capacidade de oferecer aos clientes um bom serviço de pós-venda. Os maiores desafios de pós-venda normalmente dizem respeito à cadeia de distribuição, ou seja, quando o produto passa por muitas mãos e diversos centros de distribuição e bases de entrega.

Dessa forma, há sempre a possibilidade (querendo ou não) de haver erros, especialmente quando não há uso de tecnologia para otimizar os processos.

8. Modernização dos processos

É nítido que as empresas têm direcionado seus esforços cada vez mais para o desenvolvimento de sites melhores, para a criação de campanhas de marketing, além, é claro, da divulgação da plataforma. Isso é ótimo, mas não basta para o sucesso do negócio.

É necessário desenvolver novas estruturas logísticas que sejam adequadas à demanda atual do e-commerce. Ou seja, focar também em processos que melhorem a logística, reduzam os impasses com os clientes e diminuam os problemas de logística no e-commerce.

9. Alta demanda de vendas

Nos períodos de mais movimento do comércio, como Natal, dia das mães, dia dos namorados, entre outras datas, a demanda das lojas, tanto físicas quanto online, aumenta.

Nesse momento, portanto, o maior problema decorrente do e-commerce aparece: a logística ineficaz. Daí os pedidos chegam, às vezes, após o prazo estipulado, com a mercadoria trocada, faltando e, em alguns casos, até danificada.

10. Transportadoras

Por fim, há outro grande problema de logística nos e-commerces: as transportadoras. No Brasil, especificamente, a infraestrutura de transporte rodoviário tem condições de conservação precárias.

Portanto, pelo transporte ser maior por rodovias, os valores dos seguros acabam sendo bem altos, seja pela falta de segurança nas estradas e pelo risco de acidentes.

Então, todos esses fatores contribuem para que as transportadoras não tenham boas condições de trabalho e acabem não respeitando os prazos estabelecidos. Dessa forma, o e-commerce fica à mercê de tais situações.

No fim, prejuízo à imagem da empresa

Com tantos problemas de logística no e-commerce, o que acontece? Muitas vezes prejuízo à imagem da empresa, pois os consumidores não têm interesse em entender de quem foi a culpa, apenas ficam insatisfeitos com o serviço prestado.

E, em alguns casos, os problemas de logística no e-commerce acabam sendo fator motivador de danos morais e/ou materiais por conta dos lucros cessantes, e multas diárias devido ao descumprimento da obrigação de fazer a coisa certa.

Como reverter, então, essa situação?

Existem algumas formas tecnológicas de reduzir e minimizar os problemas de logística no e-commerce. O uso de ERPs (do inglês Enterprise Resource Planning, ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), por exemplo, para conectar as informações, fazer o controle adequado de estoque com fornecedores e estipular prazos de entrega condizentes com a realidade.

Além de oferecer também ferramentas que permitam o rastreamento de pedidos, facilidade na hora da troca e devolução dos produtos.

Vale também considerar a possibilidade de contar com o serviço de uma empresa terceirizada e especializada para realizar o serviço de entrega, como a MXLOG, por exemplo. Empresa com mais de 25 anos de experiência no mercado e que possui um serviço eficiente que agrada tanto aos parceiros quanto ao consumidor.

Lembre-se: você não precisa fazer tudo sozinho. Vale mais investir e ter um serviço de qualidade e eficiente na sua loja virtual – visando eliminar problemas de logística no e-commerce e ter mais sucesso nas vendas – do que fazer tudo de forma independente, mas sem eficiência. 

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