E-commerce em 2020 – quais as tendências?

Por MXLOG

e-commerce em 2020

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, o faturamento do comércio eletrônico deve chegar, somente este ano, a R$80 bilhões de reais. São, aproximadamente, 90 mil lojas virtuais no Brasil atualmente, proporcionando uma alta para a economia. O e-commerce em 2020 deve aumentar.

Segundo a ABComm, ano passado houve uma melhoria em compras de smartphones e tablets, em relação aos desktops. Porém, as pessoas que concluem as suas compras pelo celular, estão  em menor número em relação às que acessam a página de um computador.

Acredita-se que o e-commerce em 2020 deverá sofrer algumas mudanças sutis. Porém, de grande melhoria para os usuários. Se você é uma pessoa que gosta de comprar por lojas virtuais, continue acompanhando esse post. Vamos te mostrar as tendências do comércio eletrônico para o próximo ano! Boa leitura!

Saiba quais são as principais tendências do e-commerce em 2020

Pensando em melhorar a oferta de serviço, o e-commerce em 2020 sofrerá algumas mudanças. Algumas delas, aliás, já são tendências em algumas partes do mundo! Isso é para facilitar ainda mais a vida de quem se beneficia com as compras on-line. Veja quais são:

1 – Avaliação dos produtos

Algo simples, mas de grande importância para o consumidor é o processo de avaliação dos produtos. Ela poderá ser realizada por meio de fotos e vídeos, algo que já é feito na China. No próximo ano, esse tipo de análise ganhará mais força no Brasil.

Dessa maneira, o consumidor poderá anexar uma foto do item comprado juntamente com as suas considerações sobre ele. Essas observações serão de grande valia, principalmente, para os e-commerces de moda, para que as fotos usadas para vender seus produtos não sejam somente ilustrativas, mas reais.

2 – Sites mais leves

Outra tendência para o e-commerce em 2020 é que os empresários deverão investir em sites mais leves. Ficar baixando aplicativo em seus smartphones é algo que deixa o consumidor bem irritado, pois pesa a memória do seu celular para uma compra que, talvez, só será realizada uma vez.

O cliente quer navegar de forma rápida, em qualquer ferramenta (computador, tablet ou celular) e de maneira totalmente funcional. Sendo assim, a tecnologia Progressive Web Apps, PWA, deve ganhar muita força no mercado.

O Posthaus já é utilizado no Brasil, na versão mobile e para desktop. Ele transforma os sites das empresas em aplicativos, ocupando menos espaços nos equipamentos dos consumidores e proporcionando a ele uma navegação mais ágil, consumindo menos o seu pacote de dados. Com essa tecnologia é possível:

  • Acessar o site de qualquer browser ou dispositivo;
  • Seu funcionamento pode ser offline;
  • Evita que você seja notificado com um push;
  • Permite que você adicione um atalho em seu smartphone ou computador e o ícone funciona como um aplicativo;
  • A experiência que você terá é como se estivesse acessando um aplicativo da loja;
  • De acordo com pesquisas, o aumento de conversão de empresas que usam essa tecnologia é de 22%!

3 – Aumento de pesquisa por voz

Elas estão cada vez mais populares, e para 2020 as pesquisas de voz estarão em alta. Aproximadamente, 15% das pesquisas realizadas no Google são por voz, pelo navegador ou com a ajuda da Siri.

Por esse tipo de pesquisa ser realizada em dispositivos diferentes, esse reconhecimento de fala será cada vez mais aprimorado.

Atualmente existem poucos sites que utilizam a pesquisa de voz, mas a tendência para 2020 é aumentar. 

Sendo assim, os usuários podem formular uma pergunta para fazer ao site, ao invés de jogar somente uma palavra em seu buscador.

Essa será uma forma dos e-commerces em 2020 terem um melhor ranqueamento no Google. Isso porque as técnicas de SEO também serão aperfeiçoadas.

4 – Personalização de publicidade

Personalizar anúncios é uma tendência para o e-commerce em 2020 e ela merece bastante atenção. Afinal, para uma publicidade ser eficiente ela precisa ser inserida no contexto correto!

Além do conteúdo e tipo de anúncio, é importante explorar a localização. Por isso, é necessário o investimento em propagandas automatizadas. 

Existem plataformas que fazem essa personalização e criam anúncios com contextos voltados para o seu tipo de público, usando imagens e o call to action.

Sendo assim, procure investir em uma ferramenta para deixar os seus anúncios mais profissionais e direcionados para o seu público-alvo!

5 – Otimização da logística

A tão estimada experiência de compra do consumidor está ligada diretamente ao processo de logística de um e-commerce. Ou seja, o recebimento de sua compra. Atualmente, no Brasil, esse processo vem passando por melhorias.

Hoje em dia, existe a possibilidade de uma pessoa fazer a compra pelo site e retirar o produto na loja física. Isso para evitar uma espera longa. Não todos, mas muitos e-commerces estão dando essa opção para os seus clientes. Essa é uma das tendências para 2020.

Com essa opção ativa em seu site, é possível diminuir o preço de frete, a compra fica mais acessível ao consumidor e o processo de entrega menos complicado. Sendo assim, a experiência do cliente tende a elevar.

Como você pode ver, os e-commerces serão melhorados em 2020. A tendência é que a cada ano esse tipo de comércio fique cada vez melhor. Para o ano que vem, estima-se que eles sejam responsáveis por 40% das vendas em varejo!

Essa alta deve-se a sua alta capacidade de fidelizar o consumidor, aumentando o ticket médio de uma empresa e a sua credibilidade no mercado em que atua.

Portanto, o investimento em um e-commerce para o seu negócio é uma excelente opção para aumentar o faturamento.

Vale ressaltar que a transparência é algo que deve sempre existir. Esse ponto é de extrema importante!

Fazendo a gestão do seu e-commerce corretamente, o seu trabalho será mais produtivo e consequentemente assertivo. Você poderá controlar melhor o cadastro dos seus clientes, assim como o estoque e serviço de entrega. A logística é sempre muito importante, principalmente se o seu consumidor entrar em contato para tirar alguma dúvida.

Se você já tem uma loja virtual, anote essas dicas das principais tendências de e-commerce em 2020. Atualize-se e saia sempre na frente.

logotipo mxlog logistica
ELEVE SUAS ENTREGAS AO PRÓXIMO NÍVEL!

Conheça os serviços de armazenamento, gestão logística e entregas da MXLOG para lojas virtuais.

Saiba Mais