Distribuição em grandes cidades: como entregar seus produtos

Por MXLOG

distribuição em grandes cidades

A distribuição em grandes cidades segue ganhando ainda mais foco no Brasil, um local que segue sofrendo quando falamos sobre a mobilidade por diversos fatores.

O alto número de veículos que transitam pelas grandes cidades tem se tornado um problema de mobilidade, isso devido à má organização do tráfego de veículos pesados, desgaste das vias, entre outros.

Muitas empresas realizam entregas e distribuição de produtos em grandes cidades, por isso é importante compreender todos os aspectos dessa distribuição. Como você deve saber, desperdiçar tempo e dinheiro nesse mercado não é uma alternativa.

Então se você está em busca de opções viáveis para realizar a entrega de seus produtos, neste texto você vai descobrir como funciona a distribuição em grandes cidades, quais os principais desafios do setor e suas principais características. Acompanhe!

Como funciona a distribuição de produtos em grandes cidades

Atualmente, não basta apenas ter um produto de qualidade, também é necessário:

  • Entregar o produto certo;
  • Na quantidade adquirida pelos clientes;
  • Dentro do prazo.

Nas grandes cidades, a alta densidade populacional afeta diretamente as entregas, por isso ao enviar um produto é preciso entender como a logística urbana funciona e assim encontrar as melhores soluções para que seus envios não sejam prejudicados.

O principal objetivo dos canais de distribuição é garantir a disponibilidade do produto para clientes. Mas como fazer isso quando não temos muitos recursos financeiros?

Antes de começar a distribuição em grandes cidades, é importante entender cada uma das oportunidades de entrega aplicadas entre empresas. Confira abaixo quais são elas.

Canais de distribuição

Vamos supor que você tenha uma confecção de roupas femininas. Custaria muito montar pequenas lojas em todo o país com o objetivo de atender o seu público ou até mesmo despachar esses produtos por meio dos correios, não é mesmo? É aí que surge a oportunidade de utilizar os canais de distribuição. Eles suprem parte do trabalho do fabricante.

Intermediários 

Os intermediários são responsáveis por disponibilizar e tornar seus produtos acessíveis aos clientes preenchendo o espaço de tempo entre a compra e a entrega.

Dessa forma, os intermediários distribuem e em alguns casos podem vender seus produtos. Os principais intermediários são:

  • varejistas;
  • atacadistas;
  • distribuidores;
  • agentes de longo prazo;
  • corretores de curto prazo.

Os meios de distribuição nada mais são do que as formas e alternativas que as empresas, fábricas e produtores adotam para fazer com que seus produtos cheguem até os consumidores finais. Normalmente essas alternativas se consistem em optar pelos serviços de empresas de logística que têm como missão distribuir, entregar e garantir que esses produtos cheguem ao destino de maneira correta.

Como nem sempre os fabricantes possuem estrutura financeira e de logística para realizar a entrega desses produtos, contar com empresas de distribuição torna-se a solução para eles. 

Desse modo, essas empresas intermediárias realizam o trabalho mais pesado, principalmente quando pensamos em marketing, logística e entrega de ofertas e relacionamento com os clientes.

Principais desafios e soluções para a distribuição em grandes cidades

A logística urbana está sujeita a inúmeros desafios como congestionamentos, infraestrutura inadequada para carga e descarga, inundações, manifestações, obras, entre outros fatores que influenciam no tempo do trajeto e que acabam atrapalhando a distribuição em grandes cidades.

Dessa forma, a logística urbana impacta diretamente fabricantes e produtores, por isso é importante conhecer seus principais desafios e quais as soluções para garantir que seus produtos sejam entregues corretamente e dentro do prazo.

Características operacionais

Uma das questões mais importantes dentro da distribuição em grandes cidades é a questão operacional. Apenas colocar veículos nas ruas não garante que esses produtos sejam entregues a tempo. Dessa forma, é preciso realizar o planejamento de rotas como horários, prazos, efetividade nas entregas, entre outras informações.

As informações operacionais também são diretamente impactantes na distribuição das grandes cidades. Este é mais um motivo para realizar o planejamento de distribuição em grandes metrópoles.

Entregas fora de horários de pico e entregas noturnas

Uma das soluções encontradas pelas empresas para driblar os problemas de logística urbana especialmente das grandes cidades é optar por entregas noturnas ou que fujam dos horários de pico, que são principalmente o início da manhã e o fim da tarde. No fim da noite, quando a maioria dos veículos não estão mais em circulação, fica muito mais viável realizar entregas.

A solução já é bastante utilizada no Brasil, porém é mais adotada por caminhões, que muitas vezes possuem horários específicos permitidos para trafegar em determinadas vias. 

Por isso, o foco, mas também o desafio das empresas de distribuição, tem sido adotar esses horários e opções alternativas de transporte para entregas de moto e veículos de pequeno porte, entretanto a opção de entrega por veículo ainda é rejeitada por boa parte dos consumidores.

Locais exclusivos para o trânsito de mercadorias

Mais um dos desafios enfrentados pelas empresas de distribuição é não poder contar exclusivamente com faixas exclusivas para que veículos de carga de todos os portes possam trafegar. 

As faixas exclusivas são uma necessidade para que veículos de carga de todos os portes consigam trafegar melhor dentro das grandes cidades. Essa implementação poderia solucionar diversos problemas de logística urbana. 

Em Los Angeles, por exemplo, a iniciativa Clean Truck Program dispôs na cidade corredores e áreas exclusivas destinadas a veículos de entrega.

Distribuição em grandes cidades: inovação

A inovação é parte essencial para agilizar a logística de distribuição em grandes cidades, mas ainda é um desafio também, especialmente no Brasil. Em alguns países já existe a solução de entregas com veículos inteligentes, que são compactos, econômicos e não emitem poluentes, destinados especialmente para distribuição, o que é ótimo para otimizar as entregas e ainda preservar o meio ambiente.

A adaptação em centros urbanos é simples e sua eficiência é alta, apesar de alguns desses aspectos estarem em fase de testes e estudos. É inegável, no entanto, que é necessário inovar e investir no setor, para que as entregas sejam cada vez mais otimizadas nas metrópoles de todo o país.

Distribuição colaborativa

A distribuição colaborativa, por sua vez, tem se tornado uma tendência em diversos setores, principalmente em fast-foods e aplicativos de entregas. Na logística a tendência não é diferente, e no Brasil algumas empresas já investem nessas estratégias, conectando pessoas comuns, que ficam responsáveis pelas entregas, ao cliente final.

Na prática, isso significa que cada vez mais tem sido possível utilizar opções alternativas e colaborativas de entrega, como entregas a pé, de bicicleta e até mesmo de transporte público.

No Reino Unido, por exemplo, o programa Low Hub é destaque nesse sentido, pois realiza esse tipo de entrega por um custo baixo e com agilidade. Com essa alternativa, nenhuma entrega é deixada para trás.

Centro de distribuição urbano (CDU)

Atualmente muitos centros de distribuição de fabricantes estão localizados em locais mais remotos e longe das grandes cidades. Essa distância acaba gerando prazos maiores nas entregas.

Para resolver esse problema a solução é investir em centros de distribuição menores, mas que fiquem localizados mais próximos dos centros urbanos. Essa solução visa aumentar a agilidade de entregas e reduzir prazos. Esses novos centros podem beneficiar e-commerces e marketplaces, principalmente.

Como você viu neste texto, a distribuição em grandes cidades depende muito da logística urbana para identificar as melhores estratégias e soluções para executar essas entregas. 

Desse modo, se você está em busca de soluções eficientes para transportar seus produtos é importante analisar as opções de logística para encontrar a melhor opção de distribuição em grandes cidades, que normalmente são feitas por empresas especializadas, e assim minimizar os impactos da mobilidade urbana. A MXLOG oferece um atendimento ágil, humanizado e somos totalmente capazes de realizar distribuição em grandes centros urbanos, como São Paulo e região. Realize uma cotação e tenha a certeza dos seus produtos entregues dentro do prazo!

logistica-reversa-e-commerce
Faça as suas entregas com a MXLOG

Você terá atendimento humanizado, rápido e de qualidade

FALAR COM UM ESPECIALISTA