Sazonalidade: 10 dicas para se preparar para momentos de altos e baixos

Por MXLOG

sazonalidade

A sazonalidade de um produto ou serviço influencia diretamente na sua demanda e ter domínio sobre esse aspecto é fundamental para manter a empresa competitiva no mercado e equilibrada financeiramente. Sendo assim, reunimos neste post 10 dicas de como agir diante da sazonalidade. Confira!

O que é sazonalidade?

De acordo com o Dicionário Michaelis, o termo sazonalidade se refere a qualidade do que é sazonal, ou seja, que ocorre em determinado período do ano. Aplicado ao mundo dos negócios diz respeito ao produto ou serviço que está sujeito às flutuações do mercado.  

Essa oscilação na demanda pode ser influenciada por diversos fatores, dentre eles: 

  • Clima (estação do ano);
  • Datas comemorativas (Dia das Mães, Natal, Páscoa);
  • Eventos periódicos (Copa do Mundo);
  • Crise (financeira, ambiental).

Como você pode perceber, a sazonalidade pode influenciar na demanda de diversas formas. Sendo assim, há a sazonalidade positiva (alta demanda) e a sazonalidade negativa (baixa demanda). Portanto, é fundamental que gestores saibam como agir diante de ambas as situações, de modo a não comprometer os negócios e fazer bom proveito dos momentos de bonança. 

Como lidar?

Confira na sequência 10 dicas de como se preparar para momentos de altos e baixos influenciados pela sazonalidade do mercado:

  1. Confira o histórico de vendas

A primeira ação que qualquer gestor deve adotar para enfrentar os altos e baixos do mercado é conhecer a sazonalidade de seus produtos e/ou serviços. Para isso, é necessário conhecer as características das mercadorias e/ou serviços prestados pela empresa e conferir o histórico de vendas ou contratação.

A partir da verificação do histórico de vendas será possível conhecer como cada item ou tipo de serviço se comporta durante cada período do ano e até mesmo o comportamento do mercado diante de um momento de crise. 

  1. Planeje

Após realizar o levantamento de dados referentes ao comportamento de cada produto e/ou serviço prestado durante cada período do ano e em momentos de crise, é de suma importância que seja traçado um plano para atuar tanto nos momentos de sazonalidade positiva quanto nos momentos de sazonalidade negativa. 

  1. Defina ações para sazonalidade positiva

Saber aproveitar bem a sazonalidade positiva pode significar a manutenção dos negócios durante a sazonalidade negativa. Desse modo, conheça as potencialidades dos seus produtos e/ou serviços prestados e invista na divulgação das suas qualidades, bem como do diferencial de sua empresa perante a concorrência, de modo que o seu negócio se destaque durante esse período. 

  1. Defina ações para sazonalidade negativa

Prever a sazonalidade negativa é fundamental para superar qualquer contexto, pois conhecendo o comportamento do mercado durante esse período proporcionará o planejamento de ações para mitigar eventuais problemas ou até mesmo reverter a situação.

Sendo assim, invista em promoções, lançamentos, marketing, formas de pagamento e também no layout do estabelecimento, de forma que os clientes entrem e possam visualizar as promoções e lançamentos e posicione esses produtos e/ou serviços de forma estratégica próximo de outros para aumentar o campo de visualização dos clientes.  

  1. Faça o controle de estoque

A partir do planejamento será possível prever o estoque para todo o período do ano. Desse modo, é fundamental contar com um conjunto de fornecedores de confiança e renome no mercado, de forma a garantir que qualquer alta demanda seja garantida. Além disso, o planejamento auxiliará no equilíbrio financeiro da empresa, pois o gestor saberá exatamente o quanto deverá solicitar em média de insumos e afins. 

  1. Monitore o planejamento

Não basta apenas realizar um bom planejamento, é necessário avaliar o desempenho dele constantemente, de forma que seja percebida qualquer falha ou mudança no comportamento do mercado. Assim, será possível agir de forma ágil diante de qualquer cenário. 

  1. Diversificar produtos e serviços

Além de conhecer bem as potencialidades dos produtos e/ou serviços prestados pela empresa, é fundamental avaliar outros itens ou serviços que possam ser oferecidos. Muitas vezes focamos em um determinado nicho de produtos, por exemplo, mas podemos agregar mais ao negócio e oferecer produtos que estão relacionados indiretamente com aquele nicho também e, dessa forma, diversificar as vendas. 

Essa estratégia é muito importante, pois quando a saída de um produto ou a contratação de um serviço cai, a empresa tem outras alternativas para oferecer aos seus clientes e assim proporcionar manutenção aos negócios. 

  1. Não desconsidere as pequenas

Por vezes, gestores desconsideram as pequenas sazonalidades pensando que elas não irão afetar os negócios, mas isso é um equívoco. Veja, por exemplo, o caso de um estabelecimento que comercializa carnes. 

Na semana que decorre a Sexta-feira Santa há um maior consumo de carne de peixe, correto? Esse é um período curto de vendas, mas se o responsável pelo estabelecimento de carnes não planejar a quantidade correta que deve investir na obtenção de peixe e não promover estratégias de divulgação do seu preço, por exemplo, uma única semana representará um grande prejuízo para ele, pois na próxima semana não haverá a mesma demanda por essa mercadoria. 

  1. Conheça o seu cliente

Outro ponto de suma importância para lidar com as diferentes sazonalidades do ano no mercado é conhecer o perfil do seu cliente. Para isso, invista em uma boa pesquisa de mercado no seu estabelecimento, defina a persona do seu negócio e mantenha um bom diálogo pelos canais de comunicação da empresa com os clientes, pois assim você identificará as melhores estratégias para investir, tanto em tempos de demanda baixa quanto de alta demanda, pois saberá reconhecer o que o seu cliente espera da sua marca naquele período.

  1.  Experiência no ramo

Por fim, mais um ponto fundamental para se preparar para as diferentes sazonalidades do ano é a experiência. Por isso, se você não possui ainda uma alta experiência no ramo, pois acabou de abrir um negócio, analise as estratégias de seus concorrentes e como eles atuam diante de diferentes sazonalidades. 

Essas foram as nossas principais dicas de como se preparar para agir diante de diferentes sazonalidades no mercado. Se você gostou deste post, continue acompanhando as nossas postagens e se atualizando. 

Até a próxima!

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