Como reduzir custos na sua empresa

Por MXLOG

como reduzir custos na sua empresa

Muitos desafios estão relacionados à maneira como administrar uma empresa. Os principais pontos para reduzir custos são:

  • Treinamento de pessoal
  • Faça um bom planejamento
  • Otimize o recebimento de mercadorias
  • Invista em tecnologia
  • Negocie com fornecedores
  • Otimize sua cadeia logística
  • Reduza desperdícios
  • Controle banco de horas e ponto
  • Mantenha-se atento às leis trabalhistas
  • Reduzir custos é portanto, uma dessas questões que deve ser avaliada regularmente para garantir a economia saudável de uma instituição. Nesse contexto, não basta somente ampliar a arrecadação mensal, minimizar os gastos é também fundamental, principalmente em momentos de crise.

    Para obter o crescimento, uma companhia necessita de investimentos na área e isso só é possível caso o valor ganho seja superior aos seus gastos. Por esse motivo, quanto maior for a economia dos custos, maior será a possibilidade de uma empresa aplicar em seu próprio desenvolvimento.

    O que é custo?

    Mas afinal, o que exatamente pode ser considerado custo? Esse termo está relacionado aos gastos fixos e variáveis que uma instituição pode ter. Entende-se por custos fixos aqueles que não se alteram conforme a produção ou que são necessários para que uma empresa continue funcionando de forma regular.

    Já os custos variáveis são aqueles que podem se modificar de acordo com a produção de uma empresa. Estão mais relacionados com matéria-prima, insumos e outros gastos referentes às vendas realizadas ou serviços disponibilizados.

    A redução de custos pode ser realizada nas diversas despesas que um empreendimento possui. E, para que você saiba como a implementar na sua empresa, separamos algumas dicas que funcionam e garantem uma economia saudável para o seu empreendimento. Veja abaixo quais são elas.

    Reduzir custos: Dicas de como minimizar os gastos na sua empresa

    Faça um planejamento

    Manter as planilhas organizadas é essencial para ter uma projeção adequada e atualizada dos custos de uma empresa. Por isso, realize regularmente o planejamento de gastos com o objetivo de estipular metas alcançáveis para reduzir esses valores.

    Dessa forma, analise quanto custa manter a sua empresa em funcionamento, registre cada despesa, avalie o que é desnecessário e tome medidas para minimizar gastos inapropriados.

    Otimize o recebimento de mercadorias

    O armazenamento de mercadorias é um dos custos que pode ser reduzido com um bom planejamento. Nesse sentido, é preciso avaliar a produção da sua empresa e verificar quais são os benefícios de receber as mercadorias em uma quantidade fixa ou de acordo com o faturamento. Analise esses parâmetros e opte pelo mais adequado à sua companhia.

    Esteja ciente que receber mercadorias além da demanda pode fazer com que o estoque fique parado. Esse fato não é vantajoso economicamente, pois os produtos podem se deteriorar com o tempo, além do prejuízo relacionado à ocupação do espaço. Para solucionar essas questões, utilizar softwares para gerenciar o estoque pode ser uma boa opção.

    Invista em tecnologia

    A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é redução de custos. A utilização de determinadas ferramentas é eficiente para determinar onde se encontram os gargalos de produção de uma empresa. Além disso, softwares especializados permitem visualizar com maior facilidade os gastos necessários e desnecessários de uma companhia.

    Considere a terceirização

    Um dos maiores custos de uma empresa é relacionado às pessoas. Para minimizar esses gastos, terceirizar alguns serviços pode ser uma opção, já que esse ato reduz os valores referentes à contratação, ações trabalhistas e até custos fixos que um funcionário contratado teria.

    A terceirização é uma alternativa interessante principalmente para aquelas empresas que necessitam de um serviço esporádico, permitindo a contratação somente quando for necessário e evitando os possíveis gastos com um funcionário alocado.

    Negocie com fornecedores

    Avalie se seus fornecedores são o melhor custo-benefício para a sua empresa. Há sempre muitas opções no mercado e estar ciente de todas elas é importante para saber se a sua empresa está fazendo um bom negócio ou não. Negociar um valor justo com o fornecedor é uma maneira de manter a fidelidade com esse parceiro e ainda reduzir os custos.

    Reduza o desperdício

    Isso deve ser incluído em todas as etapas do processo de produção e estar bem alinhado com todos os membros da equipe. Gastos desnecessários de água, energia, internet, telefonia e outros insumos são parte de uma grande parcela do orçamento.

    Contratar planos telefônicos mais baratos e que atendam às necessidades da empresa, incentivar o uso de ferramentas para comunicação interna e investir em equipamentos que possibilitem um consumo mais econômico são maneiras de reduzir os custos com esses fatores.

    Além disso, promover a conscientização dos funcionários e metas de consumo para incentivar a redução dos gastos são medidas importantes que também trazem bons resultados financeiros.

    Tenha um controle de ponto e banco de horas

    Controlar o ponto é importante para gerenciar de forma adequada a jornada de trabalho dos funcionários, evitando processos e custos por horas a mais trabalhadas, além de problemas em não realizar o pagamento de forma devida.

    Ademais, implementar um banco de horas é uma maneira de minimizar os gastos com o pagamento de horas extras, concedendo folgas para as horas excedentes.

    Capacite seus funcionários

    Funcionários capacitados terão um melhor desempenho, realizando tarefas mais rapidamente e aumentando a produtividade. Equipes despreparadas podem fazer com que uma empresa tenha gastos desnecessários de tempo, de produção e de insumos.

    Esteja atento à legislação trabalhista

    Antes de contratar um funcionário, esteja ciente de todos os pontos conferidos à legislação, e possíveis ações advindas dessa. Processos e multas são gastos não esperados, que podem ser evitados caso haja um bom entendimento sobre o que a legislação prevê.

    Reveja os benefícios concedidos

    É preciso analisar o que cada benefício trará de retorno para a sua instituição. Por isso, pesquise com seus colaboradores o que é mais importante para eles e o que cada um considera como prioridade. Dessa forma, é possível aplicar em benefícios que garantam a satisfação de seus funcionários, sem que isso seja um investimento desnecessário.

    A redução de custos permite que a empresa se torne mais competitiva e produtiva, por isso é necessário envolver todos os colaboradores para que minimizar os gastos seja uma meta da corporação e não só um planejamento da gerência.

    logotipo mxlog logistica
    FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

    Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

    FALAR COM UM ESPECIALISTA