Como embalar mercadorias para transporte por motoboy?

Por MXLOG

como embalar produtos para transporte em motos

Saber como embalar mercadorias para transporte em moto é fundamental para otimizar processos, reduzir riscos e garantir a satisfação do cliente final. E a segurança da mercadoria no transporte por motoboy.

A correta embalagem de mercadorias para transporte ajuda, em muito, as empresas a reduzirem custos com prejuízos e possíveis avarias que possam ocorrer durante o transporte do produto.

Desta forma, o empacotamento de mercadorias para transporte em motocicletas visa não só transportá-las, mas também acomodar, conservar e proteger os produtos ao longo da cadeia de suprimentos, principalmente para que esses cheguem em perfeito estado ao cliente final.

São diversos os tipos de materiais que podem ser utilizados para transportar de forma mais segura as mercadorias.

Você sabe quais materiais são esses e como embalar mercadorias para transporte em moto? Continue lendo este post e veja dicas infalíveis para evitar danos e prejuízos no transporte.

1. Conte com fornecedores confiáveis

Antes mesmo de embalar mercadorias para transporte, o primeiro passo para ter eficiência no processo logístico é garantir que a segurança dos produtos vem muito antes disso, ou seja, começa com a escolha do melhor fornecedor.

Afinal, não adianta nada ter todo o cuidado ao embalar mercadorias para o transporte de motocicleta, sendo que os materiais que compõem o produto final não são de qualidade e muitas vezes são muito propensos a serem danificados ou a já virem com defeito de fábrica.

Dessa forma, tentar reduzir custos fechando negócio com um fornecedor mais barato sem analisar a qualidade dos materiais pode simplesmente significar avarias com necessidades de troca, processamento de um novo pedido, envio de novo produto para o cliente… Enfim, tempo e dinheiro perdido. Prejuízo para ambas as partes.

2. Utilize caixas de papelão

A boa e velha caixa de papelão, sem dúvida, ainda é uma ótima opção para embalar mercadorias para transporte. Além disso, a caixa deve comportar perfeitamente o item de modo que ele fique preso e seguro.

Vale ressaltar ainda que o espaço que “sobrar” dentro da caixa deve ser utilizado para alocar suprimentos que possam garantir ainda mais a segurança do produto, como plástico bolha, isopor ou mesmo papel para evitar que o produto se mexa.

3. Embalar com papel fragmentado ou isocubos para mercadorias que não exigem alta proteção

Se o tipo de mercadoria a ser transportada na moto não exige alta proteção e, também, para evitar gastos com outros tipos de embalagens, você pode optar por reutilizar materiais que anteriormente seriam descartados como papelão, isopor, papel, entre outros. Dessa forma, você pode fragmentá-los e utilizá-los como amortecedores no interior da embalagem.

Além disso, por se tratar de itens leves, eles não irão gerar alteração no peso final da mercadoria, não aumentando, desta forma, o valor do frete.

Com isso, é possível manter o produto seguro e sem pagar muito por isso.

4. Papel craft para itens planos

O papel craft é muito útil para empacotar itens planos como placas, quadros, telas ou lousas. Afinal, ele é ideal para embalar itens diferenciados e que não se acomodariam muito bem dentro de uma caixa de papelão. No entanto, é preciso um reforço a mais para utilizar o papel craft para embalar. Ele deve ser deixado para última camada, apenas para “selar” a embalagem, já que é frágil.

papel kraft para embalar mercadorias

Além disso, no caso de transporte de mercadorias que já possuem sua caixa original como eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, o papel pardo pode ser muito útil até mesmo no sentido de segurança.

Ao envolver a encomenda no papel craft, evita-se a exposição do conteúdo interno ou mesmo do logo da empresa. Uma televisão ou notebook, por exemplo, facilmente seriam identificados pela caixa e pelas descrições contidas nela. No entanto, com o papel pardo isso pode ser evitado. Reduzindo até mesmo a incidência de violação do pacote ou furtos.

5. Embalar com placas de isopor

As placas inteiriças podem ser ideais para embalar itens planos e delicados, podendo, depois, utilizar o papel kraft como cobertura final para embalar.

O recomendado é fazer uma espécie de “sanduíche” com o objeto em questão, ou seja, uma placa de isopor, o produto a ser transportado, que pode ser um quadro, um espelho ou vidro, depois mais uma placa de isopor, por fim, o papel pardo. Assim, você protege as partes inferiores e superiores.

Dependendo do material a ser transportado, as placas de isopor podem ser utilizadas para proteger internamente as bordas da caixa, para que assim os objetos não fiquem soltos ou batendo na lateral.

Ao mesmo tempo em que o isopor é leve, ele também é rígido, o que ajuda a fornecer muita segurança na hora de embalar mercadorias para transporte de moto.

6. Não se esqueça do plástico bolha

Certamente você já utiliza plástico bolha para embalar mercadorias para transporte, certo? Se você ainda não está fazendo isso, está deixando de utilizar um material que ajuda muito na segurança ao embalar qualquer tipo de produto.

As propriedades do plástico bolha são muito úteis, principalmente para proteger materiais mais frágeis. Ele evoluiu e possui hoje diversos modelos e tamanhos. Desta forma, certifique-se de ter sempre uma boa quantidade em estoque dos mais variados tamanhos.

Vale lembrar que o plástico bolha é ideal até mesmo para proteger as partes internas dos objetos transportados, evitando que esses se toquem e quebrem durante o transporte.

7. Use fita gomada ou adesiva

Por fim, para selar as mercadorias para transporte e fornecer ainda mais segurança para o trajeto, o recomendado é fazer uso de fita gomada. Ela é usada profissionalmente e, é muito utilizada em empacotamento profissional para lacrar as embalagens. Por isso, você certamente não pode deixar de usar esse item na hora de embalar mercadorias para transporte.

fita gomada para embalar mercadorias ou fita adesiva

Caso você não consiga utilizar a fita gomada, pode utilizar as fitas adesivas comuns mesmo. Estas, apesar de serem mais baratas e não tão resistentes quanto a fita gomada, se forem aplicadas corretamente ainda conseguem proporcionar segurança na hora de embalar as mercadorias sem maiores problemas.

Como você deve ter percebido, embalar mercadorias para transporte não é algo difícil, mas exige um pouquinho de dedicação. Esta importante parte do processo logístico pode ser feita facilmente com materiais simples e baratos.

Por isso, sempre que contratar uma empresa para o transporte dos seus objetos, tenha em mente que boa parte da segurança do seu produto está na embalagem e no acondicionamento corretos.

A MXLOG é uma empresa que oferece o melhor transporte para os seus produtos. A segurança da sua carga está garantida com o nosso serviço de motoboy especializado. Confira todas as vantagens e faça uma cotação personalizada para a sua empresa!