Como aumentar as vendas no meu e-commerce?

Por MXLOG

como aumentar as vendas no seu e-commerce

Se você é empresário e possui uma loja on-line, com certeza, já se perguntou: como aumentar as vendas no e-commerce, não é verdade?

Esse é um canal que não substitui os pontos físicos de uma loja, portanto, precisa de atenção e investimento para que o faturamento seja compensatório e lucrativo.

Ter um rendimento produtivo em lojas virtuais é um grande desafio. Especialmente para quem está iniciando nessa área. Tudo isso depende como você fará a gestão do seu negócio.

Para te ajudar, preparamos um post de como aumentar as vendas no e-commerce. Continue acompanhando e veja as dicas importantes que separamos para você! Boa leitura!

Veja como aumentar as vendas no e-commerce

Existem alguns pilares que necessitam ser analisados para que o seu e-commerce tenha destaque no mundo virtual. Confira:

1 – Analise o que a sua loja oferece aos seus clientes

A sua proposta de valor, ou seja, o que o seu e-commerce oferece ao seu consumidor é percebido por ele. E ainda, é visto como um diferencial?

Talvez, essa seja uma questão difícil de responder. Isso porque o empresário sempre vai montar o seu negócio, seja ele online ou não, em seus próprios padrões de pensamento. No entanto, seus clientes não entram em seu site porque pensam como você, mas por procurar produtos e serviços que estão sendo comercializados.

Essa desconexão, de não atender o que o consumidor espera, é que leva um cliente a não terminar seu cadastro e nem efetuar uma compra. 

A melhor forma de entender seu cliente é ouvindo-o. Por meio de pesquisas virtuais, é possível compreender as necessidades dos seus consumidores. Se você ainda não fez, é importante começar, pois isto ajuda a escalar melhor as suas vendas.

Lembre-se, a sua função é solucionar os problemas dos seus clientes. Ou seja, o seu e-commerce deve ser visto como um portal onde o consumidor encontrará o que ele precisa para resolver uma situação. 

2 – Tenha um posicionamento comercial

Ao tentar agradar a todos os tipos de clientes você vai perder o seu foco e não agradará ninguém. Portanto, você precisa definir qual o seu tipo de consumidor e focar nele. É preciso lembrar que todas as decisões de venda serão tomadas em cima dessa base, ou seja, sabendo qual é o seu cliente.

Por exemplo, se você decidir que o seu tipo de cliente será o Premium, que estão sempre em busca de qualidade e tecnologia, sem focar muito em preço, você deverá investir em produtos que chamem a sua atenção. Além de se comunicar da forma correta, ter os melhores fornecedores e um design excelente para o seu site.

Sendo assim, monte um modelo ideal de cliente, ou seja, uma persona. Uma pessoa fictícia e que tenha as necessidades do seu tipo de consumidor ideal. 

3 – Posicionamento diante dos seus concorrentes

Ter concorrentes é algo necessário e que provoca uma competição. Aliás, mais do que isso, te motiva a ser melhor para vender mais. Portanto, a sua concorrência vai te instigar a ter excelentes mercadorias, além de preço acessível.

Porém, mais do que somente ficar de olho em seus concorrentes, é preciso que você se adapte para atender as necessidades do seu consumidor. Essas demandas mudam bastante com o decorrer do tempo.

Sendo assim, entender o posicionamento dos seus concorrentes fará você manter ou não o seu. Dessa maneira, você vai identificar os pontos fortes e fracos com relação a sua oferta de valor.

Assim, poderá melhorar a exploração dos pontos fracos dos seus produtos para que eles fiquem melhores.

Porém, algo que deixamos bem claro: não copie o seu concorrente! Adaptar uma ideia, desde que seja compatível com o desejo da sua persona, é aceitável. Mas, copiar jamais! 

4 – Tenha uma boa gestão de negócios

De nada adianta as dicas anteriores se você não fizer uma boa gestão do seu negócio. Portanto, acompanhar os seus indicadores é fundamental!

Para qualquer empresa prosperar, seja ela online ou não, é importante entender de gestão financeira. As despesas financeiras da empresa não devem ser misturadas com as pessoais. Sendo assim, tenha sempre um caixa para fazer com que o seu negócio flua.

Além disso, atente-se para toda parte de logística do seu e-commerce. Cumprir prazos de entrega é fundamental para que o seu cliente fique satisfeito. Lembre-se também de dar a ele mais do que uma opção de pagamento. Geralmente, as mais usadas são: boleto, PayPal, cartão de crédito e, em alguns casos, débito.

Tenha parcerias com boas transportadoras, não somente com os Correios. Assim, você evita que as suas entregas atrasem. 

5 – Tenha um e-commerce com produtos que você entenda

Não adianta nada querer vender roupas se você entende apenas de produtos eletrônicos, por exemplo. 

Sendo assim, o investimento em um e-commerce deve ser em uma mercadoria que você realmente entenda. Vender algo que conhece é muito mais fácil.

Não invista em um produto somente por “tendências”. Afinal, nem todos são adeptos ao modismo. Essa é uma chance de não ter vendas, pois você não vai saber falar sobre a sua mercadoria.

Opte por algo que você tenha expertise! Onde não irá vender gato por lebre.

6 – Use as redes sociais

As redes sociais são uma excelente opção para te ajudar nas vendas via e-commerce. Nas páginas comerciais há a possibilidade de configurar para que o seu cliente seja direcionado para o site.

Bem como fazer anúncios direcionados exatamente ao seu público-alvo e pessoas que pesquisam produtos similares aos seus.

Se você está iniciando e não tem uma equipe, vale lembrar que é necessário ficar atento aos canais de comunicação da sua loja virtual. Principalmente e-mail e chats em redes sociais.

No entanto, se você já possui uma equipe para te ajudar com as vendas online, certifique-se que ela esteja totalmente engajada. Assim você alcançará os seus objetivos. Afinal, seus colaboradores precisam vestir a camisa do negócio para que o rendimento seja maior e, assim, conseguir manter seus compromissos em dia com eles.

E não se esqueça, além do e-commerce, tenha páginas comerciais nas redes sociais mais acessadas como, Facebook e Instagram. É uma excelente vitrine online para alavancar suas vendas.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas no e-commerce, que tal começar a elevar o seu faturamento?

logotipo mxlog logistica
FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS.

Converse com um de nossos consultores e veja como é possível reduzir custos na operação logística da sua empresa.

FALAR COM ESPECIALISTA