Business Plan: o que é e como fazer o seu?

Por MXLOG

Business Plan

O business plan é a base para qualquer negócio. Afinal, o empresário precisa estruturar corretamente a sua organização e prever os possíveis desafios que vai encontrar em seu caminho.

Esse é um estudo detalhado que vai dizer se o seu projeto é viável ou não. Além disso, vai mostrar os passos iniciais que devem ser dados e algumas estratégias para tirar do papel a sua ideia.

Hoje vamos falar mais sobre o business plan, te explicar o que ele significa e como montar o seu. Continue lendo este artigo e saiba mais!

Afinal, o que é o business plan?

Business plan ou plano de negócios, é um estudo que o empreendedor faz para entender qual a viabilidade do seu negócio, analisando o ponto de vista financeiro, mercadológico, burocrático e outros. Resumidamente, é uma forma clara de o empreendedor ver melhor onde é possível chegar e por onde começar a sua empresa. Diminuindo assim os riscos e incertezas.

Teoricamente, todo empreendedor precisa fazer o business plan, mas nem sempre isso acontece. Porém, não são todos os futuros empresários que necessitam de um plano detalhado ou complexo.

Pequenos empreendedores, por exemplo, podem fazer um estudo mais simples, colocando nele as estratégias e ideias principais. Ainda que não seja o ideal, isso já pode norteá-lo para o caminho certo.

Vale ressaltar que o mercado, pessoas e empresas estão sempre em constante transformação. Portanto, as estratégias no business plan inicial servem para tirar o projeto do papel e vê-lo ganhar forma. Porém, com o passar do tempo, é preciso adaptá-las com o cenário em que está.

Por que montar um business plan?

Começar um negócio, seja ele físico ou virtual, pode ser algo tentador, e entrar de cabeça nele sem nenhum planejamento é o que faz muitas empresas terem uma vida útil pequena. Portanto, tirar um tempo para escrever e montar o seu business plan pode ajudar a  economizar muito tempo e dinheiro no futuro.

Afinal, seu novo projeto estará mais preparado para lidar com possíveis obstáculos que vierem no caminho, pois terá estratégias eficientes para colocar em prática. Além disso, reconhecerá previamente as oportunidades, não as deixando passar despercebidas.

Ter um business plan bem detalhado serve como um guia por toda a sua trajetória profissional. De forma eficiente e sem o risco de surpresas desagradáveis.

O que é necessário para montar um business plan?

Como dissemos, o projeto vai avaliar a viabilidade do negócio em todos os seus aspectos. Por isso, antes de mais nada, é preciso saber quais foram os motivos que te levaram a querer abrir uma empresa nesse nicho e quais são os seus reais objetivos. Somente depois dessas duas perguntas bem definidas é que você vai registrar seus estudos e análises.

Um bom business plan precisa conter:

Análise de mercado

O início de um business plan é pela análise de mercado, mostrando quais serão seus clientes, fornecedores e concorrentes. Ou seja, vai te mostrar como é realmente o mercado que você deseja entrar. Aqui é preciso especificar:

  • Segmento de mercado;
  • Concorrência;
  • Fornecedores.

Detalhe o máximo que conseguir desses três itens. Toda informação é bastante importante.

Plano de marketing

Aqui você vai especificar como a sua empresa vai ofertar o seu produto ou serviço para os seus clientes. Ou seja, como vai divulgá-los e vendê-los. As estratégias mais comuns de um plano são:

  • Propaganda;
  • Promoção;
  • Relações públicas;
  • Merchandising;
  • Venda pessoal.

O plano de marketing vai influenciar a política de preços da sua empresa, levando em conta a qualidade do produto, valor que será atribuído e a necessidade de fazer a propaganda.

Plano operacional

Nessa etapa você vai mostrar como a empresa vai desenvolver e vender seus produtos ou serviços. Aqui é preciso listar:

  • Materiais e equipamentos necessários;
  • Quantidade de pessoas;
  • Tempo demandado para cada etapa de produção.

O ideal é colocar no papel o quanto consegue produzir e vender ou prestar um determinado serviço em um período. Pode colocar também o espaço que a equipe vai trabalhar, os cargos de cada um e as suas funções. Precisa definir o perfil certo para os seus profissionais.

Plano financeiro

Essa é a fase na qual você vai colocar em números tudo o que citou acima. Aqui você vai ter a noção se a sua empresa é viável e tem espaço para ser inserida no mercado. Portanto, é preciso pensar no valor que será investido.

Nesse momento é preciso listar:

  • Compra dos equipamentos, móveis e veículos;
  • Reformas e registros da empresa;
  • Recursos para financiar as vendas a prazo e pagamento de fornecedores.

Coloque também uma média de custos e lucros que terá. Afinal, essas demonstrações farão você ter uma prévia dos seus demonstrativos de resultados e se a empresa terá mais prejuízo do que um saldo positivo.

Análise de riscos

Qualquer empresa corre riscos. Portanto, prever esse cenário é o ideal para que os prejuízos não sejam sérios ou, até mesmo, irreversíveis.

Fazer essa análise antes de abrir uma empresa dá ao proprietário uma noção mais real sobre o que ele pode enfrentar em sua trajetória. Isso dá a ele a oportunidade de ter algumas estratégias em mente, caso o cenário ruim apareça em sua porta.

Pense se suas vendas caírem e os custos aumentassem, coloque no papel estratégias para reverter esse quadro que possam ser colocadas em prática em curto, médio e longo prazo.

Estratégia

Depois de todas as etapas bem detalhadas, o proprietário tem informações suficientes para montar estratégias para a sua empresa. Considere os pontos fracos e fortes que o seu negócio terá e tenha opções para trabalhar em todos eles.

Essas são as etapas principais do business plan. Mas há quem acrescente a história da empresa ou como o projeto nasceu e quem já possui o produto em mente, descreve-o detalhadamente.

Portanto, quando o empreendedor sentar com a equipe para desenvolver o seu plano de negócios (business plan), deve ter em mente a visão geral do plano, aplicação dele, prazos para serem cumpridos e o objetivo principal. São informações importantes para que a sua empresa se mantenha bem estruturada.

Se você gostou dessas informações sobre business plan, deixe o seu comentário sobre o assunto.

servicos-de-motoboy
CONTE COM A MXLOG PARA FACILITAR O SEU DIA

Fale com um dos nossos consultores e faça agora mesmo um orçamento para as entregas da sua empresa

FALAR COM UM ESPECIALISTA