A sazonalidade nos processos logísticos e de entregas

Por MXLOG

Estações do ano, eventos (esportivos como a Copa do Mundo ou musicais como o Rock in Rio), causas ou fenômenos históricos, como uma pandemia, por exemplo, e datas comemorativas são ocasiões em que pode ocorrer uma sazonalidade.

Nesses períodos, em diferentes cenários e negócios, é comum que alguns produtos ganhem algum destaque e aumentem consideravelmente a demanda.

Na maioria das vezes, essa sazonalidade pode ser tranquilamente planejada com antecedência, pois são datas já conhecidas de todos, diferente por exemplo de eventos sociais e históricos que eclodem praticamente de um dia para o outro. Aqui vamos falar das datas em que podemos prever.

Datas comemorativas e sua importância para o setor de logística

As datas comemorativas são as mais presentes na sazonalidade. Afinal, elas são fixas e ocorrem todos os anos.

Para o setor logístico elas são importantes porque aquecem os negócios, aumentam o faturamento e as chances de fidelização caso a empresa consiga oferecer uma boa experiência de entrega para o cliente primário e final.

Como uma empresa de logística pode fazer toda a diferença na fidelização e experiência do cliente, os benefícios de uma boa entrega, obviamente são estendidos para a empresa contratante. Para o contratante (o cliente primário da empresa, aquele que contrata o serviço de logística para entregar seus produtos), a venda sai mais em conta. Entregas via transportadoras podem gerar economia de até 50% nos custos de fretes. Com isso, o cliente final também fica satisfeito.

Como as datas comemorativas são aquelas em que podemos prever seu acontecimento porque são datas fixas no calendário. Isso significa que podem e devem ser planejadas com antecedência.

A importância de se preparar com antecedência

Para que tudo saia como o esperado, é preciso se planejar e criar estratégias para otimizar as operações logísticas em datas sazonais. Se você pretende realmente colher os benefícios das altas demandas, acompanhe esses passos!

Antecipe as demandas

Essa é a melhor alternativa para evitar falhas, erros e atrasos tanto na produção quanto na entrega. Analise o desempenho atual da sua equipe, entenda como seu time trabalha sob pressão, crie metas e uma projeção do aumento da produção e das vendas. Deixe os números claros para as equipes.

Tenha em mente que dependendo da data, a demanda pode dobrar ou triplicar, por isso, certifique-se em abastecer o estoque para evitar escassez e ter que retroceder na operação.

Uma boa pergunta a se fazer é “Como foi essa mesma data no ano anterior?”, analise.

Tenha um plano de ação

Além de antecipar a produção e as demandas, antecipe os fornecedores e crie um plano de ação para a logística. Reforce o sistema de picking (coleta, separação e preparação de pedidos) e packing, assim, além de produção, logística, embalagem e entrega estará alinhado. Todos os setores devem conversar entre si.

Datas comemorativas que mais movimentam o comércio

A sazonalidade das datas comemorativas é um comércio lucrativo para muitas empresas. Mais do que presentes e compras, algumas datas são verdadeiros impulsionadores de vendas, elas têm o poder de modificar o comportamento do consumidor.

Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia das Mães e Black Friday são as principais datas. Mas três se destacam: Natal, Dia das Mães e Black Friday.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, só o Natal gera um faturamento equivalente a 3 meses do ano para os comércios.

O Dia das Mães não fica muito atrás, a data desse ano de 2021 sob influência da pandemia do covid-19 fez duplicar as vendas online. De acordo com dados da Ebit, os pedidos do comércio eletrônico aumentaram 150% em comparação com o ano anterior.

E a Black Friday? Bom, a Black Friday é mais democrática, não é só em presentes que as pessoas pensam, elas querem comprar algo para si também. Muita gente se planeja o ano todo para a data. Contudo, essa pode ser considerada a data mais importante do ano para todos os setores. A dica é: planeje com antecedência e analise o que deu certo e que deu errado nas edições anteriores. Não dá para cair no mesmo erro.

Como a MXLOG tem a solução ideal para todas as suas demandas?

Planejou suas demandas internas, agora é hora de pensar na logística e entrega das mercadorias. A MXLOG é a empresa capaz de te ajudar com as demandas de logística.

Entregas dentro do prazo e com segurança, não é nada menos do que isso que o seu cliente espera, seja um documento ou uma mercadoria.

A MXLOG oferece uma variedade de serviços e tem vasta experiência com datas sazonais, a gente sabe a correria que você passa e, por isso, nosso planejamento aqui está sempre em dia. Atendemos todo o mercado corporativo e temos a solução para o seu negócio independente do tamanho da empresa.

Além dos serviços de entrega via moto frete, entregas com carro, transporte de medicamentos e transporte de cargas, ainda trabalhamos com armazenamento, gestão e terceirização logística.

Tudo para oferecer uma solução customizada para a sua empresa, evitar falhas e te ajudar a tirar o melhor das datas sazonais.

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

Converse com um de nossos consultores e conheça os serviços que disponibilizamos para você e sua empresa.

FALAR COM UM DE NOSSOS CONSULTORES